Home / Ciência e Tecnologia /

O que provoca a Aurora Boreal e onde a podemos ver?

O que provoca a Aurora Boreal e onde a podemos ver?

 

Trata-se de um dos fenómenos visuais mais espectaculares do mundo. A partir da superfície terrestre, vemos um brilho radiante que parece sugar o próprio céu. Estamos a falar, naturalmente, das auroras polares: a boreal e a austral.

Primeiro, vamos a explicações. Uma aurora polar é um fenómeno que acontece nos pólos terrestres e que pode ser visível durante a noite e ao entardecer. As luzes da aurora que emite pairam entre um tom esverdeado, que arrefece para o azul e que pode até tocar no vermelho. Mas isso você já sabe. O que não saberá, muito provavelmente, é porque razão este fenómeno visual acontece.

Antes de mais, fique a saber que este não é um fenómeno exclusivo da superfície terrestre. Outros planetas, como Júpiter, Saturno e Marte têm também efeitos visuais semelhantes aos provocados pelas nossas auroras.

Porquê que este fenómeno acontece em todos estes planetas? A resposta é simples: por causa do sol. Uma aurora polar é provocada pelo impacto de partículas de vento solar quando em contacto com a alta atmosfera terrestre. Vento solar? Sim, leu bem. O vento solar é a emissão contínua de partículas carregadas provenientes da coroa solar. Estas partículas são absorvidas pelo campo magnético terrestre e, a partir do momento em que entram em contacto com a as camadas mais altas, provocam as chamadas auroras polares.

Onde podemos ver a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal é extremamente conhecida e atrai por ano milhares de turistas ao Pólo Norte. Batizada por Galileu Galilei, a Aurora Boreal deve os seus nomes a divindades da Antiguidade Clássica. Aurora é o nome que herda da deusa romana responsável por trazer o amanhecer enquanto Bóreas diz respeito ao Deus grego que tinha a tarefa de carregar os ventos do Norte.

Embora a melhor altura para assistir a este efeito seja durante os equinócios, a Aurora Boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, de uma coisa temos a certeza: o fenómeno aparece sempre alinhado ao campo magnético terrestre.

Os países nórdicos são aqueles onde melhor poderá ver a Aurora Boreal. Estamos a falar, por exemplo, da Noruega, da Suécia, da Finlândia, do Alasca e até mesmo do Canadá. Quem passa por estes países e tem a oportunidade de ver o fenómeno regressa fascinado e com a certeza de que vale a pena voltar. Mas atenção! Não se esqueça de preparar a sua mala com roupas quentes, cachecóis, óculos de sol e botas para a neve.

Veja agora mais imagens incríveis deste fenómeno espantoso da Natureza!

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *