Home / Dicas de Viagens /

5 Locais imperdíveis para visitar com a família no Sul de Portugal

5 Locais imperdíveis para visitar com a família no Sul de Portugal

Gonçalo Sousa
by Gonçalo Sousa

Share this article

Quando pensámos em Sul de Portugal, somos imediatamente inundados pela sensação de calor e pela imagem de praias repletas e com areia de perder de vista. Por isso mesmo não é de estranhar que o Algarve seja um dos principais destinos portugueses.

A prova é um estudo de Trivago, onde 5 cidades algarvias surgem nos 5 primeiros lugares preferidos pela população nacional para passar os meses de julho e agosto.

Mas neste post tirámos os pés da areia e decidimos sair do roteiro turístico tradicional. Substituímos as praias pelos museus e o banho de mar por atividades lúdicas em conjunto com a família.

Já que aprender não tem de ser aborrecido, porque não aproveitar a oportunidade para passar o tempo com as crianças à descoberta do Sul de Portugal? De uma coisa não temos dúvidas: há muito para descobrir.

De terra em terra, é possível encontrar diferenças nos costumes e nas tradições. A diversidade aplica-se também à fauna e à flora e qual é a criança que não gosta de animais? Continue connosco e faça uma visita rápida a 5 locais para levar a família da próxima vez que for ao Sul de Portugal.

Atividades no Sul de Portugal para toda a família

Fluviário de Mora 

O Fluviário abriu portas em 2007 e foi o primeiro grande aquário de água doce do continente Europeu. Com uma série de exposições, este é um dos principais atrativos do concelho de Mora, distrito de Évora, destacando-se pelo papel educacional.

Visitada principalmente por crianças, a instituição pretende alertar para importância de preservar espécies e para fenómenos como a poluição da água.

Museu do Arroz de Comporta

A produção de arroz é um símbolo de Alcácer do Sal, mais precisamente da freguesia de Comporta. Em homenagem ao papel histórico das plantações e seu impacto social, foi criado o Museu do Arroz.

A instituição ocupa as instalações de uma antiga fábrica onde o cereal era trabalhado e tem inclusive um restaurante. Até aos dias de hoje, a Herdade da Comporta continua a apostar no desenvolvimento da região, projetando-a no âmbito turístico.

Museu de (a) Brincar de Arronches

O Museu de (a) Brincar de Arronches é uma homenagem aos brinquedos tradicionais portugueses. Nesta viagem ao passado, é possível descobrir verdadeiras relíquias que remontam até à segunda metade do século XIX.

A maior parte dos brinquedos são de origem alentejana e foram sendo doados por pessoas particulares ou adquiridos pela autarquia. Juntamente com as exposições, há também atividades temáticas para toda a família neste museu localizado em Arronches, Alentejo.

Badoca Safari Park

Localizado na IC33 (Vila Nova de Stº André, Alentejo), o Badoca Safari Park não é sinónimo de tradições portuguesas, mas permite aos visitantes entrar em contacto com espécies exóticas.

Lá podemos encontrar animais que encontraríamos num safari no Quénia e que se encontram espalhados por uma área de 1000 metros quadrados. Entre as espécies, há zebras, girafas, águias e falcões.

Zoomarine

Para os que vão para o Algarve não será má ideia fazer uma visita ao Zoomarine de Albufeira.

Com inúmeras atividades para miúdos e graúdos, aqui é possível encontrar diferentes diversões temáticas – de golfinhos a espetáculos sobre piratas. Pode inclusive planear viagens com antecedência, participar em campos de férias ou até celebrar aniversários dentro do Zoomarine.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *