Home / América do Sul /

Top 10 de Atividades em Punta del Este no Uruguai

Top 10 de Atividades em Punta del Este no Uruguai

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Conhecida como a Miami do Uruguai, ou até mesmo os Hamptons da América do Sul, a cidade de Punta del Este no Uruguai transmite sensações únicas e diferenciadas em comparação com o resto do país.

Na verdade este é um local muito apreciado pelos turistas que transpira o desejo de luxo, sendo muitas vezes equiparada a Marbella em Espanha. A cidade tem uma enorme reputação de ser o local mais cool para passar férias se você for um jovem rico no Sudeste da América do Sul.

Punta del Este significa, em português, “ponta do leste”. Conforme indica o nome da cidade, a sua localização é fácil de compreender: fica na pontinha da península do Uruguai, dividindo as águas do Rio da Prata e do Oceano Atlântico, na América do Sul. Distando apenas 120 km de Montevidéu, a capital do Uruguai, o seu acesso via avião ou autocarro através do Brasil é simples e prático.

Punta del Este é limpa, segura e, na sua maioria, bastante tranquila. Há algumas coisas bastante interessantes para fazer e também existem descobertas fascinantes nas cidades vizinhas ao longo da costa.

 

 

Qual é a melhor altura para visitar Punta del Este?

Como na grande maioria dos destinos turísticos a estação do ano em que se visita Punta del Este pode ter um grande impacto na forma como se pode passar o tempo.

Assim, se deseja tirar o melhor partido da visita a esta cidade recomendamos fortemente que visite a mesma durante o verão do Uruguai, ou seja, entre meados de novembro e janeiro.

A desvantagem é que muitos preços são mais altos durante esse período, mas o lado positivo é que pode aproveitar o melhor de Punta del Este, como por exemplo percorrer os caminhos da cidade através de um automóvel. O aluguel de carros Punta del Este é bastante fácil e prazeroso, proporcionando uma autonomia e liberdade que vai compensar.

 

Lista com top 10 de atividades em Punta del Este no Uruguai

 

La Mano – Los Dedos (Monumento ao Afogado)

O número um na lista de coisas para fazer em Punta del Este são os famosos, mas também bastante bizarros, Los Dedos (sim, dedos) na areia da praia principal, Playa Brava. A visita à escultura é gratuita e muitos se perguntam sobre qual o motivo da sua existência (alguns dizem que o artista quis nos alertar para os perigos do afogamento).

A menos que seja um influenciador que tenha a motivação para aparecer na escultura de Los Dedos ao amanhecer, poderá ter de esperar numa fila para tirar uma fotografia durante a época alta, e não espere ter todos os Dedos na sua fotografia, uma vez que outros turistas estarão a ocupar os dedos à esquerda e à direita!!

Há alguns fotógrafos e vendedores ambulantes que vêm conversar consigo na fila para passar o tempo; alguns deles têm todo o gosto em tirar-lhe uma fotografia com a sua máquina fotográfica a troco de uma pequena gorjeta, ou pode combinar uma troca com a pessoa que está atrás de si na fila.

 

Marina de Punta del Este

A oeste da península, encontra-se a marina de Punta del Este, repleta de iates, e todos os luxos dos clubes de iates exclusivos que a rodeiam; basta seguir o som do tilintar das taças de champanhe.

Embora não existam muitas coisas para fazer na marina de Punta del Este sem ser membro de clubes mais elitistas, alguns dos bares estão abertos ao público em geral e, talvez, ao absorver as vibrações, até encontre uma fonte de inspiração para finalmente dar início àquela sua última ideia de negócio.

 

 

Circunavegar a península de Punta del Este

Já explicamos que Punta del Este significa “Ponta do Leste”, e este ponto descreve a península que se projecta diretamente para o Oceano Atlântico. Por isso mesmo é possível caminhar ao redor da borda da península, onde se encontra uma pitoresca igreja azul, o farol de Punta del Este e algumas casas mais luxuosas em áreas muito mais residenciais.

À medida que se vai contornando, vê-se a costa mudar de areias amarelas a leste da península de Punta del Este (onde se encontra a escultura Los Dedos) para rochas desgastadas pelo tempo a oeste. Se o mar não estiver muito agitado é possível caminhar sobre algumas das rochas. Este é um passeio imperdível!

 

Explorar os vinhedos em redor de Punta del Este

A vizinha Argentina é reconhecidamente um excelente país vinícola, mas o Uruguai tem a sua quota-parte de excelentes vinhedos. A terra e o clima ao redor de Punta del Este são perfeitos para a produção de vinho, e a boa notícia é que você pode visitar os vinhedos para passeios e degustação de vinhos. A Bodega Garzón é conhecida como uma das melhores.

 

 

Ver Punta del Este de cima

A melhor maneira de apreciar a fascinante geografia de Punta del Este é, obviamente, de cima, então por que não experimentar uma descida em pára-quedas e planar sobre a cidade? Com os seus ventos atlânticos, este é um lugar perfeito para voar de parapente ou paramotor no alto dos céus.

 

Praias de Punta del Este

Existem praias em ambos os lados da cidade. Já referimos em cima a Playa Brava, onde se encontra a escultura de Dedos, que é uma extensão particularmente larga de areia limpa, perfeita para um dia de relaxamento, mas existem muitas mais.

Não existe muita oferta de barracas de comida e bebida durante a época baixa, mas no Verão certamente vai encontrar tudo o que precisa para se sentir confortável.

Do outro lado da cidade, dirija-se à extensa Playa Mansa para ver o pôr do sol junto ao cais e para se divertir no Ovo Bar. Existe também um ginásio ao ar livre a sul desta praia, se tiver saudades dos seus pesos em casa.

 

Sinta-se em casa na Casapueblo

Um pouco fora da cidade de Punta del Este, em Punta Ballena, há uma casa incrível de 9 andares construída por um excêntrico artista uruguaio chamado Carlos Páez Vilaró. O edíficio é todo branco, num estilo vagamente mediterrânico, e ergue-se sobre os penhascos da costa uruguaia.

Ironicamente, a Casapueblo começou em 1958 como uma casa modesta e um estúdio de arte feito de madeira para Carlos, mas com mais e mais explosões criativas de construção ele transformou-a na bizarra mas bela arquitetura que vemos hoje.

A mansão é simultaneamente uma galeria/museu durante o dia e um hotel, por isso pode ficar lá se quiser um lugar verdadeiramente icónico para descansar a cabeça à noite – espere vistas deslumbrantes sobre o mar e interiores rústicos.

 

Conviva com os habitantes locais na Isla de Lobos

A partir de Punta del Este pode fazer um passeio de barco até 5 milhas a sul até à Isla de Lobos, uma ilha próxima com uma colónia de 15 mil leões marinhos e até 250 mil focas. Esta é uma experiência única que permite também o convívio com os habitantes locais e a aprendizagem dos costumes e cultura do local.

 

 

Visite a cidade de La Barra del Maldonado

Quando sentir que já fez tudo o que queria em Punta del Este pode alugar um carro ou apanhar o autocarro local e visitar La Barra del Maldonado, uma pequena cidade a 15 minutos de distância, que é conhecida por ser o lar de miúdos ricos e surfistas. Se gosta de surfar, este deve ser o seu primeiro destino!

Pode fazer uma pequena caminhada até às praias de La Barra, que por vezes parecem mais praias lacustres e quase não têm pessoas.

A cidade de La Barra é agradável para um passeio e um café; sendo uma área mais residencial, pode esperar mais agitação aqui, independentemente da época turística de Punta del Este.

Um destaque definitivo é o pequeno museu da maconha (Museo de Marihuana) dentro de uma loja de souvenirs logo no início da cidade, perto da ponte maluca. A entrada no museu é gratuita e pode contar com uma visita guiada entusiasta dos proprietários, um pouco loucos mas extremamente acolhedores

 

Passar um dia em José Ignacio

José Ignacio é uma pequena e rústica cidade de praia com belas praias. É o lar de apenas um punhado de famílias de pescadores e, embora seja um local privilegiado para comprar uma casa de verão, a cidade não tem pavimentação, nem multibancos, nem bares elegantes, nada. É uma cidade tranquila, exceto nas semanas a seguir ao Natal, altura em que se torna muito popular entre a elite da América do Sul em busca de praias deslumbrantes e pequenos festivais.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *