Home / Cidades /

Paris Navigating Gym: um ginásio flutuante no Rio Sena

Paris Navigating Gym

Paris Navigating Gym: um ginásio flutuante no Rio Sena

 

Quem disse que a cidade do amor não pode ser também a cidade do exercício físico? Uma embarcação inovadora, que se move ao longo do rio que atravessa a capital francesa, assume-se como um novo ginásio totalmente diferente de tudo aquilo a que estamos habituados. Porquê? Porque quem move esta embarcação são, na verdade, os passageiros que pedalam durante treinos exaustivos.

O projeto, que poderá ficar operacional em 2018, vem quebrar todas as convenções a que estamos habituados quando pensamos em fazer a inscrição num ginásio para nos pormos a mexer. Para quê pagar uma mensalidade quando pode treinar num ginásio flutuante em pleno rio Sena, num projeto idealizado pelo designer italiano, Carlo Ratti Associati?

“Apresentámos este projeto numa reunião pública recentemente. E os nossos parceiros já desenvolveram estudos técnicos e financeiros que mostram que pode ficar operacional em 18 meses, incluindo o design, construção e fase de testes», disse à Mood Daniele Belleri, responsável de comunicação do atelier Carlo Ratti Associati.

O Paris Navigating Gym é assim movido graças ao exercício constante das pessoas que treinam dentro da embarcação. Com 20 metros de comprimento, o ginásio poderá levar até 45 pessoas e estará equipado com máquinas da Technogym, com capacidade para aproveitar a energia dos utilizadores para flutuar suavemente pelo rio. O barco será ainda movido por energias renováveis, como é o caso das células fotovoltaicas instaladas na cobertura do ginásio.

Ativado por hélices elétricas, o Paris Navigating Gym vai navegar ao longo do Sena, proporcionando acesso a quem o quiser experimentar durante todo o ano. Os ecrãs de realidade aumentada instalados no barco mostrarão aos convidados a quantidade de energia proveniente do treino e os dados sobre as condições ambientais do Sena, monitorizados em tempo real por sensores incorporados na embarcação.

 

O ginásio, envolvido dentro de uma cobertura de vidro transparente, permitirá uma visão extraordinária do panorama urbano. O projeto é inspirado nos barcos Bateaux Mouches que transportam turistas no rio Sena desde o inicio do século XX.

“O Paris Navigating Gym investiga o potencial do aproveitamento do poder humano. É fascinante ver como a energia gerada por um treino no ginásio pode realmente ajudar a impulsionar um barco. Fornece uma experiência tangível do que está por trás da noção, muitas vezes abstrata, de energia elétrica”, expressa Carlo Ratti Associati.

Este ginásio no centro de Paris resulta de uma parceria entre o gabinete de design e inovação, Carlo Ratti Associati, o fabricante de equipamento de fitness, Technogym, o grupo de arquitetura, Terreform ONE, e o instituto de reabilitação urbana, Urbem.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *