Home / Curiosidades /

Eurovelo: a estrada para quem quer percorrer a Europa de bicicleta

Portugal

Eurovelo: a estrada para quem quer percorrer a Europa de bicicleta

 

Gosta de andar de bicicleta e de conhecer novos países? A proposta que temos para lhe apresentar neste post pode então decidir o destino das suas férias… daqui a alguns anos.

Uma megaciclovia está a ser construída na Europa e, com conclusão prevista até 2020, vai ligar 43 países diferentes a partir de uma estrada com mais de 70 mil quilómetros. Tudo o que precisa de fazer é preparar a sua bicicleta, fazer as malas e voar para uma das 14 rotas de diferentes tamanhos. De resto, basta pedalar pela Europa fora.

De forma a conhecer melhor este projeto inovador, decidimos escrever um artigo onde não só contamos a história desta ideia da FEC – Federação Europeia dos Ciclistas – como enumeramos também as várias rotas disponíveis.

Eurovelo: as rotas e o que está por concluir

Chama-se Eurovelo e almeja ser a maior ciclovia de todo o mundo. A ideia é atrair turistas de todos os cantos do planeta, dispostos a conhecer a Europa e algumas das suas populações locais sempre a bordo de uma bicicleta.

No total, existem 14 rotas por toda a Europa que podem ser vistas ao detalhe no mapa interativo disponibilizado no site do Eurovelo. Estas rotas contam com alguns pontos de intersecção, para que possa facilmente passar de uma rota para outra e mudar o rumo da sua viagem.

eurovelo

Portugal faz parte da Rota 1, que vai desde Nordkap, na Noruega, até Sagres, no Algarve. O troço da ciclovia em Portugal ainda está por completar e só estará presente na região sul, começando na fronteira com Espanha.

TripAdvisor
 

Este percurso, conhecido também como a Rota do Atlântico, passa pela Irlanda, Reino Unido e França, de forma a percorrer grande parte da costa atlântica.

rotadoatlantico

Cada um dos percursos desta ciclovia recebeu um nome relacionado com a paisagem e história encontradas durante o trajeto. Uma das rotas, por exemplo, recebeu o nome de a Cortina de Ferro, uma vez que passa por alguns dos pontos onde se ergueu o muro que separou o mundo durante a Guerra Fria. Os ciclistas a avançar por esta rota poderão passar pela Noruega, Rússia, Alemanha, Bulgária e Turquia: no final da viagem, se completarem a totalidade da rota, terão percorrido 10 400 quilómetros.

A Federação Europeia de Ciclistas, responsável por esta ideia, disponibilizou no seu site algumas informações quanto ao estado deste projeto.

O Eurovelo, que tem como data de conclusão prevista o ano de 2020, já pode ser percorrido em alguns troços. Basta visitar o mapa e verificar o estado em que se encontra a rota que pretende percorrer.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Comentário

  • 02 October, 2018

    O continente europeu é lugar com regiões diversas! Pretendo conhecer este continente maravilhoso. Portugal, Espanha, Itália, França e Turkey (Istambul),

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *