Home / Ciência e Tecnologia /

O estranho fenómeno na Serra da Estrela que se tornou viral

O estranho fenómeno na Serra da Estrela que se tornou viral

 

No início de 2016, um vídeo tornou-se rapidamente viral na Internet. Estavam todos fascinados com o estranho buraco que era visível na albufeira da Barragem de Covão dos Conchos, na Serra da Estrela em Portugal.

Visto a partir do céu, o efeito provocado na albufeira é avassalador: um grande buraco, que parece sugar a água a toda à sua volta e que se mistura numa miríade de cores.

Mesmo que pareça algo saído de um filme de ficção científica, ou de uma história da época dos Descobrimentos, quando os navegadores acreditavam que havia monstros e abismos no mar, este é um fenómeno fascinante que promete atrair muitos turistas a Portugal e, em particular, à Serra da Estrela nos próximos anos.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Portugal no TripAdvisor

As imagens de que hoje dispomos, captadas através de uma elevada altitude, foram retiradas por um drone que sobrevoou a barragem de Covão dos Conchos. Para quem não conhece, a barragem foi construída nos anos 50, com data de conclusão em 1955, e integra a central elétrica do Sabugueiro.

Deixamos de seguida o vídeo, caso não tenha tido oportunidade de o ver:

 

O buraco visível na imagem é na verdade um túnel que recolhe as águas da Ribeira das Naves e as encaminha para a Lagoa Comprida. Feito de betão e de granito, trata-se de um túnel com 48 metros de largura e 1519 metros de comprimento.

As imagens, divulgadas no canal de YouTube ProBilder GoPro – uma empresa especializada em “fotografia e vídeo aéreo” -, já alcançaram mais de 5 milhões de visualizações.

Daniel Alvez e Hélder Tavares, membros da Probilder, lançaram um drone sobre a barragem do Covão dos Conchos, na Serra da Estrela. Nas incríveis imagens que divulgaram surgia um buraco no meio da água que, tal como suspeitavam, era extraordinário ao ponto de se tornar viral. E foi exatamente isso que aconteceu.

Algumas semanas depois da publicação deste primeiro vídeo, Hélder Afonso colocou um drone na boca do túnel. Não chegou a entrar mesmo lá para dentro, mas aproximou-se mais do que qualquer outra pessoa até então. O resultado foi publicado em vídeo no YouTube. Hélder Afonso, ainda que não esteja associado à ProBilder, é o autor do projeto Portugal Visto do Céu.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *