Home / Europa /

Sabe porque foi construído o Arco do Triunfo em Paris?

Sabe porque foi construído o Arco do Triunfo em Paris?

 

Sempre que um turista visita Paris há certos pontos da cidade que são de visita obrigatória. A Torre Eiffel é o primeiro monumento que nos ocorre ao pronunciar o nome da capital francesa. A Mona Lisa no Museu do Louvre vem logo a seguir. A catedral de Notre Dame não fica também nada atrás. E muito menos o Arco do Triunfo!

O Arco do Triunfo francês trata-se hoje de um dos maiores monumentos de França, tendo a sua construção sido inspirada nos arcos que os romanos construíam, na Antiguidade Clássica, para assinalar uma vitória militar. Ainda que seja notavelmente mais recente que qualquer obra datada aos dias do Império Romano, o Arco do Triunfo que encontramos hoje em França foi mandado construir por outro imperador: Napoleão Bonaparte.

O objetivo do Arco era o de enaltecer a grande vitória de Napoleão Bonaparte na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. Segundo reza a história, o Napoleão terá prometido ao seu exército, após a vitória ser alcançada, que daí em diante só caminhariam sob um arco triunfal. E eis então que, de regresso a França, manda construir esta grande obra no centro da cidade.

Ainda assim, o Napoleão Bonaporte nunca viveu para assistir à finalização da construção do monumento. As obras só terminaram em 1836, muitos anos depois da queda do Império e da sua morte. Hoje, esta obra arquitetada por Jean Chalgrin é considerada um símbolo de patriotismo e motivo de orgulho entre os franceses.

Neste vídeo mostramos o sensacional Arco do Triunfo em Paris, França.

Se gostou do vídeo do Arco do Triunfo, convidamo-lo a subscrever o nosso canal do YouTube para descobrir toda a nossa galeria de vídeos de viagens.

E não é difícil perceber de onde vem tal orgulho. O Arco do Triunfo conta com 50 metros de altura, todo ele construído em pedra, e na sua superfície podemos encontrar esculturas que são verdadeiras obras-de-arte. Mais do que atracção turística, costuma ser cenário de pontos de partida de corridas, paradas militares e manifestações populares.

 

As esculturas, altos-relevos, baixos-relevos e inscrições do monumento são incontáveis. Entre todos esses detalhes, aquela que será possivelmente a escultura mais conhecida do Arco do Triunfo é a Partida dos Voluntários de 1792, também conhecida como A Marselhesa. Esta escultura assinada por François Rude representa a Pátria-mãe com as asas abertas e estendidas, chamando e motivando voluntários para que se unam e lutem pela sua pátria.

Se vai passar por Paris, não se esqueça de apontar na sua rota o Arco do Triunfo. E, já agora, fique a saber que é possível visitar o interior deste monumento. Se subir as escadarias, vai encontrar um pequeno museu sobre a história do monumento. Daí, pode prosseguir até um terraço panorâmico que se encontra a 50 metros de altura e que permite uma vista incrível sobre a cidade e as doze avenidas que rodeiam a praça onde se ergue o monumento.

Terminamos o artigo com uma galeria de fotografias do Arco do Triunfo para o deixar com mais vontade de visitar a capital francesa.

 

[tp_hotel_selections_widget id=15542 type=compact limit=5 subid=””]


 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *