Home / Egipto /

10 curiosidades que não sabia sobre as Pirâmides de Gizé

10 curiosidades que não sabia sobre as Pirâmides de Gizé

 

Se os gregos consideraram as pirâmides do Egito como uma das sete maravilhas do mundo antigo, milénios depois de terem sido concluídas, imagine como seriam essas mesmas pirâmides uma vez concluídas as obras.

Atualmente as construções estão em ruínas, submersas num mar de poeira e poluição, meras sombras do que foram há cerca de 4 mil anos. Naquela época eram revestidas com enormes blocos manualmente polidos de pedra calcária, que ao mesmo tempo protegiam e refletiam a luz do sol.

Neste post, viramos os nossos olhos para o Egito para revelar 10 curiosidades relacionadas com uma das pirâmides mais conhecidas desta civilização: As Pirâmides de Gizé.

Para quem não conhece a história destas pirâmides – porque imagens certamente já viu -, este monumento da civilização egipícia era usado como túmulo para faraós e para as suas famílias. Após a morte, os faraós eram submetidos a um ritual fúnebre muito preciso e sepultados em sarcógrafos imponentes, para que quando regressassem ao mundo dos vivos o fizessem em glória.

As Pirâmides de Gizé são três estruturas gigantescas, construídas com a força humana de milhares de escravos ao longo da história do Egipto, para as quais hoje olhamos com um misto de fascínio e curiosidade. Capaz de atrair turistas de todos os cantos do mundo, está repleta de factos curiosos que são menos conhecidos.

10 coisas que provavelmente não sabe sobre as Pirâmides de Gizé

1 – Estima-se que as pirâmides contem com aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra, que pesarão entre 2 a 30 toneladas. Alguns dos blocos de pedra utilizados nas Pirâmides de Gizé podem, no entanto, pesar mais de 50 toneladas.

2 – As três Pirâmides de Gizé (Menkaure, Khafre e Khufu) encontram-se alinhadas de forma precisa com a constelação Orion.

3 – As bases das Pirâmides de Gizé cobre 55 mil metros quadrados.

 

4 – A temperatura do interior das Pirâmides é constante e igual à temperatura média terrestre, estando marcada para cerca de 20 graus.

5 – O revestimento exterior das Pirâmides de Gizé é constituído por 144 mil pedras, todas elas altamente polidas e planas.

6 – Os alicerces das Pirâmides de Gizé contam com estruturas capazes de lidar com aquecimento e terramotos.

7 – As Pirâmides de Gizé são as construções alinhadas com maior precisão em toda a existência, estando totalmente viradas para Norte com uma margem de erro muito baixa.

8 – As quatro faces das Pirâmides de Gizé são ligeiramente côncavas, fazendo da construção a única a ser construída com esta particularidade..

9 – As Pirâmides de Gizé contavam com portas giratórias que podiam ser abertas facilmente com um simples empurrão, mesmo que pesassem mais de 20 toneladas. Quando fechada, as portas pareciam de tal forma imbuídas com a face da pirâmide, que era quase impossível detetá-la.

10 – Uma vez terminada, as Pirâmides de Gizé podia ser vista a partir das montanhas em Israel e, provavelmente, poderiam também ser vistas a partir da lua.

Ficou interessado em saber mais para o Egito? Consulte a nossa categoria dedicada a este país aqui.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *