Home / América do Sul /

O que você não viu de Bonito – confira os principais pontos turísticos

O que você não viu de Bonito – confira os principais pontos turísticos

 

A fama de Bonito começou há pouco mais de 20 anos. Quando falamos de Bonito, não podemos deixar de falar em seus irmãos, os municípios de Nobres e Jardim, onde estão concentradas boa parte das atrações naturais, como os olhos d´águas e vertedouros, com águas termais de temperatura média de 25°, em balneários ideais para relaxar.

Nessas águas são encontradas vasta diversidade de peixes multicoloridos e paisagens esplendorosas que encantam os que procuram experiências de ecoturismo ou mesmo aqueles que apenas pretendem relaxar num ambiente natural, descompromissado com a vida agitada da cidade grande.

 

 

Esses tipos de passeios buscam uma interação harmoniosa entre homem e natureza, portanto visam o menor impacto possível ao meio ambiente. Aos visitantes recomendamos:

  • Não usar protetor solar ou repelente para entrar nos rios;
  • Não tocar em troncos;
  • Não remover pedras ou plantas no percurso;
  • Procurar não pisar no fundo do rio para não levantar sedimentos ou bater os pés durante a flutuação para que os peixes não sejam afugentados.
  • Deixe seu lixo no lixo.

Essas são algumas medidas conscientes de preservação de nosso futuro.

Algumas atividades que você pode fazer em Bonito/ Nobres

Ecoturismo 

O ecoturismo é a tendência mundial de turismo natural: é conhecer a natureza para saber preservá-la. Por essa razão, o mergulho com esnorquel/cilindro e a flutuação nos dois quilômetros de suaves corredeiras do Rio da Prata, para ver os coloridos cardumes, até o olho d´água, são atividades suaves e envolventes.  A pesca não é permitida e há uma fiscalização constante para que isso não ocorra. Turismo consciente é obrigação de todos.

 

Lagoa Misteriosa

Localizada na cidade de Jardim, é uma lagoa imersa no meio da natureza, com cerca de 220m de profundidade, na realidade, não se sabe bem ao certo quantos metros de profundidade a lagoa tem, por isso, ela é misteriosa. Com o auxílio dos guias é possível fazer flutuação e mergulhos com cilindro. Antes de chegar ao paraíso é necessário percorrer uma trilha, um trajeto que leva aproximadamente 15 minutos.

 

Barra do Sucuri

Um passeio de barco pelo Rio Sucuri é uma atividade interessante que pode englobar toda a família. Ideal para quem curte ver peixes e estar em contato direto com a natureza.

 

TripAdvisor
 

Parque Ecológico

O Recanto Ecológico Rio da Prata é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Essa reserva também fica localizada em Jardim, nela é possível observar pássaros, percorrer trilhas preservadas no meio da mata e opções de atividades como flutuação, mergulho para iniciantes e profissionais, passeios a cavalo pelos campos da fazenda e, além disso, é possível conhecer a trilha submersa quando chove muito e o Rio da Prata corre de forma mais lenta e se represa, aumentando seu fluxo no Olho D´água. Devido a composição calcária das águas, elas continuam cristalinas e sem sedimentos, também devido a preservação da mata ciliar.

 

Gruta do Lago Azul

Todos que vem em Bonito querem conhecer as grutas de matizes azuis turquesa e sua atmosfera de sonho e mistério. Um caverna, lapidada em rocha esconde um dos maiores tesouros de Bonito, o acesso ao lago interno se dá por uma escadaria íngreme de 300 degraus (aproximadamente 150m de altura). No interior dela formações rochosas em formação à milhares de anos e no interior do lago, em mergulhos de profundidade foram encontrados fósseis de animais extintos, como a Preguiça Gigante, Tigre Dente-de-Sabre, Mastodontes e outras espécies.

 

Turismo de Aventura

Quem adora turismo de aventura também não fica de fora: há muitas agências credenciadas, com guias que orientam modalidades como o rapel, tirolesa, descida de bote. A ideia é provocar fortes emoções, causando o menor impacto possível na natureza. Muitas pessoas buscam fazer o rapel no Abismo Anhumas – uma fenda de mais de 72 m de altura e mais 80 m de profundidade, com um lago absolutamente transparente. O rapel negativo, sem o apoio dos pés, na Boca da Onça tem mais de 90 m de altura, com muitas emoções ao planar pela maior cachoeira do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa atividade é realizada sobre uma gigantesca plataforma militar, estrutura metálica que se projeta no cânion do Rio Salobra, de forma a não causar nenhum dano nas rochas milenares da localidade.

 

Turismo Rural

Apesar do forte apelo turístico, Bonito ainda traz em si a simplicidade das cidades rurais. Em recente e contínuo crescimento, o turismo rural em Bonito, engloba passeios a cavalo, observação de aves e animais, em paradas estratégicas em hotéis fazenda e pousadas acolhedoras. Por isso, desfrute da hospitalidade e da gastronomia local, a base de peixes, temperos regionais como o urucum e carnes exóticas como a de jacaré, javali, queixada (um tipo de porco do mato) vitelo, javonteiro e sorvetes e doces de frutas do cerrado como pequi, bocaiuva, jaracatiá e guavira. Não deixe de aproveitar para conhecer o artesanato local e contribuir para a sustentabilidade do lugar, através da aquisição de produtos feitos nas próprias fazendas como queijos, pingas, doces em compotas e objetos de decoração.

 

 

É hoje que você vai resolver essa viagem! Agora que você conhece as possibilidades de Bonito, viva mais histórias com o Hurb!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Comentário

  • 03 September, 2018

    Mto bom!

    Bonito é Sensacional! Recomendo!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *