Home / Dicas de Viagens /

Vila Nova de Cerveira: uma das mais pitorescas vilas do Alto Minho

Vila Nova de Cerveira: uma das mais pitorescas vilas do Alto Minho

 

Hoje, decidimos levá-lo até ao Alto Minho. Assim, convidá-mo-lo a visitar Vila Nova de Cerveira, detentora de um património e artesanato muito particulares. Pode descobrir ainda a história que gira em torno do nome da vila.

De acordo com a história o nome de Vila Nova de Cerveira tem duas origens, segundo as versões que correm acerca deste assunto. Uma delas conta que o nome da vila quer dizer Vila Nova de Cerveira ou dos veados, porque, em tempos remotos, estes animais eram muito abundantes no lugar ocupado pela vila. A segunda versão revela que o nome lhe veio do seu primeiro donatário, José Nunes de Cerveira, que nestes sítios fez florescer o reinado de D. Sancho II.

O que ver em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira é uma das mais agradáveis vilas do pitoresco Alto Minho, que faz fronteira com a Espanha e para a qual, através do ferry-boat, pode fazer a travessia. Um passeio absolutamente necessário, através do qual poderá apreciar toda a beleza que envolve esta região.

Um dos muitos pontos de atracção desta vila é o Monte da capela do Espírito Santo. Aqui encontra restos visíveis de um sistema defensivo, que parece ser de origem castreja. Algumas das plataformas artificiais que restam indicam ainda a existência de casas circulares. Outro dos locais que não pode deixar de visitar é a Igreja Matriz. Dedicada a S. Cipriano, data do século XIX, mas existem vestígios anteriores, nomeadamente a capela mor, datados do século XVII. Também o Solar dos Castros é uma preciosidade a não perder.

Passagem obrigatória é o Castelo de Vila Nova de Cerveira, devido ao seu testemunho de outros tempos. Mandado construir por D. Dinis, possui sete torres que beneficiaram de obras de restauro realizadas em 1940.

A beleza do local é impressionante. A  moldura natural, os montes pelas costas e o rio aos pés. Uma visita à Srª. da Encarnação, no alto do monte, deixa ver, seguramente, uma das mais belas paisagens do país, onde se pode observar toda a grandeza das verdejantes margens do rio Minho dividido, aqui, por pequenas ilhas – a da Boega e a dos Amores.

 

Mas além da imensa paisagem que o rodeia, Vila Nova de Cerveira tem ainda muito para visitar. Subindo o monte, acompanhado do Cervo, escultura que é símbolo da vila, pode encontrar o reconstruído convento de S. Paio. Todo o centro da vila é uma surpresa de traços diferentes.

Foi no ano de 1321 que D. Dinis deu o primeiro foral a Vila Nova de Cerveira, sob a condição de se juntarem cem moradores para a construir. Entre a vila e o rio encontram-se as ruínas do castelo medieval e da antiga praça, testemunhos da passagem de antigas civilizações por esta região. No entanto, dentro das muralhas conserva-se ainda o pelourinho do século XVI, a igreja setecentista da misericórdia e a antiga Casa da Câmara.

Desde 1978, que Cerveira é conhecida pela realização da bienal de artes plásticas, uma referência nacional, cuja fama expandiu-se mundialmente, atraindo a presença de artistas internacionais.

O que comer em Vila Nova de Cerveira?

Depois de descobrir as maravilhas e locais emblemáticos que caracterizam Vila Nova de Cerveira, é chegada a hora de se deliciar com a comida típica da região. Pode dizer-se com toda a certeza que a lampreia é a rainha de todos os pratos, bem como o debulho de sável, que também é cozinhado com excepcional requinte. Além destas especialidades, existem variados pratos de peixe e carne, aliados a uma boa doçaria.

Vila Nova de Cerveira é assim convertida num local ideal para umas boas férias, ou simplesmente para um fim-de-semana, complementando os passeios de relaxe com a confraternização à boa mesa. Tanto na vila, como nas freguesias em redor existem  muitos restaurantes que facilmente pode descobrir para satisfazer o seu apetite e a sua curiosidade.

Vila Nova de Cerveira é assim um local a ter em conta para uns agradáveis dias de descanso.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Vila Nova de Cerveira no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *