Home / Europa /

Galway: o Condado das Paredes de Pedra fica na Irlanda

Galway

Galway: o Condado das Paredes de Pedra fica na Irlanda

 

Galway é um dos locais de passagem obrigatória para quem visita a Irlanda, uma vez que conta com uma paisagem verdejante e uma atmosfera muito característica, devido às ruas e casas medievais. Foi aqui que Cristovão Colombo rezou antes de partir para a América. Em Galway bebe-se muita cerveja preta, canta-se e fazem-se amigos para o resto da vida.

Neste post propomos-lhe uma visita à bonita cidade de Galway, na Irlanda. Conhecida como o condado de paredes de pedra devido aos inúmeros muros que possui, este facto deve-se à abundância de calcário encontrada nesta região do país. Além disso, é um dos cenários paisagísticos mais espectaculares da Irlanda, nomeadamente a zona de Connemara e das ilhas Aran.

Mesmo sendo a maior cidade da região Oeste do país, Galway mantém uma atmosfera muito pitoresca, característica das pequenas vilas irlandesas. Aqui não lhe vão faltar sítios para visitar nem coisas para fazer. Conhecida ainda como a cidade dos clãs, Galway tem uma história muito vasta que pode ser apreciada através da descoberta da sua cultura.

Galway: o que ver?

catedral

Um dos edifícios mais impressionantes da cidade é a catedral, situada perto da antiga prisão. Construída entre 1958/65, o monumento foi desenhado segundo várias influências, nomeadamente a cúpula que reflete o estilo renascentista, enquanto os vitrais de rosácea ecoam sinais de longa tradição da arte cristã.

Não deve deixar também de percorrer a Kirwan’s Lane, uma avenida de origem medieval, com bastantes pormenores de arquitectura dos séculos XVI e XVII. Actualmente, além de preservar o estilo tradicional da região, alberga as mais modernas lojas de toda a Irlanda, principalmente cafetarias e espaços de design. No fim da avenida, dá-se o encontro do rio Corrib com o oceano.

Um feito assinalado pelo conhecido Arco Espanhol que, situado junta à antiga praça onde ainda se vende peixe, é tudo o que resta das antigas muralhas da cidade. Outro local tradicional para passear é a zona do porto marítimo, conhecida como Cladagh: pequenas casas às cores, a foz do rio, cisnes, barcos e a baía.

 

No entanto, não pode deixar de visitar um dos monumentos mais belos da região, o castelo de Ballynahinch, rodeado por montanhas e ladeado por um enorme lago. Quando chega a Primavera, é possível assistir ao desabrochar a uma grande variedade de flores, observar pequenos carneiros em verdejantes pastos e ouvir o som dos pássaros.

Galway: o que comer… e beber?

Galway

São muitos os locais e monumentos que tem para visitar, paisagens de uma beleza deslumbrante para contemplar, mas chegou o tempo de fazer uma breve pausa para conhecer os sabores da tradicional cozinha irlandesa. A batata é a rainha. Assada, no forno, simplesmente cozida e temperada com salsa ou acompanhada com cebolinhas pode comer-se em toda a parte. O peixe é outro dos manjares da Irlanda. Desde a truta, ao salmão passando ainda pela lagosta, poderá saborear todo o género de peixe preparado das mais variadas maneiras.

Para acompanhar todas estas iguarias não podia faltar a cerveja, a bebida por excelência da Irlanda. Existem muitas marcas e sabores, sendo a Guiness a marca nacional.

Como qualquer outra localidade irlandesa, Galway encontra-se repleta de bares para todos os gostos. Aqui não existe qualquer diferença entre bares de jovens e de pessoas mais velhas, num mesmo local podem-se encontrar três gerações que alegremente confraternizam ao sabor de uma bela Guiness. Sendo a Irlanda um país de músicos, não se espante de ver em qualquer canto uma banda a tocar.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Galway no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *