Home / Ciência e Tecnologia /

As passwords Wi-fi de todos os aeroportos do mundo estão neste mapa

As passwords Wi-fi de todos os aeroportos do mundo estão neste mapa

 

Num mundo que é cada vez mais tecnológico surgiu a necessidade, e em alguns casos até mesmo vício, de estar constantemente ligado à Internet. Devido à banalização do uso de telemóveis e tablets, que vêm ocupar o espaço nas nossas vidas que os computadores não conseguem preencher quando estamos em movimento, a Internet passou de facto a estar muito mais acessível.

Para quem viaja e está sempre de mala pronta para partir, o meio digital assume um papel ainda mais importante: é uma verdadeira ponte com o mundo. É através da Internet que podemos contactar aqueles que deixamos para trás, aqueles que nos esperam à saída do avião e encontrar ainda toda a informação necessária para nos orientarmos num local que não conhecemos.

Por essa mesma razão, uma das primeiras coisas que fazemos ao chegarmos a um aeroporto – seja o terminal onde vamos embarcar ou ou aquele onde desembarcamos – é pegar no telemóvel e aceder à rede Wi-fi do aeroporto. Esta é a forma perfeita para entrar no meio digital sem gastar dinheiro com o roaming.

Todavia, como saber se há Internet no aeroporto para onde nos dirigimos?

Felizmente, esta foi uma dúvida que atormentou já um outro viajante: o blogger Anil Polat fez uma investigação a todos os aeroportos do mundo e, com muita paciência, recolheu a password das redes de Internet dos aeroportos por onde já esteve. Mas Anil Polat não se limitou a reunir a informação: mais tarde, todos os dados foram organizados num mapa mundial de fácil consulta.

 

Muitos viajantes que seguiam o blog de Anil Polat decidiram contribuir com a base de dados de passwords que eles próprios tinham recolhido, incluindo as palavras-chave para as redes das salas de espera VIP das companhias aéreas. A pouco e pouco, o mapa foi crescendo e é hoje usado por milhares de viajantes que fazem do mundo a sua casa.

Dado o sucesso do mapa, Anil Polat criou a aplicação WiFox para telemóveis: o aplicativo facilita a utilização por parte de qualquer viajante. Em vez de procurar no mapa precisa apenas de selecionar o aeroporto e a aplicação trata de copiar a palavra-chave e de ligar o aparelho à internet. Simples, prático e rápido.

Esta ideia tão simples por parte de Anil Polat, que começou quase como uma brincadeira, acabou por evoluir para algo muito maior. Hoje, a aplicação está a receber uma forte adesão na Internet e a história a ser contada em diversos meios de comunicação social.

DESCARREGUE AQUI A APLICAÇÃO WIFOX E FIQUE A SABER AS PASSWORDS DE TODOS OS WIFIS DE AEROPORTOS!

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *