Home / Europa /

Condado de Kerry: um destino a ter em conta na Irlanda

Condado de Kerry

Condado de Kerry: um destino a ter em conta na Irlanda

 

O condado de Kerry é um dos destinos mais conhecidos da Irlanda. As suas maiores atracções são os lagos de Killarney, a península de Dingle e o Anel de Kerry. O local ideal para descobrir a magia das paisagens e a ampla diversidade cultural.

Deslumbrantes cenários marcam o condado de Kerry, oferecendo dois tipos de paisagens distintas: o sul montanhoso, com as penínsulas de Beara, Iveragh e Dingle, e o norte mais plano, com pradarias que se estendem até ao estuário do rio Shannon. Ao longo da costa, promontórios rochosos deslocam-se para o Atlântico e coloridas e animadas vilas de pescadores decoram as arenosas baías.

Existem ainda regiões de rara beleza, nomeadamente a do Anel de Kerry. Contudo, qualquer que seja o local, a imensa cadeia montanhosa acompanha os olhos dos viajantes numa perfeita harmonia. O condado de Kerry, além de oferecer uma grande variedade de cenários de interesse histórico e cultural, actividades de lazer e desporto, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer caminhadas e escaladas. Desde locais de elevado interesse arqueológico, passando pelas sumptuosas quintas, os históricos museus e castelos, até aos exuberantes jardins, tem muito que explorar.

Condado de Kerry: os lagos do Anel

ring-kerry

Um dos tours obrigatórios é o da rota estabelecida em torno da península de Iveragh, mais conhecido pelo tour do Anel de Kerry, uma região composta basicamente por três lagos.

O lago baixo, que banha a cidade de Killarney e as suas imediações ao norte; o lago médio, o menor de todos, que banha a região de Muckross; e o lago superior, que penetra nas montanhas mais altas, ao sul de Killarney. O que não deve perder é a deslumbrante vista a partir da ponte que corta o canal e onde os lagos se encontram.

Durante o percurso pare para apreciar a paisagem e aproveite para tirar algumas fotografias, por exemplo de Glenbeigh, com as suas espectaculares vistas e praias e o Kerry Bog Bog Village, um aglomerado de casas rurais muito simples, que datam do século XIX; o vilarejo costeiro de Waterville e a pequena cidade de Sneem, com as suas casas típicas e lojas coloridas.

 

Condado de Kerry: o que comer?

soda-bread

Depois de tantas descobertas, eis que chega a altura de parar e provar a gastronomia tradicional da Irlanda. Apesar de o jantar ser a refeição mais importante dos irlandeses, o pequeno-almoço é um verdadeiro manjar. Sumos de frutas, ovos estrelados com ovos e salsichas, porridge (papas de aveia), torradas e pão escuro caseiro, marmelada, manteiga, chá ou café, decoram a mesa da primeira refeição do dia.

Os peixes e os crustáceos, desde a truta do mar às gambas, são uma especialidade. O salmão fumado é soberbo. As ostras regadas com uma valente caneca de Guinness são uma verdadeira guloseima. Os pratos fazem-se acompanhar pelo saboroso soda bread, o conhecido pão caseiro confeccionado com uma mistura de cereais amassados com leite e pela cerveja Guinness.

Para fazer a digestão, tem ao seu dispor uma variada selecção de deliciosos queijos nacionais e estrangeiros, e um whiskey escocês, bebido a seco e à temperatura ambiente. Por fim, e para finalizar o repasto, um Irish Coffee, uma especialidade mundialmente conhecida , servida com uma dose de whiskey, muito açúcar mascavado e uma cobertura de natas frescas.

Para acabar a noite em beleza nada melhor do que fazer uma pequena paragem num dos muitos pubs que existem na região. Conversar, cantar e beber cerveja Guinness são os passatempos nacionais, e o condado de Kerry não foge à regra.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre o Condado de Kerry no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *