Home / Curiosidades /

Dicas para distinguir quais são os melhores Vinhos do Porto

Dicas para distinguir quais são os melhores Vinhos do Porto

 

Sobejamente conhecido e amplamente apreciado, o Vinho do Porto é sinónimo de distinção e requinte. Ao longo dos anos, a bebida mais famosa de Portugal foi usada em encontros sociais, servindo de pretexto para conversas entre namorados, almoços de família e até discussões de negócios.

Características singulares e um sabor diferente de qualquer outro fazem com que este fino néctar seja ideal para qualquer altura. Graças às subtilezas do Rio Douro que desagua na cidade do Porto, este líquido precioso oferece-nos diferentes variedades. Queremos com isto dizer que a bebida pode acompanhar várias outras iguarias, dependendo da situação em que for servida.

Mas como distinguir os melhores Vinhos do Porto? Para responder a esta pergunta, o melhor é falarmos um pouco sobre os diferentes tipos de Vinho do Porto que encontramos no mercado. Em primeiro lugar devemos distinguir duas grandes categorias: os Vinhos do Porto que envelhecem em barris de madeira (wood aged); e os Vinhos do Porto que envelhecem dentro da própria garrafa (bottle aged).

Embora o armazenamento possa parecer um detalhe, a verdade é que é graças a ele que o vinho adota a sua tonalidade característica e vai ganhando o sabor tão característico. À medida que o tempo passa, os taninos vão dando origem a uma textura aveludada e rica em aromas, enquanto que a tonalidade vai ficando progressivamente mais clara.

A velocidade com que o processo ocorre depende muito do armazenamento. Os vinhos que se encontram armazenados em madeira e que estão em contacto com o ar evoluem mais rápido do que aqueles que se encontram fechado em garrafa ou num tonel de grandes dimensões. Dentro da garrafa, também o envelhecimento é mais lento.

Posto isto, podemos agora falar dos tipos do Porto que existem dentro de cada uma destas grandes famílias. Continue a ler e saiba aquele que melhor se adequa a uma determinada situação.

VISÃO GERAL DA CIDADE DO PORTO

VÔOS PARA CIDADE DO PORTO

HOTÉIS NA CIDADE DO PORTO

ALUGUER DE TEMPORADA NO PORTO

RESTAURANTES NO PORTO

ATRAÇÕES NO PORTO

Melhores Vinhos do Porto envelhecido em madeira

Vinhos do Porto Ruby

O Vinho do Porto Ruby é tinto, jovem e encorpado. Com um período de envelhecimento relativamente pequeno, este vinho mantém o aroma frutado e está pouco tempo em contacto com a madeira (entre três a cinco anos).

Ao longo do período de armazenamento, o Ruby mantem o aroma a frutas vermelhas e ameias, combinado com uma cor escura que é tão característica Combina na perfeição com queijos, chocolate preto e frutos silvestres. Para beber, por exemplo, no final da refeição. 

Vinhos do Porto Tawny

Os Vinhos do Porto Tawny podem ter estado na madeira durante períodos de 10, 20, 30 ou até 40 anos. Quanto mais tempo o liquido estiver dentro do pipa, mais intensos e especiais os sabores se tornam.

À medida que os anos passam, o vinho vai absorvendo os sabores da madeira, juntando-lhe um aroma a noz e especiarias. As Caves do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, são um excelente local para ver como estes vinhos são armazenados. É servido com frutas secas, queijos fortes, chocolates, tiramisu e doces com sabor intenso.

Vinhos do Porto Branco

Frescos, doces e secos. São assim os Vinhos do Porto Brancos, que normalmente passam cerca dois a três anos dentro dos toneis. Ao contrário dos outros, este vinho é feito a partir de castas brancas e são normalmente servidos ou no início das refeições ou no final para acompanhar sobremesas doces.

Melhores Vinhos do Porto envelhecido em garrafa

Porto Ruby Reserva

Há pouco dissemos que o Porto Ruby é um vinho jovem e forte. Os melhores de cada ano passam da madeira para a garrafa e aí são armazenados, passando a envelhecer de forma mais lenta. Desta forma, o vinho continuará a manter toda a sua força, ganhando características ainda mais intensas.

TripAdvisor
 

Porto Late Bottle Vintage (LBV)

O Porto Late Bottle Vintage é todo de um só ano e passa para as garrafas quando tem cerca de quatro a cinco anos. Até lá, o liquido é armazenado no interior de barris de madeira onde a oxidação é muito lenta. Possui uma tonalidade vermelha suave e um sabor encorpado.

Porto Vintage

Entre os melhores Vinhos do Porto, o Porto Vintage é um vinho de enorme qualidade, retirado de uma seleção de castas específicas e fruto de uma colheita particularmente boa. À medida que o tempo vai passando, estes vinhos vão se aperfeiçoando-se na garrafa, repousando nas caves. Possuem um aroma a nozes e a sua principal característica é a longevidade. São o acompanhamento perfeito para queijos, amêndoas, nozes e chocolate.

Melhores Vinhos do Porto: degustação e outras dicas

O Vinho do Porto deve ser guardado num local fresco e com pouca humidade. Regra geral, um cálice deve ser servido entre os 15 e os 20 graus centígrados. O Branco e o Tawny podem ser servidos um pouco mais frescos.

Dizem os especialistas que o Vinho do Porto deve ser servido em pequenas quantidades, mais ou menos pela metade do copo. A parte superior do copo deve ser mais estreita do que o copo em si. Estas dicas ajudarão a que o vinho oxigene e transmita todo o seu aroma.

Para ocasiões muito especiais, o melhor será optar por um Porto Vintage. Cada vez mais raros, estes vinhos correspondem apenas a 1% do total de vendas de Vinho do Porto.

As próprias caves não o têm em abundância já que as garrafas fazem parte de uma colheita muito pequena. A juntar a isto, há o facto de muitos Vinhos do Porto Vintage serem imediatamente bebidos, o que faz com que acabem por não envelhecer na garrafa.

Para restantes ocasiões e encontros informais, poderá optar por uma garrafa mais jovem. Para um encontro entre amigos servirá seguramente um Ruby ou um Vinho do Porto Branco. Se preferir pode aventurar-se por algo mais velho e escolher um Tawny, cuja diversidade é vasta.

CLIQUE AQUI e confira também agora a nossa página com uma lista imperdível de PROMOÇÕES DE VIAGENS!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *