Home / Ciência e Tecnologia /

7 cursos gratuitos para aprender mais sobre astronomia

astronomia coimbra

7 cursos gratuitos para aprender mais sobre astronomia

 

Em tempos idos, as estrelas que brilham no céu noturno eram usadas pelos navegadores que se queriam orientar em alto mar, quando nada mais havia além de água. Hoje, apesar de as estrelas continuarem a marcar o céu à noite, os corpos celestes já não assumem um valor tão importante. Mas isso não significa que tenham deixado de ser estudados.

Muito pelo contrário. A astronomia, a ciência natural que estuda estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias e fenómenos que acontecem fora da atmosfera da Terra, tem ganho nas últimas décadas inúmeros estudiosos. A criação do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna e coloca, em casa de qualquer interessado, um instrumento qualificado para ver estrelas.

Para quem sempre teve um fascínio por esta área científica, decidimos fazer um post sobre cursos de astronomia. Ainda que não esteja diretamente relacionado com viagens, ao aprender com estes cursos completamente gratuitos poderá identificar, esteja em que ponto do mundo estiver, algumas das estrelas mais brilhantes que pontilham o céu noturno.

Está pronto para embarcar nesta odisseia celestial?

Astronomia: 7 cursos grátis para perceber o universo

Astronomia: Uma Visão Geral

O curso de Astronomia do professor João Steiner divide-se em duas aulas, cada uma delas com cerca de meia hora, que se encontram publicadas na sua totalidade no YouTube. Membro do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, este especialista explica, na primeira aula, como eram feitos os estudos astronómicos antes dos telescópios. O aluno tem ainda oportunidade de conhecer os primeiros instrumentos pré-óticos, de Hipparco até Tyco Brahe, e os princípios sob os quais assentam as teorias heliocêntricas e geocêntricas.

No segundo vídeo, João Steiner fala sobre as descobertas acerca da Via Láctea, sobre a sua evolução e estrutura e apresenta ainda informações gerais, como a massa, a velocidade, a curva de rotação, a localização do sistema solar e a presença de matéria escura.

Física Moderna: Cosmologia

Num curso composto por 8 aulas, que representam mais de 15 horas de formação, pode acompanhar Leonard Susskind, da Universidade de Stanford, a explicar o que é a cosmologia e a definir alguns dos seus conceitos mais complicados. Uma vez que se trata de uma formação da plataforma Veduca, o aluno tem acesso, além dos vídeos, a uma série de quizzes e estudos de caso.

 

Fronteiras/Controvérsias na Astrofísica

Ao longo do curso Fronteiras/Controvérsias na Astrofísica, o especialista em astronomia Charles Bailyn, da Universidade de Yale, conduz os alunos ao longo de temas como testes da relatividade, buracos negros, Big Bang e matéria escura. No total, são mais de 20 aulas completamente legendadas com vista a prestar a melhor formação possível.

Introdução à Cosmologia

O curso Introdução à Cosmologia encontra-se disponível na sua totalidade no iTunes. Entre os materiais disponibilizados aos alunos estão vídeos, áudios e ainda ficheiros Power Point com sínteses da matéria. O objetivo é dar uma visão geral da cosmologia moderna, entender o que são estrelas, a Via Lácia e como funciona todo o universo. Os conteúdos encontram-se em inglês.

Explorando Buracos Negros

Buracos Negros: existem, são misteriosos e parecem sugar para o oblívio o que quer que passe perto deles. No curso Explorando Buracos Negros, é sobre isso mesmo que se vai falar: é estudado este fenómeno. A formação, que conta com a assinatura do MIT, está disponível em inglês.

Vida no Universo

O curso Vida no Universo funciona como uma espécie de introdução à astrobiologia. Se não percebe nada de ciência e a sua formação não o levou para este ramo científico, esta é então a oportunidade perfeita para saber mais sobre a criação da Terra, a vida noutros planetas e o futuro do Universo.

Os Planetas

O nome do curso não engana: trata-se de uma série de vídeos, orientados pelo cientista americano e bem-conhecido Carl Sagan, que explica genericamente o que se sabe sobre o planeta terra, Marte e o Sistema Solar. No entanto, estes vídeos destinam-se a um público infantil. Realizado durante um especial de Natal, em 1977, este curso continua a ser incrivelmente atual

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *