Home / Ciência e Tecnologia /

Surfrider Foundation Europe defende os Oceanos no Parlamento Europeu

Surfrider Foundation Europe defende os Oceanos no Parlamento Europeu

WePlann

Sabia que mais de 196 milhões de pessoas vivem, 88 milhões de pessoas trabalham e 410 milhões de pessoas embarcam ou desembarcam nas regiões costeiras da União Europeia?

Esses são apenas alguns dos números que justificaram a criação da campanha da ONG Voice for the Ocean que visa colocar as prioridades e preocupações do Oceano na agenda política da EU.

A Surfrider Foundation Europe, organização mundial sem fins lucrativos dedicada à proteção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral, está a dinamizar a sua campanha europeia Voice for the Ocean em Portugal até ao dia 14 de Dezembro de 2018.

 

 

A ONG está a levar a cabo uma tour por 5 países europeus com destaque para a cidade do Porto, que foi escolhida para encerrar a primeira fase da campanha já no próximo mês.

A Surfrider Foundation Europe nasce em 1990 pelas mãos de um grupo de surfistas locais para proteger e valorizar rios, lagos, oceanos, as ondas e todo o litoral de forma mais sustentável.

Hoje, com mais de 12 000 membros na Europa, está representada em 9 países através dos seus capítulos de voluntários e reúne pessoas de todas as esferas da vida, com uma paixão comum pelo oceano e dedicação para cuidar do litoral.

Em Junho lançaram um estudo de opinião pública com questões relacionadas com o oceano identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus que serão eleitos nas próximas eleições parlamentares de 2019.

Como resultado, espera-se que a maioria dos candidatos políticos tenham estes resultados em consideração e integrem ações no seu programa de campanha.

A campanha divide-se em duas fases: até o final de 2018, a Fundação está a apelar aos cidadãos europeus e aos players da sociedade civil comprometidos com a proteção dos oceanos para que participem numa ampla consulta digital em torno de oito questões relacionadas com o oceano – é neste período que o tour europeu que termina no Porto acontece.

 

 

Numa segunda fase, a partir de janeiro de 2019, compromete-se a apresentar publicamente os resultados do questionário e a comunicar as diferentes prioridades mencionadas pelos cidadãos aos candidatos eleitorais europeus.

 

“Sabemos que este ano e o próximo serão anos particularmente cruciais para os mares da Europa, uma vez que se esperam que as várias mudanças ao nível das políticas da UE e a nível internacional, com a eleição e nomeação do novo Parlamento Europeu.” comenta Antidia Citores, chefe do Departamento de Lobbies e Campanhas da Surfrider Foundation Europe.

“Por toda a Europa, os nossos voluntários estão envolvidos de várias formas, organizando eventos de sensibilização nas escolas, participando em reuniões e eventos locais ou denunciando a poluição e apelando contra a proliferação da construção na orla costeira.”, acrescenta a responsável.

 

 

Se deseja participar responda ao questionário online que requer apenas cerca de dez minutos.

Os resultados serão processados ​​por profissionais, de modo a identificar as principais prioridades apontadas pelos cidadãos, de forma a identificar as medidas que receberam o maior apoio dos cidadãos. Estes resultados, analisados ​​na íntegra, servirão de base para a argumentação apresentada pela Surfrider Foundation Europe aos candidatos europeus.

A plataforma de consulta encerra no dia 14 de dezembro de 2018 – já o site permanecerá on-line até o final da campanha, em maio de 2019 bem como uma apresentação da consulta. Os dados transmitidos serão mantidos em sigilo pela Surfrider, não sendo em nenhuma circunstância transmitidos a terceiros.

 

 

Sobre a Surfrider Foundation Europe

A Surfrider Foundation Europe é uma organização ambiental sem fins lucrativos, criada em 1990 em França (Biarritz).

Durante a sua existência, adquiriu experiência nas áreas de investigação e ação local, bem como na criação e distribuição de ferramentas educativas. Hoje tornou-se numa rede de 700 voluntários, 10.500 membros e 120.000 apoiantes em aproximadamente quarenta capítulos locais, que estão ativos em nove países europeus.

Saiba mais: www.surfrider.eu

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *