Home / Aplicativos de Viagens /

O que está do outro lado do mar quando se deita na praia?

O que está do outro lado do mar quando se deita na praia?

 

Alguma vez, ao chegar à praia e estender a toalha na areia, mesmo em frente ao mar, perguntou a si mesmo o que estaria exatamente à sua frente do outro lado do oceano? Que costa se encontra em oposição aquela onde se encontra?

Na Idade Média, até mesmo no início da época dos Descobrimentos, era uma crença comum que o Mundo ia apenas até onde os nossos olhos nos permitiam ver. Ou seja, a linha do horizonte delimitava o fim do mundo… a partir daí havia apenas um grande abismo cheio de criaturas monstruosas e infernais.

Felizmente, essa foi uma visão que a pouco e pouco se mudou, à medida que os navios começaram  a ir além daquilo que acreditavam que era o mundo. Hoje, no entanto, por muito bem que saibamos que o mundo não termina no horizonte, temos alguma dificuldade em perceber o que nos espera mesmo do outro lado do local onde nos encontramos a disfrutar de banhos de sol e a dar mergulhos.

Foi por isso mesmo que Eric Odenheimer decidiu criar mapas originais e certamente interessantes que mostram cidades e países que partilham a mesma latitude e que, portanto, estão literalmente frente a frente, mesmo que separadas por milhares de quilómetros.

O que está do outro lado do mar?

Começamos pelo mapa abaixo que mostra o Hemisfério Ocidental. As faixas azuis no lado direito do mapa mostram os países europeus enquanto as faixas em vermelho mostram os países africanos. Uma breve análise a este mapa permite-nos perceber que África é maior do que imaginamos e que a Europa fica consideravelmente mais a Norte.

Segue-se então este mapa da Costa Este da América do Norte que nos permite perceber que a cidade de Nova Iorque, por exemplo, até mais ou menos a par com a capital espanhola, Madrid.

A cidade de Washington, por outro lado, está mais ou menos a par com a cidade de Lisboa, a capital portuguesa. Entretanto, França está posicionada ainda mais a Norte, com Paris a uma latitude superior a Quebec ou Maine. Inglaterra e Irlanda são ainda mais a Norte, ultrapassando mesmo o território do Novo Mundo.

Por outro lado, grande parte do sul dos Estados Unidos, começando com Carolina do Norte, está na mesma latitude de África. Casablanca, em Marrocos, tem a mesma latitude de Atlanta, enquanto Miami fica ao nível do Sahara Ocidental.

E agora apresentamos um mapa da Costa Oeste. Um breve olhar permite-nos perceber que Beijing fica aproximadamente na mesma latitude de San Francisco, enquanto Tóquio está ao nível de Los Angeles. Xangai e Taipé estão na mesma latitude que a Península Baja, enquanto Vancouver e Seattle ficam mais ou menos à mesma latitude de Ulaanbaatar, na Mongólia.

Claro, existem algumas maneiras diferentes de ver o mundo. A partir do momento em que se começa a jogar este jogo, é difícil parar. Desafiamos todos os nossos seguidores a tentarem através do mapa original aqui.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *