Home / Cidades /

É oficial: quem vive no Porto é definitivamente mais feliz

É oficial: quem vive no Porto é definitivamente mais feliz

 

Por cá já desconfiávamos, mas agora há um estudo a comprovar que os habitantes do Porto são realmente os mais felizes da Europa. Quem o diz não são as senhoras do Bolhão (na imagem) nem os vendedores da Ribeira, mas sim os representantes da Smart, empresa de automóveis que, numa parceria com o Instituto RheinGold, analisou os níveis de felicidade de várias cidades europeias.

Passando à frente das grandes capitais do Velho Continente, a cidade do Porto foi capaz de obter uma classificação de 86 pontos numa escala de 0 a 100. Os inquéritos tiveram em consideração as opiniões de 3269 pessoas num concurso que incluiu 31 cidades. Para surpresa de alguns, o Porto foi o grande vencedor, seguido de (muito) perto por Hamburgo, segunda maior cidade alemã, com um total de 85 pontos.

Tirando Porto e Hamburgo, só mais duas cidades conseguiram uma classificação superior a 80 pontos. São elas a também alemã, Munique, e a vizinha espanhola, Barcelona. Os nossos amigos do sul, de Lisboa, arrecadaram um total respeitável de 71 pontos, muito à frente da cidade com pior classificação: Marselha, com apenas 58 pontos.

De forma geral, o estudo concluiu que os europeus são um povo bastante feliz: 76% vê-se a viver na mesma cidade onde estão nos próximos anos e 65% nem sequer considera viver noutro local.  Para chegar a estes números, foram usados diversos critérios, nomeadamente a qualidade da habitação, as infraestruturas da cidade, os contrastes sociais e a vitalidade dos habitantes.

Porto: um reconhecimento merecido

O reconhecimento atribuído pelo estudo Smart é apenas uma das muitas distinções que o Porto tem recebido nos últimos anos. Quer no que toca à qualidade de vida na cidade, quer  no que diz respeito à preferência dos turistas, a Invicta tem fidelizado nacionais e estrangeiros que chegam ou regressam para descobrir as maravilhas da cidade nortenha.

A chegada dos voos low-cost abriu portas para os europeus (e não só), atraindo as camadas mais jovens e os que procuram viagens baratas. Para se adaptarem a esta procura, surgiram hostels, mas há oferta indicada para todas as idades. Literalmente, dos 8 aos 80.

Recentemente, em 2014, a cidade foi escolhida como Melhor Destino Europeu pelo European Consumers Choice. No ano anterior, tinha integrado a lista dos 10 melhores destinos de férias da Europa pela Lonely Planet e ficado em segundo lugar nos prémios Travelers Choice do TripAdvisor na categoria de destinos europeus emergentes.

 

Para saber mais sobre a cidade do Porto leia também os nossos artigos:

Porto: a cidade hipster que adora a noite e “Francesinhas”

Estação de São Bento: que alterações que vêm aí?

Para terminar este artigo, gostaríamos ainda que recomendar (com a ajuda do TripAdvisor) vários links muito úteis para quem deseja visitar e conhecer a Cidade Invicta. Basta clicar para ver no TripAdvisor todas as informações atualizadas.

VISÃO GERAL DA CIDADE DO PORTO

VÔOS PARA CIDADE DO PORTO

HÓTEIS NA CIDADE DO PORTO

ALUGUER DE TEMPORADA NO PORTO

RESTAURANTES NO PORTO

ATRAÇÕES NO PORTO

CLIQUE AQUI e confira também agora a nossa página com uma lista imperdível de PROMOÇÕES DE VIAGENS!

 

Partilhe este artigo

Comentário

  • artur
    31 maio, 2016

    Porto continua lindo e sempre lembrado por um tripeiro que esta longe mas não o esquce

    • Gonçalo Sousa
      Gonçalo Sousa
      07 junho, 2016

      Sim, continua lindo caro Artur!! Grande abraço e boas viagens 🙂

  • Rui
    07 junho, 2016

    Fixe. Pena terem usado uma fotografia de minha autoria e propriedade sem a minha autorização, o que diz bastante sobre a forma como trabalham…

    • Gonçalo Sousa
      Gonçalo Sousa
      07 junho, 2016

      Olá Rui, primeiro de tudo pedimos desculpa pelo uso da fotografia. Quando não temos imagens nossas, procuramos no Google Images por fotografias que sejam de livre uso. Foi assim nesse caso, mas já retiramos e colocamos outra da nossa autoria. Mais uma vez lamentamos o sucedido. Abraço

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *