Home / Curiosidades /

71% dos portugueses tira férias no Verão e prefere as praias nacionais

71% dos portugueses tira férias no Verão e prefere as praias nacionais

 

O Verão é cada vez mais a época preferida dos portugueses para desfrutar de férias. A conclusão é do Observador Cetelem Férias 2019, que inquiriu os portugueses sobre as suas preferências no que respeita aos períodos de férias. Dos portugueses que não tiram férias até setembro (29%), apenas 12% preferem tirar férias noutra altura do ano.

São cada vez mais os portugueses que aproveita a época Verão para fazer férias. De acordo com o Observador Cetelem Férias 2019, este ano são 71% os portugueses que afirmam aproveitar esta época para descansar – mais quatro pontos percentuais que em 2018.

Os inquiridos que assumem não usufruir de nenhum período de descanso entre os meses de junho e setembro, apresentam como principais motivos a falta de disponibilidade financeira (54%); não tem férias/não tem direito a férias (18%); não consegue marcar durante esse período (14%) ou prefere outros períodos do ano (12%).

Em 2018, foram 64% os participantes que referiam não fazer férias nesta altura do ano por indisponibilidade financeira.

Mais 9 pontos percentuais que no estudo publicado em 2017 e mais 10 pontos percentuais quando comparado a este ano. É entre os portugueses com 45 e 55 anos que encontramos maior percentagem de inquiridos a apresentar este motivo para não irem de férias.

Sobre a duração do período de férias, a maioria dos portugueses (62%) refere que irá utilizar apenas 1 período de descanso, enquanto 30% afirmam que vão usufruir de 2 períodos. Destes, a maioria (67%) irá gastar 2 semanas de férias.

Apenas 13% usufruem das férias no Verão tirando um mês ou mais. Os portugueses entre os 25 e os 34 anos (49%), residentes na zona Centro são os que mais vão usufruir de duas semanas (47%).

Férias no Verão: onde e com quem?

Na hora de escolher a companhia para desfrutar férias, a maioria dos portugueses (83%) continuam a preferir a família mais próxima, nomeadamente o/a parceiro(a); filhos e namorado(a). A companhia dos amigos surge como segunda preferência para 19% dos portugueses e é mais significativa nos inquiridos com idades entre os 18 e os 24 anos (54%).

A maioria dos portugueses (86%) planeia fazer férias fora da sua residência principal e apenas 14% planeiam ficar de férias em casa. A estadia numa casa alugada, de amigos/familiares ou numa residência secundária parece ser a preferência de 55% dos portugueses, seguido da estadia em hotel (33%).

Como o calor chama praia, este verão, 7 em cada 10 portugueses vão passar as suas férias nas praias portuguesas. O Observador Cetelem Férias 2019 inquiriu os portugueses sobre os seus destinos preferidos nesta época do ano e a grande maioria (71%) aponta Portugal como o destino favorito para gozar as férias.

TripAdvisor

Na hora de escolher o destino de férias, o Observador Cetelem apurou que o principal critério que influencia a escolha do destino é o clima, referido por 57% dos portugueses. Além de prezarem o bom tempo, o custo do destino revelou também ser um importante critério de escolha (49%), seguido das promoções de viagens (28%).

A escolha do destino e a paisagem preferida dos portugueses para esta altura é a praia (71%); seguida da cidade (29%); campo (24%) e montanha (7%). Mas o ideal é que o destino seja em território nacional, pelo menos é o que afirmam 71% dos portugueses, que parecem preferir passar férias dentro do país. Já 28% dos inquiridos escolhem gozar as férias no estrangeiro e 2% referem conjugar os dois.

A praia parece ser também o destino preferidos dos viajantes mais jovens – entre os 25 e os 34 anos (80%). Já o campo é a escolha para 40% dos inquiridos com mais de 55 anos, que tendem a procurar um destino de descanso mais calmo. Os inquiridos da região Sul do país são os que mais indicam a cidade como destino de férias preferido (39%).

Férias no Verão: em Portugal ou no estrangeiro?

Não é novidade nenhuma que os portugueses gostam de sol e mar. E a verdade é que, com uma longa costa marítima, Portugal está repleta de praias belíssimas de Norte a Sul, sem esquecer ainda os refúgios paradisíacos que as ilhas nos proporcionam.

Dessa forma, não é também surpreendente que as praias nacionais do Algarve são o destino escolhido pela maioria dos portugueses que vão de férias.

No seguimento da preferência dos portugueses pela praia, a região sul de Portugal surge, sem grandes surpresas, como o destino preferencial dos portugueses: o distrito de Faro lidera a lista (43%); seguindo-se Beja (10%) e Lisboa (7%).

Para os portugueses que preferem passar as férias além-fronteiras, os destinos europeus são a escolha de 67% dos inquiridos, com uma clara preferência pelo país vizinho: 35% dos participantes no estudo indicam Espanha como destino de férias de verão. Seguem-se a Grécia (10%), a Inglaterra e o Brasil (ambos com 9%).

Consulte também as nossas páginas relacionadas:

SITES COM PROMOÇÕES DE VIAGENS

PASSAGENS AÉREAS

VIAJAR BARATO

DESCOBRIR HOTÉIS

TOURS & SHOWS

Parceiros e Metodologia do Estudo

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Férias 2019 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.

A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 4.0 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 6 e 16 de maio de 2019.

Os dados apresentados no Observador Férias 2019 sobre as intenções de gastos, não podem ser comparados com os anos anteriores por motivos de reformulação nas perguntas e nas escalas utilizadas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *