Home / Ciência e Tecnologia /

A ciclovia na Holanda que homenageia o trabalho de Van Gogh

A ciclovia na Holanda que homenageia o trabalho de Van Gogh

 

Já imaginou como seria andar de bicicleta numa ciclovia luminosa que, ao mesmo tempo, projeta uma das obras de arte mais famosas da história? Na cidade holandesa de Eindhoven, o artista Daan Roosegaarde prestou homenagem ao seu mais famoso conterrâneo, Vincent Van Gogh, através da criação de uma ciclovia muito diferente das que estamos habituadas e que concilia arte e energia renováveis.

Esta via, destinada apenas ao uso de bicicletas é, literalmente, brilhante. O caminho encontra-se incorporado com luzes LED de energia solar que, a partir do anoitecer, acendem para dar forma a uma das pinturas mais emblemáticas de Van Gogh: o clássico quadro Noite Estrelada. Enquanto durante o dia os painéis solares recarregam a energia através da luz solar, durante a noite essa mesma luz é emitida para mostrar o caminho a ciclistas e brindá-los com um pouco de arte.

Para dar forma a este projeto, o artista utilizou milhares de lâmpadas LED luzes azuis e verdes cintilantes para “pavimentar” esta ciclovia. E como lhe ocorreu esta ideia? Em declarações à imprensa, Daan Roosegaarde respondeu de forma elucidativa.

“Temos pessoas que se interessam por tecnologia para fazer paisagens que assentem em energia neutral. Temos pessoas interessadas na história cultural e dispostas a experimentar algo mais contemporâneo. Temos rapazes e raparigas a ter os seus primeiros encontros desejando que aconteçam em locais especiais. E temos um artista, como eu, que quer criar algo incrivelmente poético”, admitiu Dann Roosegaarde, explicando o que o motivou a desenhar e construir esta ciclovia.

 

Poesia, beleza e valorização pública: tudo isto combinado de uma forma que nunca poderíamos ter sequer imaginado há dez anos. Porém, a verdade é que cada um destes propósitos é atingido com a ciclovia The Van Goh-Roosegaarde

A ciclovia, que se prolonga por cerca de quase um quilómetro, está  funcional desde 2014, ano em que se celebrou o 125º aniversário desde a morte do artista holandês Van Gogh (1853-1890). Para quem não sabe, Vincent Van Gogh viveu na cidade de Eindhoven durante alguns anos e usou a cidade como pano de fundo para muitas das suas pinturas.

Precisava de uma boa desculpa para visitar a Holanda? Então agora tem uma! Aproveitamos ainda para sugerir que visite o Spinlister, uma plataforma mundial que permite a qualquer viajante alugar uma bicicleta de outra pessoa durante a sua estadia no estrangeiro. Assim, já não precisa de levar a sua bicicleta atrás de si quando for a Eindhoven dar um passeio pela The Van Goh-Roosegaarde.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *