Home / Ciência e Tecnologia /

Uber: a app que revolucionou o mundo de transportes

uber

Uber: a app que revolucionou o mundo de transportes

 

Uber. Já todos sabemos o que é. Esta palavra estranha de quatro letras tem aparecido nos media de todo o mundo, frequentemente acompanhada de títulos que falam de manifestações de taxistas. Em Portugal, esta é uma realidade constante. Em fevereiro de 2015, por exemplo, taxistas no aeroporto da Portela em Lisboa fizeram greve para protestar, uma vez mais, contra a Uber.

Para quem está mais distraído quanto às últimas novidades do mundo digital, explicamos o que é isto da Uber. Trata-se de uma aplicação que pode instalar no seu dispositivo móvel e usar para pedir um carro que lhe prestará um serviço muito semelhante ao de um táxi. A diferença está na qualidade e personalização do serviço, na facilidade do condutor em encontrá-lo e no pagamento flexível a partir da aplicação usando o cartão de crédito.

A concorrência que este negócio constitui para os taxistas está a dar que falar por t odo o mundo. A Uber, que faz seis anos em 2016, está avaliada em 45 milhões de euros e começou apenas como start up. No início, era um pequeno projeto que acontecia apenas em São Francisco e que era usado por um grupo de amigos. À medida que a rede foi crescendo – hoje opera em mais de 330 cidades de 60 países – as polémicas agravaram-se.

Acima de tudo, a Uber provou que a Internet está de facto a mudar o mundo e a chegar até aos negócios que, aparentemente, parecem estar mais afastados do meio digital. Neste post, apontamos 5 razões que explicam todo este sucesso da Uber e que provam que o aplicativo está cá para ficar… se o deixarem ficar.

Uber: porque gostamos tanto desta app?

Facilidade

Não há nada mais simples  do que utilizar a Uber. Basta abrir a aplicação e procurar um condutor Uber na proximidade. Assim que encontrar a viatura, pode indicar qual o seu destino e efetuar imediatamente o pagamento através do cartão de crédito. Depois, basta esperar que a sua boleia chegue ao local onde se encontra. Através de um sistema de geolocalização, o veículo Uber sabe precisdamente onde o pode encontrar.

Está na moda

Após estar suspenso durante uns meses em Portugal, a Uber está na moda e há cada vez mais pessoas a utilizar este serviço. Além disso, quem faz a sua inscrição recebe um vale de 10 euros para gastar na sua primeira viagem e testar o serviço. Portanto, a própria Uber incentiva-o a testar.

 

uber-banner

Barato

O serviço da Uber não é assim tão caro se compararmos, por exemplo, com os táxis normais. Um trajeto normal no Uber Premium – um serviço de qualidade acrescida – custa pouco mais que o táxi, cerca de 25%, enquanto que o serviço normal pratica os mesmos preços.

Pagamento

Não há dúvida de que o pagamento é uma das vantagens da Uber e este é um ponto a que damos especial atenção neste post. Mais do que conseguir pagar a viagem antes sequer de a fazermos, sabemos antecipadamente qual é o valor. Ao contrário dos táxis não corremos o risco de apanhar surpresas no final da viagem e de ver o número no contador a crescer a cada minuto, sem percebermos muito bem em que quantia final vai ficar.

Qualidade

O Uber dispõe ao serviço dos utilizadores dois tipos de serviços. O Uber Premium, que se identifica como um serviço de luxo, embora os preços praticados não sejam exorbitantes; e o Uber Económico, cujos preços estão taxados para aqueles equivalentes aos de um táxi normal. Porém, qualidade é um factor que não varia conforme o preço: seja qual for o serviço, os motoristas são simpáticos, educados e profissionais.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *