Home / Europa /

Vila Nova de Cerveira: uma das mais pitorescas vilas do Alto Minho

vila nova de cerveira

Vila Nova de Cerveira: uma das mais pitorescas vilas do Alto Minho

 

Hoje, decidimos levá-lo até ao Alto Minho. Assim, convidá-mo-lo a visitar Vila Nova de Cerveira, detentora de um património e artesanato muito particulares. Pode descobrir ainda a história que gira em torno do nome da vila.

De acordo com a história o nome de Vila Nova de Cerveira tem duas origens, segundo as versões que correm acerca deste assunto. Uma delas conta que o nome da vila quer dizer Vila Nova de Cerveira ou dos veados, porque, em tempos remotos, estes animais eram muito abundantes no lugar ocupado pela vila. A segunda versão revela que o nome lhe veio do seu primeiro donatário, José Nunes de Cerveira, que nestes sítios fez florescer o reinado de D. Sancho II.

O que ver em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira é uma das mais agradáveis vilas do pitoresco Alto Minho, que faz fronteira com a Espanha e para a qual, através do ferry-boat, pode fazer a travessia. Um passeio absolutamente necessário, através do qual poderá apreciar toda a beleza que envolve esta região.

Um dos muitos pontos de atracção desta vila é o Monte da capela do Espírito Santo. Aqui encontra restos visíveis de um sistema defensivo, que parece ser de origem castreja. Algumas das plataformas artificiais que restam indicam ainda a existência de casas circulares. Outro dos locais que não pode deixar de visitar é a Igreja Matriz. Dedicada a S. Cipriano, data do século XIX, mas existem vestígios anteriores, nomeadamente a capela mor, datados do século XVII. Também o Solar dos Castros é uma preciosidade a não perder.

Passagem obrigatória é o Castelo de Vila Nova de Cerveira, devido ao seu testemunho de outros tempos. Mandado construir por D. Dinis, possui sete torres que beneficiaram de obras de restauro realizadas em 1940.

castelo-vila-nova-de-cerveira

A beleza do local é impressionante. A  moldura natural, os montes pelas costas e o rio aos pés. Uma visita à Srª. da Encarnação, no alto do monte, deixa ver, seguramente, uma das mais belas paisagens do país, onde se pode observar toda a grandeza das verdejantes margens do rio Minho dividido, aqui, por pequenas ilhas – a da Boega e a dos Amores.

 

Mas além da imensa paisagem que o rodeia, Vila Nova de Cerveira tem ainda muito para visitar. Subindo o monte, acompanhado do Cervo, escultura que é símbolo da vila, pode encontrar o reconstruído convento de S. Paio. Todo o centro da vila é uma surpresa de traços diferentes.

Foi no ano de 1321 que D. Dinis deu o primeiro foral a Vila Nova de Cerveira, sob a condição de se juntarem cem moradores para a construir. Entre a vila e o rio encontram-se as ruínas do castelo medieval e da antiga praça, testemunhos da passagem de antigas civilizações por esta região. No entanto, dentro das muralhas conserva-se ainda o pelourinho do século XVI, a igreja setecentista da misericórdia e a antiga Casa da Câmara.

Desde 1978, que Cerveira é conhecida pela realização da bienal de artes plásticas, uma referência nacional, cuja fama expandiu-se mundialmente, atraindo a presença de artistas internacionais.

O que comer em Vila Nova de Cerveira?

Depois de descobrir as maravilhas e locais emblemáticos que caracterizam Vila Nova de Cerveira, é chegada a hora de se deliciar com a comida típica da região. Pode dizer-se com toda a certeza que a lampreia é a rainha de todos os pratos, bem como o debulho de sável, que também é cozinhado com excepcional requinte. Além destas especialidades, existem variados pratos de peixe e carne, aliados a uma boa doçaria.

Vila Nova de Cerveira é assim convertida num local ideal para umas boas férias, ou simplesmente para um fim-de-semana, complementando os passeios de relaxe com a confraternização à boa mesa. Tanto na vila, como nas freguesias em redor existem  muitos restaurantes que facilmente pode descobrir para satisfazer o seu apetite e a sua curiosidade.

Vila Nova de Cerveira é assim um local a ter em conta para uns agradáveis dias de descanso.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Vila Nova de Cerveira no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *