Home / Dicas de Viagens /

10 Ferramentas indispensáveis para quem quer planear férias

planear férias

10 Ferramentas indispensáveis para quem quer planear férias

 

Todos ansiamos durante o ano inteiro pelos meses de calor e descanso que, por norma, nos estão prometidos no Verão. Mesmo que não seja na época alta, não há ninguém – ou assim esperamos – que não fique a radiar de felicidade quando começa o seu período de férias e fica livre das obrigações do dia-a-dia.

Atualmente, mesmo que os efeitos da crise económica ainda se continuem a sentir por todo o mundo, as pessoas continuam a procurar espairecer e ir de férias. O segredo, no entanto, passa por descodificar o mistério: como poupar nas viagens? Ainda que no Mundo de Viagens este já tenha sido um tópico a merecer a nossa atenção várias vezes, hoje decidimos voltar a trazê-lo à baila para acrescentar um novo ingrediente à mistura: o planeamento.

Sim, o planeamento. Neste post queremos provar que planear férias não tem de ser uma tarefa árdua. Com as ferramentas que lhe apresentamos a seguir poderá reunir toda a informação de que necessita para que possa viajar confortavelmente e sem gastar muito dinheiro. Poupe no orçamento, ganhe em diversão e concretize o sonho de viajar para o seu destino de eleição.

Planear férias com a ajuda de ferramentas incríveis

Tripadvisor

Nenhuma lista de ferramentas sobre viagens estaria completa sem o TripAdvisor. Famoso entre viajantes, podemos dizer que este site é indispensável para todos os que querem planear férias. Feito a partir do esforço colaborativo dos internautas, o TripAdvisor reúne as várias opiniões de todos os que já visitaram uma cidade ou local. Ao conhecer as suas opiniões, podemos mais facilmente encontrar aquilo que nos poderá interessar e assim fazer um roteiro. Cidades, museus, hotéis, restaurantes. Há espaço para tudo no TripAdvisor. Além das opiniões, a ferramenta agiliza todas as reservas, servindo de ponte entre o cliente e a empresa. No final, faça também a sua parte e deixe a review sobre o sítio que visitou.

Hostel World

O boom dos hostels é relativamente recente e tem-se tornado mais notório à medida que os anos passam. Ao contrário do que se pensava, atualmente estes hotéis mais informais já não recebem só jovens e são cada vez mais procurados por turistas de todas as idades. Preços baratos, partilha de experiências e conforto são as principais exigências dos hóspedes. Para esses, o melhor é consultar o Hostel World. Famosa entre os viajantes, esta plataforma reúne mais de 30 mil alojamentos de 180 países. Juntamente com a estadia, oferece aos utilizadores a possibilidade de deixarem os seus reviews. Mais de 3 milhões e meio já opinaram e 21 milhões fizeram reservas através do Hostel World.

Skyscanner

O Skyscanner é um agregador de viagens inteligente que lhe dá a conhecer as melhores oportunidades mediante as condições exigidas. Só tem de selecionar o destino e a data, e esperar que o site lhe devolva tudo aquilo que precisa de saber. Com o Skyscanner terá acesso à base de dados de mais de 600 companhias aéreas de todo o mundo. Se efetivamente pretender comprar será depois reencaminhado para o site da respetiva empresa. Para os que gostam de viajar em qualquer altura, é possível encontrar preços excecionalmente baixos. O site identifica promoções e diz-lhe quais os voos mais barato para várias cidades do mundo. É só uma questão de estar atento e esperar que a oportunidade surja. No fim só precisa de fazer as malas e partir à descoberta.

Airbnb

O Airbnb destina-se a todos os que não gostam muito de hotéis e preferem ter o seu cantinho, independentemente de estarem num lugar desconhecido. Através deste site é possível alugar casa ou quarto numa das mais de 34 mil cidades de todo o mundo. A solução sai muitas vezes mais barata e compensa em conforto, já que não tem de partilhar áreas comuns nem de cumprir os horários das refeições. Muitas das casas do Airbnb possuem uma localização privilegiada: algumas encontram-se à beira mar, outras estão localizadas junto do centro histórico. Para encontrar a solução que mais lhe agrada só tem de inserir o nome da cidade que pretende visitar, preencher informações básicas como o número de hóspedes e comparar preços e características.

Weather2travel

 

Quando vamos de férias, queremos sol e bom tempo. Mas como saber se vai ou não estar bom tempo quando partirmos? Existem várias soluções na Internet que nos permitem consultar a meteorologia. Uma das mais conhecidas é a Weather2Travel, uma plataforma que nos diz que tempo vai estar num determinado local do mundo. Ao contrário de ferramentas semelhantes, a Weather2Travel tem a vantagem de fazer previsões a longo prazo, algo extremamente importante se quisermos planear férias atempadamente. Além da temperatura e da humidade, o site mostra-nos as variações climatéricas ao longo do ano e diz-nos qual a melhor altura para visitar uma cidade ou região.

Hipmunk

Sobressaindo em relação aos seus concorrentes, o Hipmunk foi considerado pela revista Forbes como o melhor site de viagens do Mundo. Entre os principais elogios destaca-se a forma intuitiva como pode ser usado, assim como (claro) as excelentes ofertas que lá podemos encontrar. Uma das grandes vantagens está na personalização: quem quiser pode procurar por voos, hotéis e automóveis para alugar individualmente, ou optar por pacotes que combinem tudo isto. Outra das funcionalidades está num serviço mobile. Se der o seu número de telefone ao Hipmunk ele envia-lhe o link para descarregar a app e deixa-o com a promessa de que poderá poupar até 60% em hotéis. Se preferir pode descarregar diretamente a aplicação da App Store ou aceder ao site para encontrar voos, hotéis, automóveis, pacotes e promoções imperdíveis.

Camping in My Garden

Já pensou em acampar no jardim de alguém? A ideia parece um bocado estranha, mas é precisamente para isso que serve o Camping in My Garden, um site que reúne pessoas que disponibilizam os seus jardins para que os outros possam acampar. Ao aceder ao site encontramos cidades de todo o mundo e alguns dos jardins são muito bonitos. O preço a pagar por este tipo de alojamento é bastante reduzido, mas esta não é a principal vantagem do Camping in My Garden. Ao decidir acampar no jardim de alguém, é recebido por essa mesma pessoa. A maioria dos que passaram pela experiência diz que o contacto com as pessoas locais é uma enorme mais-valia. Depois da experiência, alguns acabam mesmo por ficar amigos.

CruiseCritic

Sempre quis fazer o cruzeiro e nunca achou que era a hora certa? Com o CruiseCritic não só pode escolher o seu destino de sonho, como também encontrar opiniões de pessoas que fizeram cruzeiros. Tendo em conta o preço a pagar, não há margem para não ficar satisfeito com a sua escolha. Por isso, o melhor é ler com atenção os reviews dos utilizadores e depois escolher qual o cruzeiro que realmente quer fazer. Entre as muitas funcionalidades, há promoções, reservas de último minuto e até um espaço comunitário onde as pessoas podem falar sobre as suas experiências e partilhar as viagens que fizeram. A oferta é vasta, reunindo mais de 100 mil cruzeiros que vão das Caraíbas ao Norte da Europa.

Portal do Cidadão

Quando vamos de férias nunca pensamos que o pior possa acontecer. Malas que se perdem, crianças que ficam doentes ou assaltos são alguns dos casos que infelizmente acontecem e que podem arruinar todos os nossos planos. Antes de viajar, o melhor a fazer é informar-se sobre todos os seus direitos e saber quais os cuidados que deve ter na altura de partir para um país estrangeiro. No Portal do Cidadão encontra informação útil e até curiosa em relação a vários países. O texto adverte para o choque cultural e relembra que os padrões a que estamos habituados podem não ser os mesmos do país de destino. Regras de vestuário e proibição do consumo de drogas e de álcool são alguns dos assuntos abordados, já que podem levar à prisão em países muçulmanos.

Spotted by Locals

Viver a cidade como se fosse de lá. É esta a proposta do Spotted by Locals, uma plataforma onde encontra dicas de locais para visitar que foram previamente deixadas por habitantes da cidade que está a visitar. Ao todo estão disponíveis informações sobre 62 cidades, como o Porto, Londres e Paris. Restaurantes, salas de espetáculos e atividades são alguns dos assuntos em destaque. Em cada cidade, o Spotted by Locals tem os seus spotters, colaboradores que escrevem sobre as várias cidades. Os artigos publicados são da responsabilidade de cada um deles e refletem os seus próprios gostos pessoais. A maioria é jovem.

 

Partilhe este artigo

Comentário

  • 12 fevereiro, 2017

    Que ideia boa.. com certeza fica muito mais facil usando suas dicas … podemos nos organizar melhor… Obrigada por compartilhar todos os links…

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *