Home / Curiosidades /

Como superar o medo de voar após a pandemia?

Como superar o medo de voar após a pandemia?

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Após quase dois anos de restrições ao viajar, todos os portugueses estão a ser incentivados a ultrapassar o medo de voar, que pode ter-se desenvolvido após terem sido impossibilitados de voar durante tanto tempo.

Os especialistas entendem que as pessoas que não entraram num avião desde o início da pandemia podem agora estar relutantes em fazê-lo. Ter medo de voar é comum, assim como por exemplo ter medo de ir ao dentista, mas não existem motivos específicos para isso.

Algumas pessoas podem preocupar-se com base em coisas que tenham visto nas notícias ou podem ter medo de alturas em geral.

De qualquer forma é muito natural ter medo de voar, mas estar restringido de viajar significa que mais pessoas têm desenvolvido esta preocupação no último ano. Desde que seja seguro fazê-lo, e sempre em conformidade com as atuais diretrizes governamentais, queremos incentivar as pessoas a saírem e viajarem, mas compreendemos que algumas pessoas possam estar preocupadas em voar.

Claro que isto não se trata apenas de lazer. Existem naturalmente algumas pessoas que podem ter de viajar para o estrangeiro em trabalho. Existem várias formas de superar isto, como praticar mindfulness para acalmar antes de um voo e compreender como um avião realmente funciona, o que pode ajudar a diminuir a ansiedade que surge com voar a longo prazo.

Este post dedica-se então a este tema com sugestões que podem servir também para outros medos. Assim na próxima vez que se dirigir para um avião, uma clínica dentária,uma montanha-russa ou uma outra qualquer experiência que lhe provoque medo, lembre-se destas dicas.

 

Como superar o medo de voar?

 

Identifica o que te causa medo

O primeiro passo para ajudar-te com o teu medo de voar é identificares o que te preocupa.

Uma preocupação comum é a turbulência, outras pessoas preocupam-se com o mau tempo enquanto voam e algumas têm simplesmente medo de quão alto estão num avião.

Identificares o que te causa medo irá ajudar-te a descobrir o próximo passo para superares este medo.

Sabe mais sobre aviões                            

Educares-te é uma das melhores maneiras de acalmar a ansiedade.

Aprende sobre como um avião voa e lê factos sobre turbulência. Se fores capaz de entender como os aviões voam, verás o quão avançada a tecnologia é para nos manter seguros.

 

Sabe mais sobre as medidas de segurança

Os aviões são concebidos com uma lista de medidas de segurança e saberes mais sobre elas pode deixar-te à vontade com as mesmas e a forma como estas podem ajudar-te.

Isto irá ajudar-te a compreender o quão bem os aviões são concebidos para garantir a nossa segurança e poderás até surpreender-te com o quão avançados são.

Descobre o que te acalma

Podes descobrir que ainda te sentes desconfortável num voo e isto não é um problema. Prepara-te antes de partires e tenta pensar em coisas que podes fazer para manteres a tua mente ocupada enquanto voas.

Talvez leres o teu livro favorito? Ou transferires o teu filme ou programa de TV preferido?

Faz o que quer que seja que te deixe confortável e te mantenha ocupado.

Pratica mindfulness

Mindfulness é uma forma comprovada de ajudar a acalmar a ansiedade, encorajando-te a concentrares-te no que estás a sentir no momento. Existem várias aplicações de mindfulness que podes transferir para ouvir meditação durante o teu voo.

Fala com os teus comissários de bordo

Se sentires ansiedade durante o teu voo, tenta desabafar conversando com os comissários de bordo.

Estão tão habituados a voar que serão definitivamente capazes de ajudar-te a acalmar e assegurar-te que não há nada a temer.

Fala com um especialista

Se achares que o teu medo se tornou incapacitante, a melhor coisa a fazer é falar com um terapeuta que tenha as ferramentas e os conhecimentos para ajudar-te a ultrapassar o teu medo.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *