Home / Europa /

10 locais encantadores que deve visitar em Portugal

10 locais encantadores que deve visitar em Portugal

 

Portugal é um país com muitos recantos para visitar e cidades que transpiram cultura e elegância arquitetónica. Porém, existem, para além dos monumentos mais típicos de se visitar, uma série de outros locais encantadores que parecem ter saído de um verdadeiro conto de fadas.

Locais que, com a sua beleza, seja ela natural ou não, se tornam absolutamente encantadores. Se vai viajar até Portugal ou vive no país e quer conhecer locais encantadores fora do local onde vive, sugerimos então que continue a ler este artigo.

Apontamos 10 locais em Portugal que parecem saídos de uma história de fantasia… mas que são bem reais!

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Portugal no TripAdvisor

Locais encantadores que deve visitar em Portugal

Palácio da Pena

Sintra, a poucos quilómetros de Lisboa, é considerada um verdadeiro refúgio para fins-de-semana românticos. Mais do que toda a beleza natural envolvente, proporcionada pelas montanhas e pelo Parque Natural de Sintra, esta região conta com uma série de palácios românticos, entre os quais o Palácio Nacional da Pena que, como podemos ver na imagem, fica no topo de uma montanha e se assemelha a uma verdadeira joia. Com lendas à volta de tritões e uma decoração luxuriante, este Palácio parece saído de uma história de reis e princesas.

Piódão

O Piódão, aldeia classificada como “Imóvel de Interesse Público”, localiza-se na Serra do Açôr, com uma implantação de escarpa abrupta e uma estrutura de malha cerrada e traçado sinuoso, bem adaptada à rugosidade do espaço envolvente. As suas casinhas de xisto são conhecidas por todo o mundo e, uma vez mais, tornam-se atraentes ao olho do turista por serem extremamente invulgares.

Casa do Penedo

A Casa do Penedo situa-se entre Celorico de Basto e Fafe, mais propriamente na freguesia de Várzea Cova. O seu nome deve-se ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa. Quem vir esta casinha poderá pensar que é habitada por gnomos ou por um troll, tal é o aspeto rústico e natural do lugar, como se a própria natureza o tivesse moldado com as próprias mãos.

Caverna de Benagil

A Praia de Benagil fica na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Procurada pelo seu extenso areal e águas límpidas, conta com uma formação rochosa extraordinária: uma caverna com uma abertura circular no seu topo, que permite ver o céu. O ambiente exótico, quando combinado com esta particularidade geológica, enche o lugar com um misticismo quase cinematográfico.

Quinta da Regaleira

 

Regressemos a Sintra, desta vez ao Palácio da Regaleira. Com entradas escondidas entre arvoredos e labirintos em cavernas, este lugar enche-se de imediato com uma magia que será apreciada por todos os turistas. O monumento principal é a casa, que mistura estilos arquitetónicos como o gótico, o romântico e o renascentista. Com estátuas no jardim e uma série de pequenos detalhes na própria arquitetura da casa, o lugar encontra-se cheio de referências a segredos da alquimia e maçonaria.

Forte de S. João Batista

O Forte de São João Baptista das Berlengas, ou simplesmente Fortaleza das Berlengas, localiza-se na ilha de Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, integrando o conjunto defensivo de Peniche, em Leiria. Basta olharmos para a fotografia acima para pensarmos que se trata de uma fortaleza retirada de uma série televisiva épica, como Game of Thrones. Quase imaginamos cavaleiros a atravessar cuidadosamente esta ponte para atacar as muralhas do Forte.

Rio Odeleite

Quem vê o Rio Odeleite a partir do céu reconhecerá muito provavelmente a silhueta de um dragão, um dragão muito longo, como se a forma sinuosa que o rio percorre tivesse sido escavada para ganhar a forma de uma destas criaturas míticas. Uma fotografia deste Rio Odeleite tornou-se viral na Internet, há uns meses, exatamente pela sua forma tão curiosa. Se, por acaso, voar sobre o rio, recomendamos que garanta um lugar perto da janela do avião e dê uma espreitadela lá abaixo.

Alentejo

Com a sua vastidão de campos e parque naturais, o Alentejo está repleto de locais bonitos para visitar e fotografar. No nosso blog, já dedicamos um post inteiro a esta região portuguesa, enumerando uma série de sugestões para percorrer.

Azenhas do Mar

E, pela terceira vez neste post, regressamos a Sintra, desta vez para junto do mar, para uma região chamada Azenhas do Mar. Aqui, numa formação rochosa e escarpada, encontramos lojas, restaurantes e até mesmo casas a espreitar de cavidades rochosas, tal e qual como num conto de fadas.

Praia Dona Ana

Por último, encerramos este post com a Praia Dona Ana, no Algarve. Com milhares de turistas todos os anos, esta praia constitui por si só uma verdadeira beleza natural, com os seus penedos a surgir da água como garras e o mar límpido e claro.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *