Home / Dicas de Viagens /

Suíça: o país do chocolate, das montanhas e da neve

Suíça: o país do chocolate, das montanhas e da neve

 

Está na hora de viajarmos até à Suíça, a terra dos fabulosos chocolates e queijos, que nos deixam água na boca só de pensar. Conhecida também pelos seus Alpes, os amantes do alpinismo podem preparar as suas botas, bem como a voz para cantar o tirolês. Está pronto? Vamos lá então.

Com uma mescla de culturas que passam pela alemã, francesa e italiana, encontra neste local um refinado fondue nacional. Conhecida também como o verdadeiro berço dos “cérebros”, a Suíça é até hoje o país que mais prémios Nobel ganhou, tendo ainda registado mais patentes do que qualquer outro país no mundo.

Mas se o seu interesse reside, fundamentalmente, em ganhar uns músculos durante as férias, os campos, penhascos e desfiladeiros proporcionam todos os tipos de atividade, sendo o alpinismo e o esqui as mais populares entre elas. No entanto, se preferir conhecer a cidade mais populosa da Suiça é obrigatório, então, uma passagem por Zurique.

Suíça: o que fazer?

Conhecida no mundo como uma usina económica, Zurique é um dos principais centros financeiros e de comércio de ouro na Europa, melhor dizendo a capital dos negócios. Para os que pensam seguir diretamente para os Alpes e deixar Zurique de parte, deixem-me então que diga que não sabem o que vão perder.

Com um aspeto medieval abraçado pelas margens do rio, esta cidade é um fervilhar de cultura, com uma agitada vida noturna proporcionada pelos vários bares e discotecas espalhados por todos os lados. Pelo menos um saltinho vale a pena dar.

De todos os pontos turísticos que pode visitar, aconselhamos-lhe uma ida ao Museu Nacional da Suíça, onde encontrará uma belíssima coleção de objetos que vão desde a Idade da Pedra até aos nossos dias; e a Igreja de São Pedro, a mais antiga da cidade, que tem a particularidade de possuir um dos maiores relógios do mundo.

Conhecida também pela sua excelente rede de transportes públicos, não vai certamente necessitar de alugar um carro para fazer as suas deslocações.

Mas se as montanhas são mesmo a sua paixão, não deixe de visitar a melhor delas todas, a Matterhorn, com os seus 4.478 metros acima do mar. Através do teleférico que sobe Gornergrat poderá apreciar uma das mais bonitas vistas da Matterhorn e da sua região montanhosa. A Suíça é o verdadeiro país do esqui, que com os seus 74 teleféricos transporta mais de 50 mil esquiadores por hora.

No entanto, se tem um espírito bastante aventureiro, encontrará em Berner Oberland os picos montanhosos mais procurados da Europa, nomeadamente o Eiger, o Monch e o Jungfrau.

Se a cidade de Interlaken, situada a 58 quilómetros a sudeste da capital suíça Berna, pode ser uma “armadilha” para os turistas, uma vez que a paisagem das três montanhas acaba por ser prejudicada por uma densa camada de nevoeiro; o mesmo não se poderá dizer de Luzerne, uma bonita cidade medieval repleta de belos monumentos e pontes. Dos vários locais que pode visitar, destacamos o jardim Glacier e o Museu dos Transportes.

Muito mais havia para dizer sobre este país tão rico cultural e paisagisticamente. Onde o branco da neve se estende pelo verde das montanhas. Quem sabe, a Suíça não será o seu próximo destino de férias.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre a Suíça no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *