Skyscanner: pesquisar os céus em busca das melhores passagens aéreas
No blog Mundo de Viagens estamos sempre a fazer o nosso melhor para colocar nas suas mãos as melhores opções turísticas do mercado. Com o advento da Internet, tornou-se mais fácil para a pessoa comum planear a sua viagem, fazer as malas e ir de férias do que se sucedia há alguns anos atrás. Não há necessidade de envolver agências de viagens pelo meio!
Nesse sentido, apresentamos então uma plataforma que tem chamado a nossa atenção e sido muito elogiada por turistas: o Skyscanner. De forma genérica, o Skyscanner é um site de pesquisa de viagens, que reúne num único espaço digital todas as ferramentas necessárias para planear a sua próxima viagem e reservar passagens aéreas a partir de uma base de dados ligada a companhias aéreas de todo o mundo.
Fundado em 2003, o Skyscanner tem vindo a crescer e a adaptar-se à realidade, lançando aplicativos para dispositivos móveis e aperfeiçoando também muitas das funcionalidades do seu site. Além do mais, a força motora que se encontra por trás da empresa é digna de nota e prova a sua versatilidade: mais de 800 funcionários a trabalhar em escritórios em Barcelona, Pequim, Budapeste, Edimburgo, Glasgow, Londres, Miami, Shenzhen, Singapura e Sofia.
No entanto, agora que dispensamos as apresentações, vamos então ao que realmente interessa: o que faz do Skyscanner uma plataforma tão atraente e eficaz? É a isto mesmo que respondemos nos próximos parágrafos.
Skyscanner: o que tem esta ferramenta de novo?
Num primeiro relance o Skyscannner assemelha-se a outras plataformas de que temos vindo a falar no nossso blog: tem em principal destaque um motor de pesquisa que encontra voos para o destino indicado e os organiza conforme o melhor preço. No entanto, a este serviço vão-se somando outros.
O Skyscanner apresenta ao utilizador uma ferramenta muito interessante: um calendário mensal com os resultados de cada pesquisa de voo. Se está a pensar marcar um voo para um determinado dia, poderá verificar rapidamente através deste calendário se algum dia desse mês está a praticar tarifas mais baixas. Esta é uma opção que fica disponível quando coloca a data em que tenciona fazer a viagem: basta depois selecionar a opção “Mês inteiro” para obter o seu calendário.
Uma outra opção de que gostamos especialmente é a “Flexível”. Esta opção, além de combinar dias, tem também em consideração outros fatores que podem pesar sobre o preço: outro aeroportos de partida e chegada, por exemplo, podem afetar diretamente o preço em que fará a sua viagem.
No caso de viagens com múltiplo voo – viagens que obrigam a fazer escala – o Skyscanner diferencia-se de muitos dos sites concorrentes por apresentar os resultados de forma mais clean e avisando diretamente o utilizador de certos riscos associados a voos desta natureza. Nestes casos, com dois bilhetes distintos para dois voos seguidos, nenhuma das companhias aéreas é responsável por colocar o passageiro no destino final.
O Skyscanner avisa-o, contudo, quando o resultado da pesquisa obriga a mais do que uma reserva, explicando as implicações desse facto e oferecendo a opção de “ocultar resultados” com reservas múltiplas, caso o passageiro não queira arriscar ter vários bilhetes distintos.
A partir dos resultados de cada pesquisa, o Skyscanner consegue perceber o limite de bagagem permitida por cada companhia aérea, se as refeições estão ou não incluídas e se a companhia permite a escolha antecipada de lugar.
O Skyscanner permite também que faça a sua pesquisa de voos através de um mapa. Esta é uma funcionalidade muito útil para ajudar a situar geograficamente os voos pretendidos e perceber as hipóteses alternativas nas proximidades: e, mais do que isso, evita que perca tempo a tentar encontrar ligações aéreas que não existam: basta selecionar o ponto de partida para que o sistema apenas mostre os destinos “válidos”, em voos diretos ou com ligações.
Se não está habituado a usar ferramentas deste género para marcar as suas viagens, deixe-me então esclarecer-lhe que não há motivos para preocupação. A plataforma foi desenvolvida propositadamente para ser utilizada por qualquer pessoa: a caixa de pesquisa de passagens aéreas domina o layout e capta logo o seu olhar. Assim que a encontrar o processo torna-se muito intuitivo.