Home / África /

Bazaruto: um cenário paradisíaco em Moçambique

Bazaruto: um cenário paradisíaco em Moçambique

 

Dotada de excelentes características naturais, a República Popular de Moçambique reúne um sem número de qualidades para umas férias de sonho. Prepare-se para encontrar um paraíso com quilómetros de praias paradisíacas que, além dos momentos de lazer, são propícias à prática de desportos marítimos.

Entre muitas outras qualidades, destaca-se o clima tropical e a variada gastronomia, a flora e a fauna bastante diversificadas, o povo acolhedor e simpático, o artesanato e todo o misticismo que envolve este país. Para estes dias de descanso aconselhámos-lhe uma visita ao arquipélago de Bazaruto, um dos melhores sítios do planeta para apanhar sol, mergulhar em águas quentes, assistir a um pôr-do-sol, fazer um passeio de todo-o-terreno, relaxar, comer, enfim… usufruir ao máximo de todos os recursos naturais que este arquipélago tem para lhe oferecer.

A ilha de Bazaruto, situada a 30 quilómetros da aldeia continental de Inhassoro, com uma extensão maior do que as das vizinhas, possui também colónias de flamingos, baías de corais, opção de excursões em todo-o-terreno por sendas de palmeiras, lagos povoados de crocodilos e um farol centenário, a única marca histórica deixada nos arredores. Se aprecia fazer mergulho, não perca então a oportunidade de disfrutar desse paraíso aquático, uma barreira com 37 quilómetros de corais.

Se por outro lado é um grande adepto da pesca desloque-se até à Ponta do Tubarão, o cabo mais a norte da capital do arquipélago, situado depois dos belos corais. Um lugar onde o mar sobe um pouco e os golfinhos nadam em redor das embarcações, convidando a magníficas pescarias.

Em relação à fauna, nesta zona, existem exemplares quase extintos, como é o caso do dugongo, golfinhos, mais de duas centenas de espécies diferentes de aves, dezenas de répteis, lagostas, conchas, marlins negros, azuis e listrados, barracudas, xaréus, tubarões e veleiros. Poderá ainda encontrar tartarugas marinhas que desovam nas praias todos os anos e uma grande variedade de peixes exóticos, típicos das zonas de corais que aqui existem.

Bazaruto: o que comer?

Depois de tantas descobertas e de belas paisagens, chegou a altura de fazer uma paragem para ficar a conhecer a tradicional gastronomia. Aproveite então para fruir dos deliciosos pratos de peixes e mariscos, que também caracterizam a cozinha moçambicana. Das especialidades destaca-se o goat water, um prato nacional confecionado à base de carne de cabra, rum, verduras frescas, cebola, farinha de trigo e tomilho.

Aconselhámos ainda que prove as pernas de rã e outras iguarias preparadas com frango e marisco. No que diz respeito às bebidas, encontrará uma grande variedade à base de rum e outros licores. Apenas lhe deixámos o aviso para que beba sempre água engarrafada.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Bazaruto no TripAdvisor


 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *