Home / Curiosidades /

Coronavírus Covid-19: confira as informações e dicas de prevenção

Coronavírus Covid-19: confira as informações e dicas de prevenção

ProfileMate
     

Com o crescimento dos casos de Coronavírus Covid-19 em Portugal, no Brasil, e no resto do Mundo, medidas de prevenção e isolamento foram adotadas de forma a preservar a população com contágio da doença.

Tanto a OMS – Organização Mundial de Saúde quanto o Ministério da Saúde brasileiro vem alertando para a necessidade de cuidados essenciais na assepsia das mãos e correta forma de espirrar, de forma a não contagiar o ambiente com o vírus, em provável caso de contato com quem já tenha contraído.

O Coronavírus, internacionalmente conhecido como Covid-19, é ocasionado pelo agravamento das doenças respiratórias. Portanto, pessoas resfriadas, que tenham propensão a asma e a bronquite, doenças pulmonares, bem como diabéticos, grávidas, crianças e idosos devem manter os critérios estabelecidos pela OMS e o Ministério da Saúde tais como evitar lugares públicos, aglomerações de pessoas, saindo apenas para o que for estritamente necessário.

As medidas de higiene e prevenção do Coronavírus Covid-19

O Ministério da Saúde estabeleceu uma série de medidas para prevenir a epidemia de Coronavírus. Com o aumento dos casos, muitas reuniões públicas, eventos, teatros e cinemas tiveram suas atividades canceladas.

Veja na ilustração abaixo as instruções básicas de higiene para prevenir o Coronavírus:

Principais indicações sobre o Coronavírus Covid-19

Em caso de viagens já programadas, procure remarcá-las para os meses de outubro em diante, quando as temperaturas estarão mais quentes e haverá a possibilidade de diminuição dos casos e dos riscos de pandemia.

Evite aglomerações de pessoas em lugares públicos – shoppings, praias, instituições religiosas como igrejas e templos;

Sempre lave as mãos e utilize o álcool gel para mantê-las limpas ocasionalmente;

 

Ao sentir ou presenciar os sintomas como tosse, secreção, dores no corpo e febre o órgão público de saúde, como o SUS deve ser procurado para a elaboração de testes que confirmem ou não o vírus; diante da constatação do Coronavírus, cuide como um resfriado normal – beba água, alimente-se bem, siga a medicação recomendada, mas fique dentro de casa, em isolamento, sob os cuidados de higiene, até o fim dos sintomas.

Não deixe de oferecer água aos idosos e crianças, ao menor sinal de resfriados, água e medicamentos que possam melhorar os sintomas. Procure auxílio médico.

A limpeza da casa também é imprescindível: as superfícies de louça, pedra e alumínio devem ser higienizadas com a mistura de um copo de cloro para nove de água, limpando todos os utensílios comuns da família tais como objetos de uso pessoal, vaso sanitário, pia, apoiadores, andadores etc.

Aparelhos celulares e controles remotos poderão ser limpos com álcool gel e toalhas de papel, a cada 4 horas, conforme o uso da pessoa, esteja ele infectada ou não.

Procure trocar as roupas de cama, em especial aos idosos e crianças ou doentes que estejam acamados;

Esse é um esforço necessário para que não haja aumento dos casos e agravamento da situação, sob risco de morte. Os casos mais graves estão sendo enviados aos hospitais para isolamento em UTIs.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *