Home / Dicas de Viagens /

Agência Abreu: uma agência centenária adaptada aos dias de hoje

Agência Abreu: uma agência centenária adaptada aos dias de hoje

WePlann

O mercado do turismo português conta com um grande gigante que se encontra em atividade há quase dois séculos. Estamos a falar, obviamente, da Agência Abreu. Com vários postos de atendimento por todo o país, a Abreu tem-se especializado na prestação de serviços turísticos, ajudando viajantes a planear as suas viagens, quer a nível de transporte quer a nível de alojamento e até mesmo atividades lúdicas e culturais.

Hoje, este negócio que começou em 1840, em pleno século XIX, é a prova viva de que é possível acompanhar a passagem do tempo e reconhecer novas oportunidades. Muito recentemente a Agência Abreu chegou mesmo a dar uma pisada rumo à era digital, adaptando-se ao mercado crescente do turismo na Internet.

A Agência Abreu, como deve saber, orgulha-se do serviço de excelência e da reputação que construiu ao longo de mais de um século e meio. Os principais serviços desta agência pressupõem que alguém trate da sua viagem por si, um modelo que veio bater de contra com a tendência de plataformas online que dão autonomia ao viajante.

Isto significava que a agência devia pôr um fim ao seu modelo clássico e render-se apenas ao digital? Não. O resultado foi a criação de dois sites que, em suporte digital, sustentam o negócio físico a acontecer todos os dias nos pontos de venda distribuídos pelo país.

O site Viagens Abreu representa o molde tradicional pelo qual a agência é conhecida. Neste site o utilizador pode encontrar informação precisa sobre a agência e as promoções que está a praticar, assim como os pacotes disponíveis para os diferentes destinos. Se encontrar uma opção do seu agrado pode efetuar na hora a reserva através da Internet ou deslocar-se a um ponto de venda com uma decisão tomada.

TripAdvisor
 

Por outro lado, quem não está interessado em pacotes de viagens e precisa apenas de comprar uma passagem aérea ou de encontrar alojamento, pode utilizar o Abreu Express. Este site foi criado, tal como podemos ler no site, com “o intuito de melhorar a sua experiência online na reserva de voo, hotel ou na combinação de voo + hotel.” A ideia é que continue a usar a agência Abreu para adquirir serviços que costuma comprar através de outras plataformas internacionais.

Um pouco sobre a história da agência Abreu

A história da agência Abreu começa em 1840 quando Bernardo Luis Vieira de Abreu, natural de Rossas, em Vieira do Minho, notou o movimento de emigrantes que saía do norte de Portugal e da Galiza para o Brasil. Perante esta oportunidade, Bernardo de Abreu fixa-se no Porto, mais precisamente na Rua do Loureiro, e abre a primeira agência de viagens do mundo com atendimento ao público.

A agência era especialista em prestar serviços como passaportes, vistos e a venda de passagens de comboio para Lisboa e de navio para a América do Sul. Gradualmente, as competências da agência foram-se alargando assim como o seu alcance, passando a vender bilhetes para África, América da Norte e pontos distintos pela Europa.

Em 1950, já com 110 anos de história, a agência Abreu valoriza o seu trabalho e reputação com os conhecidos Circuitos Europeus e Viagens em Grupo. Na mesma década passa a integrar o setor de Carga que daí para a frente assume um papel essencial no crescimento do grupo Abreu. Em 1960 a agência inicia um novo ciclo, estimulado principalmente pelo mercado emergente da aviação comercial.

Durante as décadas seguintes a Abreu expande-se com uma rede de lojas por todo o país. Em 2015, a Agência Abreu era a maior organização de viagens a operar no mercado português, com 150 lojas (todas elas próprias). Passados 174 anos a Viagens Abreu continua a manter intacta a sua matriz, ao ter como proprietários os descendentes diretos do fundador.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *