Home / Ciência e Tecnologia /

Como é que o telemóvel mudou a forma de viajar?

Como é que o telemóvel mudou a forma de viajar?

 

O fantástico mundo das tecnologias está a mudar a forma como vivemos e como interagimos. Através de um simples telemóvel ou smartphone é possível executar tarefas que até agora só estavam disponíveis a partir de um computador. Leia este artigo até ao fim e saiba como estes pequenos aparelhos que cabem na palma da mão podem melhorar qualquer viagem.

O universo dos aplicativos para telemóvel está na moda e o seu crescimento é inegável. Todos os dias surge uma nova app que promete ajudar a resolver qualquer problema. Os telemóveis tornaram-se assim em dispositivos versáteis que à distancia de um simples toque combinam várias funcionalidades: podem em simultâneo ser instrumentos de trabalho ou servir como forma de entretenimento.

Se é daquelas pessoas que apenas utiliza o seu telemóvel para tratar de coisas sérias, pois saiba que o instrumento que tem no bolso pode ser uma ferramenta indispensável na altura de fazer uma viagem.  Seja uma deslocação para férias ou por motivos de negócios, a verdade é que ninguém gosta de perder tempo em filas de check-in ou à procura de um transporte.

Rentabilize o tempo, pegue no seu smartphone e saiba como o utilizar a seu favor. Afinal, todos sabemos o quão cansativo pode ser encontrar um serviço num aeroporto que não conhecemos ou o quão desesperante pode ser não encontrar a passagem aérea minutos antes de embarcar.

Marcar voos com o telemóvel

Ter um smartphone pode tornar tudo muito mais fácil na altura de marcar um voo ou reservar um quarto de hotel. Atualmente existem no mercado inúmeros aplicativos gratuitos que lhe permitem comparar preços e verificar qual o voo mais barato para o destino pretendido, num determinado dia.

A grande maioria das companhias aéreas também possui a sua própria app para facilitar a reserva. Basta descarregar, preencher meia dúzia de campos e já está. O sucesso destes aplicativos é comprovado por um estudo que indica que 76% dos passageiros já utiliza aplicações móveis e revela que, pelo menos, 43% se revela extremamente satisfeita, dizendo que  a utilização destas apps melhorou significativamente a sua viagem.

Se costuma viajar com frequência, talvez já tenha visto pessoas que na altura de embarcar mostraram o telemóvel em vez dos boarding passes tradicionais, em papel. O mecanismo está a ser adotado por um número cada vez maior de companhias aéreas e resolve os problemas de quem perdeu o documento ou de quem se esqueceu dele em casa.
100 Million Reviews 728x90

 

Fazer reservas nos hóteis com o telemóvel

A mesma lógica de marcação de voos é aplicada aos hotéis. Hoje em dia é cada vez mais fácil encontrar a solução pretendida ao preço desejado. A grande maioria dos aplicativos é gratuita e existem hotéis a apostar na criação de apps próprias.

Através destas ferramentas poderá fazer check-in direto sem ter de esperar na fila e existem inclusive serviços que tornam a vida dentro do hotel muito mais simples.

Suponhamos que quer pedir o pequeno almoço. Então basta pegar no telemóvel e selecionar o menu pretendido. Ou por outro lado, já pensou no que seria perder a chave do seu quarto? Para resolver este problema, alguns hotéis já implementaram sistemas de chaves eletrónicas que funcionam a partir do telemóvel. É só segurar o aparelho em frente a um dispositivo Bluethooth e a porta será aberta.

Entretenimento durante a viagem

Viagens longas podem ser um verdadeiro pesadelo. Isto principalmente se viajarmos com a família e as crianças não pararem de perguntar se ainda falta muito para chegarmos ao destino. Para resolver este problema, algumas companhias aéreas começaram a oferecer aplicativos que permitem ver filmes, ouvir música ou jogar jogos através do seu iPhone ou iPad. Desta forma, cada passageiro poderá escolher aquilo que pretende ver ou fazer.

Arrendar carros e chamar um táxi

Muitas companhias aéreas e empresas hoteleiras possuem parcerias com sistemas de rent-a-car. Assim, será muito mais fácil escolher qual a solução que melhor se adequa às necessidades de cada um. Existem inclusive aplicativos de car sharing que lhe permitem alugar um carro a meias.

Se, por outro lado, pretende chamar um táxi mas está numa zona pouco movimentada e anda por cima não sabe para que número ligar, pois saiba que existem aplicações que resolvem o problema. Basta um toque para escolher a cidade onde está, preencher os dados da sua localização e aguardar tranquilamente.

A verdade é que hoje em dia os telemóveis são verdadeiras caixinhas com funcionalidades que tornam mais fácil a vida de todos nós. Se for viajar, não deixe o telemóvel em casa e poupe tempo de trabalho ou na companhia da sua família.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *