Home / África /

E se passasse as suas férias numa praia com pinguins?

E se passasse as suas férias numa praia com pinguins?

 

O título acima não podia ser mais esclarecedor: neste post vamos falar de uma praia, na África do Sul, que é conhecida não pelas suas areias douradas ou pelas palmeiras altas a abanar ao sabor do vento mas sim pela colónia de pinguins que aí habitam. Sim, leu bem: pinguins.

Mais extraordinário ainda é que esta praia fica muito perto do Cabo das Tormentas, que tantas dores de cabeça causou aos portugueses e que, ao ser atravessado por Bartolomeu Dias, foi rebatizado com o nome que ainda hoje mantém: Boa Esperança. Se passar por estas terras longínquas para conhecer os pinguins pode, no mesmo dia, conhecer este temível e lendário Cabo.

A praia fica a cerca de 40 quilómetros do centro da cidade de Cape Town, mais precisamente numa vila costeira chamado Simon’s Town. Quem por lá passa fica facilmente apaixonado pela beleza daquele lugar, que preserva a sua natureza selvagem e continua a ser banhado pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico. As águas geladas são bonitas de apreciar mas não as ideais para dar uns mergulhos com a família: é sim perfeita para pinguins.

Pinguins: um praia diferente daquelas que conhecemos

Ao sol, a entrar no mar e conscientes de que estão a ser observados, os pinguins de Boulders’ Beach – A Praia dos Rochedos – são as principais vedetas daquele espaço. No total, naquele areal sul-africano, existem cerca de 2000 pinguins. Mas nem sempre foi assim. A colónia começou em 1983, altura em que foram feitas iniciativas para preservar uma espécie em extinção. Um casal solitário de pinguins foi instalado na Boulders’ Foxy Beach.

Dois anos depois, os pinguins começaram a pôr os seus primeiros ovos. Cerca de dez anos mais tarde, o número de aves naquela colónia já atingia os 2350. Em 2005, vários biólogos chegaram mesmo a contar mais de 3900 pinguins em Cape Town! Infelizmente, aquele foi o maior número alcançado até hoje. Desde então que a espécie tem entrado em declínio e, hoje, ronda os 2000 pinguins, como já apontamos acima.

Ainda assim, a praia de Boulders’ Foxy Beach constitui a maior colónia terrestre de pinguins na África do Sul e proporciona todas as condições para que aí possamos fazer uma visita. As autoridades vedaram a colónia e identificaram espaços de observação para que, ao chegar ao local, possa diretamente aceder aos melhores pontos para observar os pinguins e tirar fotografias. A partir desses pontos será também capaz de ver os ninhos construídos pelas aves assim como os ovos que puseram.

No entanto, se for suficientemente corajoso, pode ir além dos pontos de observação. Se comprar um bilhete (os preços são bastante acessíveis) pode entrar na colónia, aproximar-se dos pinguins e, se assim o quiser, pode até mesmo dar um mergulho nas águas geladas e dar umas braçadas ao lado das aves. Atualmente, os pinguins estão mais do que habituados à presença humana e permitem a aproximação de visitantes… Mas não o toque!

O toque em pinguins é totalmente proibido e, uma vez que são animais selvagens, faz todo o sentido que os deixemos em paz. Alimentar as aves é também estritamente proibido. Limite-se apenas a observá-las de perto, a tirar fotografias e a esperar que interajam consigo.

Para chegar a Boulders’ Foxy Beach recomendamos que apanhe um comboio em Cape Town até à estação em Simon’s Town e, daí, apanhe um táxi até à praia.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *