Não é de hoje que a Irlanda é conhecida como um dos destinos mais buscados por brasileiros que pretendem realizar o sonho de um intercâmbio, principalmente para aprender inglês.
Há hoje cerca de 70 mil estrangeiros vindos de terras tupiniquins vivendo no país e isso se deve ao aquecimento do mercado de trabalho local para estrangeiros, além da relativa facilidade em se regularizar por lá, entre outros fatores.
A sua cultura gastronómica em muitos aspectos assemelha-se à da Inglaterra, trabalhando a batata como principal ingrediente na elaboração de diversos pratos típicos. É também mundialmente reconhecida pela produção de cervejas, como a Guinness, eleita a mais famosa de lá e sendo comercializada em todo o mundo.
Batatas
A batata aparece em larga escala no cardápio irlandês e pode ser consumida de diversas maneiras, sendo frita, assada ou cozida. Também é servida como acompanhamento de diversos pratos da gastronomia do país.
Irish Breakfast
Dependendo do local onde é servido, o famoso café da manhã irlandês pode apresentar variações em sua composição, mas basicamente leva os seguintes ingredientes:
É habitualmente acompanhado de uma xícara de chá, podendo ser adicionado leite, café ou suco de laranja.
Porridge
Consumido especialmente no café da manhã dos irlandeses por seu alto teor nutritivo, o Porridge é uma espécie de mingau feito de aveia, quinoa ou milho, que pode ser acompanhado de frutas, como bananas e frutos silvestres (morangos, framboesas, entre outros), além de mel ou outros tipos de doces.
Dublin Coddle
Considerada a segunda comida típica mais famosa da Irlanda, a construção do prato, que possui consistência semelhante à do ensopado irlandês, consiste em batata (é claro), bacon e linguiça defumada, temperados com sal, pimenta e salsinha picada. É servido geralmente acompanhado de cerveja.
Fish and Chips
Literalmente peixe e batatas. Neste caso, o peixe é empanado e frito para ser servido junto com as batatas que também passam pelo processo de fritura. O prato, que é amplamente popular tanto na Irlanda, quanto na Inglaterra e Austrália, é comumente servido na companhia de algum molho, podendo ser ketchup ou barbecue, além de haver a opção de comê-lo com um purê de ervilhas.
Chicken Roll ou Breakfast Roll
Facilmente encontrado em lanchonetes e supermercados, o Chicken Roll consiste em um pão no estilo baguete recheado com frango empanado, podendo acompanhar manteiga ou alface com maionese. Já o Breakfast Roll é uma versão que carrega alguns dos ingredientes do Irish Breakfast citados acima, como linguiça, bacon, ovos e até cogumelos.
Shepherd’s Pie
Similar ao nosso conhecido escondidinho brasileiro, a “torta do pastor” é comumente servida no jantar dos irlandeses e é produzida a partir da carne moída do cordeiro que recebe uma cobertura de purê de batatas. Lembrando que sua receita pode sofrer algumas alterações, de acordo com quem for prepará-la.
Boxty
Típica das regiões de Donegal, Mayo e Sligo, é uma panqueca de batata recheada com linguiça, bacon ou cogumelos, cuja receita leva batatas cruas raladas, farinha de trigo, fermento, ovos e manteiga.
Colcannon
Prato cheio para dias frios do inverno europeu, o Colcannon é feito a partir de um purê de batatas cremoso misturado com repolho branco refogado (há quem substitua o repolho por couve-flor) que alcança a consistência de uma espécie de mingau. Um fato interessante é que em alguns supermercados, o prato é vendido já montado.
Soda Bread
Conhecido como o pão mais tradicional da Irlanda, o Soda Bread provém de uma receita que não leva água em sua composição, mas sim o bicarbonato de sódio, que dá o tom do sabor, servindo como um ótimo acompanhamento para sopas e ensopados.
Bacon and Cabbage (bacon com repolho)
Feito a partir de um longo processo de preparação, onde a carne de porco é posta de molho para a retirada do sal, o prato é bastante popular no país, consistindo basicamente na adição dos dois ingredientes principais, o bacon e o repolho, à proteína animal que deve ser cozida. Ao fim, ainda recebe uma camada de molho branco, feito a partir de ervas.
Crisps Sandwich
Tradicionalmente composto por duas fatias de pão de forma branco com uma camada de manteiga e batatas fritas do tipo chips, as quais conhecemos como petisco, o sanduíche é bem popular na Ilha da Esmeralda por sua simplicidade.
Irish Stew
Trata-se do ensopado mais popular do país, geralmente feito com carne de cordeiro misturada com batata e cenoura, temperados com alho, salsinha e pimenta. Outra excelente pedida para dias mais frios. Você sabia que existe uma versão do prato que leva cerveja na receita? Se chama Guinness Stew.
Fruit Scone
Nada mais é do que um pão recheado com cerejas ou passas e que acompanha geleia ou manteiga, sendo facilmente encontrado em cafeterias e supermercados.
Seafood Chowder
Feito a partir de ingredientes fáceis de serem encontrados na Irlanda, o ensopado traz em sua composição peixes e mariscos, além de camarões e legumes como opcionais. Mas, diferente dos ensopados convencionais, este tem sua base composta por leite e não água.
Confira também outros artigos sobre a Irlanda no nosso blog em: