Marketing para Agências de Viagens: 3 Estratégias para Desenvolver em 2022
Serviços de qualidade. Pacotes de férias atrativos. Escapadelas irresistíveis. Promoções imperdíveis. Tem tudo o que é preciso para saciar o desejo de viajar, mas será que o seu cliente sabe disso? Ou convém conhecer 3 estratégias de marketing para agências de viagens capazes de melhorar a notoriedade e competitividade e atrair mais viajantes em 2022?
3 Estratégias de marketing para agências de viagens
Finalmente! A retoma da atividade turística é uma realidade, mas ainda não satisfaz plenamente os agentes de viagens, até porque as restrições são constantemente atualizadas de acordo com a evolução da pandemia e os processos de vacinação das populações a nível mundial. Por isso – e apesar de notícias de alento – a incerteza e insegurança continuam a ser palavras de ordem que devem levar os operadores a aproveitar este período, ainda conturbado, para implementar ou maximizar pelo menos 3 estratégias de marketing para agências de viagens:
- Reformular o site
Ei! Não passe esta estratégia à frente só porque já tem um site online! Se essa plataforma não garante um aumento das visitas, das conversões e das vendas, é porque está démodé e precisa de uma reforma urgente que atenda aos seguintes requisitos:
- Carregamento rápido para não perder um único cliente!
- Layout limpo, simples e intuitivo, com uma estrutura bem organizada para uma boa experiência de navegação.
- Design responsivo para adaptação automática do conteúdo a todos os tamanhos de ecrã dos equipamentos que os utilizadores possam estar a usar para aceder à Internet.
- Funcionalidades especificas e informações claras sobre a agência de viagens: descrições detalhadas dos produtos e serviços (inclusive através de fotos e tours virtuais), contactos com mapa de localização, testemunhos de clientes satisfeitos, formulários para pedidos de informação, chat online para esclarecimentos adicionais, blog para publicação consistente de conteúdos de qualidade, etc.
- Otimização dos conteúdos com estratégias SEO para motores de busca, para as páginas aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google.
- Integração com redes sociais para dar a possibilidade aos clientes de partilharem os conteúdos.
- Loja online funcional para vender diretamente, com rapidez e segurança.
- Usar as redes sociais
Como se não houvesse amanhã! As redes sociais tornaram-se ferramentas fundamentais para alcançar uma grande audiência, atrair novos consumidores e criar autoridade para as agências de viagens. É por isso que, depois de descobrir quais são as redes sociais preferidas do seu público-alvo, deve seguir estas dicas!
- Publicar sistematicamente conteúdos relevantes para os viajantes, capazes de gerar likes, comentários e partilhas.
- Apostar em conteúdos mais visuais, com fotografias, vídeos e até lives ou transmissões em tempo real.
- Personalizar o conteúdo tendo em conta que o seu público é constituído por pessoas diferentes que se encontram em diferentes fases do funil de vendas.
- Ser o primeiro a interagir, respondendo com rapidez e simpatia aos comentários, incluindo reclamações, colocando perguntas aos seguidores e encetando conversas por mensagem privada, sempre que isso se justifique.
- Inserir links para conduzir os utilizadores até ao site ou loja online, onde podem fechar a compra.
- Investir em estratégias de branding
E por fim, e apenas para referir 3 ações de marketing para agências de viagens que são tiro e queda, invista em estratégias de branding para um reconhecimento positivo da sua marca. Por onde começar?
Pela distribuição de brindes corporativos pelos seus clientes, por exemplo. Lembre-se que agências de viagens há muitas, pelo que se a sua oferecer brindes personalizados com o nome e logo da marca – de preferência, objetos úteis e duradouros – consegue atrair mais viajantes e fidelizar aqueles que já conquistou! E isso porque permanece na memória do utilizador, gerando uma sensação de confiança que a dada altura se vai materializar numa venda.
Sugestões de brindes para agências de viagens
Já está a pensar em encomendar brindes para agências de viagens para distribuir pelos clientes? E faz senão bem! Afinal, seja numa feira, num congresso, numa inauguração ou mesmo no fecho de uma venda, quem não gosta de receber um presente?
Portanto, a dificuldade não é tomar a decisão de investir em brindes promocionais para agências de viagens, até porque se trata de uma estratégia com uma excelente relação custo-benefício, mas mais… que artigos encomendar? Podemos ajudar! Continue a ler para conhecer alguns produtos de qualidade que graças à sua utilidade, mantêm-se nas mãos dos clientes durante muito tempo, aumentando assim a visibilidade da sua agência de viagens.
- Máscara de proteção personalizada
Obrigatória! Esta sugestão a nível de brindes para agências de viagens até faz parte dos trâmites de segurança e proteção no combate à Covid-19 em todas as empresas. Logo, máscaras de proteção são o must have dos tempos modernos e se personalizadas com o nome e logo da sua agência, são também uma forma de valorizar o seu cliente e agradecer a preferência.
- Etiqueta para mala
Eis um brinde bem económico, recebido de braços abertos pelos viajantes, particularmente aqueles que sentem dificuldade em despedir-se nas malas no momento no check-in. Uma etiqueta para mala com o seu logo, com espaço para o cliente escrever o nome e morada, é o presente ideal para evitar trocas… e baldrocas!
- Bolsa porta-documentos
Mais uma sugestão a nível de brindes para agências de viagens? Uma bolsa porta-documentos personalizada com a imagem da sua empresa que pode permanecer por muito tempo nas mãos dos viajantes!
- Almofada de pescoço
Falta muito? Já chegámos? Em longas viagens de carro, comboio ou avião, as almofadas de pescoço são sempre garante de descanso e, por consequência, de uma viagem que nem se dá por ela!
- Necessaire
Onde colocar os objetos de higiene pessoal? No necessaire que a sua agência de viagens está a oferecer, claro! Este é mais um brinde de qualidade que pode e deve oferecer aos seus melhores clientes, com vista à fidelização e aumento da credibilidade.
- Boné personalizado
Faz calor? Costuma vender viagens para países quentes? Então, nada como oferecer bonés personalizados com o logo da marca. Seguramente que o cliente usará o produto… sem tirar o nome da sua agência da cabeça!