Home / Cidades /

Realize uma Viagem Gastronómica pela tradição de Paris

Realize uma Viagem Gastronómica pela tradição de Paris

Que tal uma viagem gastronómica pela tradição de Paris? Confira aqui algumas dicas e saboreie-as ao visitar a capital de França!

Quando pensamos em fazer uma viagem a Paris, muitas coisas nos vêm à cabeça. Entre elas, romantismo, belezas naturais e urbanas, e, principalmente, moda. Mas algo que tem chamado muito a atenção dos visitantes é a gastronomia da França.

A cozinha francesa é muito famosa e adorada por todo o mundo. As suas famosas baguetes, croissants, doces e queijos são os principais atrativos da gastronomia francesa, principalmente na cidade de Paris.

Conheça neste artigo alguns dos pratos e produtos indispensáveis quando o desejo é imergir na tradição da culinária parisiense.

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/paris-comida-mesa-cozinha-1051143/

Comece agora a sua Viagem Gastronómica pela tradição de Paris

Que tal embarcar numa viagem de sabores? Se você vai visitar a França, não deixe de praticar uma viagem gastronómica pela tradição de Paris. Aproveite a lista!

Croque-monsieur

O sanduíche mais famoso da gastronomia da França é o rei dos bistrôs de Paris. Criado em 1910, num café parisiense localizado no Boulevard des Capucines, é sem dúvida uma das iguarias preferidas pelos turistas.

Consiste num sanduíche quente, que recebe fatias de presunto e queijo gruyere entre 2 fatias de pão com muita manteiga. Ele é finalizado ao forno para ficar gratinado e crocante. A sua receita permanece a mesma até hoje, porém existem receitas variantes da original, como a croque-madame, numa versão em que a sanduíche recebe um ovo no topo.

Baguete Parisiense

A baguete é o símbolo emblemático da cozinha francesa e especialistas dizem que a melhor baguete é encontrada em Paris. Criada no século XIX, graças ao conde Zang que apresentou esse pão vienense para a França. É feita com farinha, água, sal, levedura ou fermento, e depois assada. É um pão longo, com crosta dourada e miolo que derrete na boca.

Queijo Brie

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/queijo-queijo-brie-alimentos-630511/

 

Muito consumido no mundo todo, o queijo brie é originário da região de Meaux. É um queijo macio de forma cilíndrica e casca envelhecida e está entre os queijos franceses mais saborosos. Foi apelidado de “Rei dos queijos” assim como “Príncipe das sobremesas”.

O brie é feito de leite de vaca cru, sendo refinado durante, pelo menos, quatro semanas e o seu sabor pode variar de acordo com o grau da maturação do queijo. Pode ser apreciado in natura, muito presente nas tábuas de queijos para acompanhar uma taça de vinho ou usado em pratos e sobremesas.

Mostarda de Meaux

Não é somente com mostarda dijon que é feita a culinária francesa. A mostarda da região de Meaux é famosa por ter uma receita à moda antiga, com um misto de sementes inteiras e trituradas, misturadas com vinagre, sal e especiarias.

Tem um aroma subtil e sabor requintado, que pode acompanhar muito bem pratos com carnes, ou para fazer vinagretes e molhos. A sua embalagem também é icónica, com o seu pequeno pote de vidro com uma tampa de rolha selada com cera. A Mostarda de Meaux é exportada para todo o mundo.

Cervejas Artesanais Parisienses

As cervejarias francesas são emblemáticas, com a sua arquitetura em estilo Art Deco e os seus garçons vestidos de preto e branco. Antes as cervejarias só eram usadas para a fabricação e comércio da cerveja, mas hoje recebem o melhor da gastronomia francesa, servido desde sanduíches como o croque-monsieur até pratos mais elaborados como guisados de vitela.

Paris-Brest

Esse bolo famoso de Paris é uma coroa de massa folhada recheada com creme de praliné. A padaria que criou este bolo nasceu no século XIX e promovia uma corrida de bicicleta ligando as cidades de Paris e Brest. A forma circular do bolo foi uma homenagem a essa corrida, representando uma roda de bicicleta.

Então, preparado para aproveitar a sua viagem gastronómica pela tradição de Paris? Aproveite os sabores apresentados pela gastronomia em torno da cidade mais romântica do mundo!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Comentário

  • Avatar
    Carlos Arnaldo Cruz Gonçalves
    31 May, 2019

    Li seu artigo sobre Viagem Gastronômica em Paris, achei só que falta você colocar mai ilustrações sobre o que apontou, por exemplo, lugares onde consumir, fotos dos produtos onde melhor são preparados, por exemplo pães, qual a melhor padaria, com maior diversidade, etc… Pois quem viaja e desconhece precisa saber aonde ir.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *