Home / Curiosidades /

Porque é Portugal considerado o melhor país do mundo para trabalhar remotamente?

Porque é Portugal considerado o melhor país do mundo para trabalhar remotamente?

by Gonçalo Sousa

Share this article

      

O nosso país é um dos países mais antigos da Europa, sendo que a sua independência foi declarada em 1139 e oficializada pelo tratado de Zamora em 1143.

Passaram-se quase mil anos, e o paradigma na Europa e no mundo alterou. Mas Portugal, como um dos países mais antigos do nosso continente, manteve uma história rica de tradição e cultura, que hoje é muito cobiçada por quem gosta de trabalhar remotamente.

Com um dos idiomas mais falados no mundo, por mais de 220 milhões de pessoas nativas, é fácil vir de outra cultura e fazer a sua integração em Portugal.

Países como o Brasil, onde a adaptação é fácil, ou alguns países de África onde também se fala português, são bastante parecidos connosco em termos do idioma.

Mas tirando os Portugueses, temos muitos estrangeiros que gostam de trabalhar aqui remotamente. Mas porque é que isso acontece?

Custo de vida reduzido

Portugal é um dos países europeus com o custo de vida mais reduzido, se formos comparar com o salário mínimo de Espanha ou França.

Temos um poder de compra menor face a estes países e por isso, quem vem destes, ou de outros países, onde o poder de compra é maior, pode ficar em Portugal por uma fração do valor que pagaria no seu país de origem.

Além disso, com soluções de passes a preço fixo, tarifas Uber das mais baixas na Europa, e hostels muito em conta, é fácil escolher este destino para viver.

Por fim, o facto de estarmos inseridos na Europa, com a livre circulação de pessoas e bens, torna-se fácil a qualquer cidadão europeu viajar e ficar em Portugal, com zero burocracias, e conseguir rapidamente se estabelecer no nosso país.

Os estudos confirmam: o melhor país para trabalhar

De acordo com o “Índice de trabalho em viagem” da empresa Momondo, Portugal é o melhor país do mundo para trabalho remoto. O estudo destacou vários fatores como por exemplo o nível de inglês elevado que os portugueses têm, a estabilidade política que existe no nosso país, um bom clima e a ausência de um elevado número de casos de violência no nosso país.

Portugal tem ainda vistos alargados para freelancers que ajudam e incentivam à criação de riqueza no nosso país, apostando também nos jovens.

Em segundo lugar ficou a vizinha Espanha, onde comparado com outros países da Europa é também um dos países onde se pode viver melhor devido às condições económicas.

Saúde em primeiro lugar

Quando vamos escolher um destino para viver e trabalhar, a saúde é fundamental.

 

Se formos olhar para o sistema de saúde dos Estados Unidos, onde é necessário um seguro de saúde para não termos surpresas, em Portugal temos o Sistema Nacional de Saúde que tem bastante qualidade a um valor baixo.

No caso de uma pessoa com deficiência, acima de 60% de incapacidade, este sistema de saúde torna-se completamente gratuito.

Portanto, para quem vive noutro país e tem algum problema de saúde, Portugal tem excelentes qualidades para acolher e monitorizar os seus problemas de saúde.

Para quem não tem qualquer problema, o país oferece um sistema de saúde a baixo custo com várias unidades de saúde em cada concelho do nosso país.

Trabalho colaborativo

Existem bastantes espaços de cowork onde os nómadas digitais se podem estabelecer, criando conhecimento com outras pessoas das suas ou de outras áreas.

Alguns espaços de coworking em Lisboa são sítios de referência na Europa, sendo espaços com qualidade e serviços extra que podem dar uma segurança estabilidade é qualquer pessoa que venha trabalhar para o nosso país.

Gastronomia e atividades lúdicas

O nosso futebol pode ser bastante conhecido, até porque tivemos jogadores ao longo dos anos que ganharam prémios, mas não é apenas por isso que Portugal é conhecido.

A nossa gastronomia é legendária por toda a Europa, temos um sabor muito próprio, pratos próprios, e restaurantes que gravitam à volta dos petiscos portugueses.

Além disso, temos campos de golfe, que atraem também os turistas e trabalhadores nómadas, atividades aquáticas e monumentos históricos que fazem bastante diferença cultural em relação a outros países.

Internet rápida e barata

Acreditamos que a maioria dos jovens e nómadas digitais, procuram um serviço de internet estável.

O nosso país tem uma internet rápida, e hoje em dia 100mb é o stand na maioria das casas portuguesas. Além disso, temos uma grande conectividade com Europa em termos de internet, e mesmo a nossa internet móvel, onde as empresas já postam no 5G, é uma internet com bastante qualidade.

No que toca aos preços da internet, estes são preços baixos comparados com os que se pratica na Europa, e na maioria dos casos não existe qualquer limite de tráfego.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *