Home / Curiosidades /

Descubra 10 curiosidades sobre a Rússia que desconhecia!

Descubra 10 curiosidades sobre a Rússia que desconhecia!

 

O país anfitrião do Mundial de Futebol 2018 tem características que o vão deixar de boca aberta. Descubra neste artigo algumas informações sobre a Rússia que desconhecia!

A Rússia, oficialmente designada por Federação Russa, é um país localizado no norte da Eurásia. Como todos sabem, este foi o país eleito para organizar o Mundial de Futebol 2018, contando com 11 cidades que vão receber os jogos da competição.

O foco das atenções vai estar dentro do relvado, mas além dos novos magníficos estádios cada uma das cidades tem pontos turísticos lindíssimos que merecem ser visitados.

A Rússia é conhecida pela arquitetura colorida, construções deslumbrantes e imponentes paisagens de perder de vista. Este Mundial de Futebol 2018 será por isso marcado pela imponência e pelo poder de um país cada vez mais ocidentalizado, embora ainda hoje marcado por uma cultura soviética bem presente.

Confira em baixo 10 curiosidades sobre a Rússia, o país organizador do Mundial de 2018, que certamente desconhecia mas o vão encantar como nunca imaginou!

 

Curiosidade sobre a Rússia #1

A Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo cerca de 17 075 400 km2 (o dobro do Brasil) sendo dividido por 89 regiões. O país ocupa 1/9 da área terrestre, equivalente a metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

Curiosidade sobre a Rússia #2

A Rússia como o país com maior área do planeta possui 11 diferentes fusos horários… sim, é impressionante!

Curiosidade sobre a Rússia #3

Moscovo é a maior cidade da Europa, com mais de 12 milhões de habitantes. O seu sistema de metro é o mais movimentado de todos os meios de transportes europeus, transportando 6 milhões de pessoas por dia.

 

Curiosidade sobre a Rússia #4

A cidade de Sochi, onde Portugal realiza o seu primeiro jogo do Mundial de 2018 contra a Espanha, é também o local onde a seleção brasileira está instalada. A metrópole é considerada o resort da Rússia, devido às temperaturas que convidam uma ida à praia nesta altura do ano. Porém, o seu principal ponto turístico é o Parque Olímpico de Sochi, conhecido como o elefante branco no mar negro, que foi construído para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 com um custo estimado de 50 mil milhões de Euros naquelas que foram considerados os Jogos Olímpicos mais caros da história!

TripAdvisor
 

Curiosidade sobre a Rússia #5

Na Rússia, a cadeia de restaurantes McDonald´s tem uma tabela de preços muito barata, por isso, se não gostar da comida tipicamente russa e quiser poupar dinheiro para outras actividades turísticas esta opção barata e universal pode ser a solução.

Curiosidade sobre a Rússia #6

A alimentação dos russos é muito saudável, tendo como base a batata, legumes, cereais e saladas. Um dos pratos mais famosos é o chamado “pelmeni”, massa recheada com carne picada.

Curiosidade sobre a Rússia #7

O maior estádio que irá acolher o Mundial situa-se na capital Moscovo, onde Portugal joga o segundo desafio do Mundial 2018 contra Marrocos.

O Estádio Luzhniki vai receber, entre outros, o jogo de abertura e a final do Mundial no dia 15 de julho. Anteriormente conhecido como Estádio Central Lenin, o Luzhniki demorou apenas 450 dias a ser construído e foi inaugurado em 1956, tornando-se na fortaleza futebolística da antiga URSS. Tem capacidade para 80 mil pessoas!

 

Curiosidade sobre a Rússia #8

A cidade mais fria do mundo é Yakutsk na região da siberiana da Yakutia, onde as temperaturas podem bater na casa dos inacreditáveis -50ºC! Localizada no Hemisfério Norte, a Rússia apresenta 4 diferentes climas: ártico, subártico, temperado e subtropical. As temperaturas máximas dificilmente passam dos 25º C no verão. As mínimas variam entre -40º C ao Norte e -8º C no Sul durante o inverno.

Curiosidade sobre a Rússia #9

Na Rússia a gasolina custa cerca de 0,60 cêntimos por litro enquanto 1 litro de água tem em média o custo de 1,50€. Os russos não usam o alfabeto latino, mas o cirílico. E possui a maior ligação ferroviária do mundo

Curiosidade sobre a Rússia #10

A Vodca ou Vodka (em russo: водка; em polaco: wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e alto teor alcoólico (entre 35 e 60%). A vodka é a bebida nacional da Polônia e da Rússia. O seu nome (em português: vodca) corresponde ao diminutivo de água (“águinha”) em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência.

 

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Mundo de Futebol com o título 10 curiosidades sobre a Rússia que aposto que não sabia!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *