Home / Cidades /

Quer viajar de carro em Maiorca? Confira o que não pode perder!

Quer viajar de carro em Maiorca? Confira o que não pode perder!

by Gonçalo Sousa

Share this article

     

Conhece Maiorca em Espanha? Não? Então, comecemos pelo princípio.

Maiorca é a maior ilha do Arquipélago das Baleares, um conjunto de ilhas paradisícas situadas em pleno Mar Mediterrâneo e que pertencem à coroa espanhola. Este arquipélado é também constituído pelas ilhas de menor dimensão de Menorca, Ibiza e Formentera.

Como já percebeu, trata-se de um dos destinos de praia e de diversão mais populares da Europa. Isso mesmo!

Com o seu clima ameno e as suas águas tépidas, que convidam os visitantes a mergulhos durante quase todo o ano, Maiorca é um daqueles destinos de praia de que garantidamente não se vai arrepender. Mas Maiorca tem muito mais para oferecer do que apenas praias, sol e diversão. Deixe-nos explicar.

Se decidir explorar a capital desta ilha, Palma de Maiorca, não deve perder uma visita ao Castelo de Bellver, um belo monumento situado no topo da cidade e de onde poderá desfrutar de uma vista de 360º sobre toda a cidade e os seus arredores.

Visitando o castelo por dentro, encontrará uma parte dedicada à história de Palma de Maiorca e outra parte dedicada à história do próprio castelo. E dentro das suas muralhas encontrará um jardim cuidado e bastante agradável para relaxar e um café onde poderá lanchar.

Depois, pode visitar o Museu San Carlos. Situado próximo do terminal de ferries, este museu conta-lhe um pouco da história militar local e mundial, acolhendo várias exposições de materiais ligados à atividade bélica durante todo o ano. Aproveite as amenidades do café que ali existe, mas sobretudo aproveite as belíssimas vistas sobre a baía e o Mediterrâneo.

Maiorca também é produtora de vinho. Para os apreciadores, nada como dedicar algum tempo a fazer um tour pelas vinhas da ilha. Poderá visitar duas quintas de vinhos que, em conjunto, produzem mais de um milhão de garrafas por ano, quase todas para exportação.

Explore as várias técnicas de vinificação, conheça os diferentes tipos de uva e delicie-se com as degustações.

Não se esqueça que Palma de Maiorca tem um belo centro histórico. Um passeio a pé pela zona, sobretudo com um guia, é a melhor forma de ficar a conhecer melhor a história, as lendas, a cultura e as artes locais. Passe pela Catedral de Palma e pelo Palácio Almudaina, sem esquecer que as influências dos povos antigos já vêm desde a época romana e até de antes.

Há ainda a hipótese de usar o autocarro turístico para visitar a cidade de lés a lés. Tem a desvantagem do bilhete ser válido apenas durante 24h e de estar sujeito a horários, não podendo ficar todo o tempo que quiser num local que mais lhe agrade, mas tem a vantagem de abranger todos os principais locais da cidade, como a Plaza del Mercat, Villalong, Plaza Gomila, Estació Maritima ou a Avenida Jaume III, tudo isto acompanhado por audio guia com auricular que encontra no próprio autocarro.

 

 

Soluções para viajar de carro em Maiorca

Mas se andar de carro pela cidade de Palma de Maiorca já é um prazer, sair dela e aventurar-se pela ilha será ainda mais divertido. E é aqui que um carro alugado com a Auto Europe fará toda a diferença.

Por falar em Auto Europe, já conhece esta empresa de rent a car? Trata-se de um dos maiores intermediários do mercado global de aluguer de carros, com mais de 65 anos de experiência e presente em 180 países por todo o mundo.

As parcerias de décadas com as maiores empresas de rent a car do mundo, como a Avis, a Dollar, a Europcar, a Goldcar, a Sixt ou a Thrifty garantem-lhe o acesso a uma vasta frota de automóveis de todas as gamas de que poderá necessitar, quer esteja apenas à procura de um simples carro utilitário para viajar com a sua cara-metade ou precise de um grande monovolume de 7 lugares para levar toda a família com conforto.

Como é lógico, tem também acesso aos modernos SUV da moda ou até aos carros descapotáveis e potentes que estamos habituados a ver nos filmes de hollywood. A escolha é sua.

E sabe o que é melhor? Pode aproveitar o exclusivo programa para membros e juntar-se aos que já têm acesso às inúmeras vantagens de pertencer à Auto Europe, com descontos imperdíveis, promoções especiais e ofertas específicas. Saiba tudo no website desta empresa de referência.

 

Dicas imperdíveis para aproveitar em Maiorca

Portanto, fora da cidade e à volta da ilha, não deve perder uma visita ao Cabo Formentor, provavelmente o seu lugar mais fascinante. Com estradas sinuosas para lá chegar, nem sempre é fácil a jornada.

Mas uma vez lá chegados, brindados com falésias enormes, cores vivas, o som do mar a bater nas rochas lá em baixo e vistas deslumbrantes sobre o Mar Mediterrâneo, este cenário vai concerteza inspirá-lo/a durante algum tempo, particularmente se o fizer ao pôr do sol.

Visite o Castelo de Capdepera, uma fortificação militar do séc. XIV que visava a defesa das populações contra os ataques de pirataria.

Saiba mais sobre a história de Maiorca com uma visita a esta cidade antiga e aproveite os festivais anuais que ali ocorrem, com muita oferta de comida e bebida e entretenimento ao vivo.

Passe pelo Parque Natural de Mondragó, uma floresta de pinheiros bastante  frondosa (em comparação com o resto da vegetação mais seca e rasteira da ilha). Neste parque, encontrará grandes falésias e belas enseadas de água cristalina.

Fica situado a apenas 10m de carro de Portocolom e muito próximo de Cala d’Or. Além de praias fantásticas de areia fina, o parque é também uma reserva natural para aves migratórias. Aceite a nossa sugestão e reserve um dia da sua estadia para vir a estas praias e fazer um piquenique neste parque.

E não se preocupe com o estacionamento pois, além de gratuito, é grande o suficiente para todos quantos o quiserem visitar.

Se gosta de locais históricos e que o façam contemplar outros aspetos da vida, visite os santuários de Lluc e de San Salvador. Perto da costa leste da ilha, o Santuário de San Salvador, construído no séc. XIV, é um antigo mosteiro situado a cerca de 50m de carro de Palma de Maiorca, construído no topo de uma colina a cerca de 500m de altitude, ladeada pelas planícies da ilha.

Contém dois monumentos imponentes: a grande cruz de pedra e uma imagem de Cristo estendendo a sua mão em sinal de benção. Trata-se de um local de peregrinação importante, de onde se avista Felanitx e se avista também toda o lado sudoeste de Maiorca.

 

 

O outro santuário, o de Lluc, está rodeado pela Serra de Tramuntana, numa zona protegida do buliço turístico, junto ao leito de rios secos que outrora alimentavam esta área e com um bonito jardim botânico que o cerca.

Finalmente, não esquecendo que se trata de uma ilha paradisíaca de veraneio, visite e desfrute das praias fantásticas que encontra um pouco por toda a ilha. São tantas e tão boas as que aqui encontra que se torna difícil enumerar as  melhores.

Aconselhamos a que visite sobretudo as mais desertas mas que também não deixe de visitar as pequenas aldeias de montanha, únicas na sua beleza e arquitetura.

Visite, por exemplo, Alcudia e aproveite o belo dia de praia que lhe proporciona. Ou as praias da costa oeste, como as de S’arenal e de Portal Nous (também conhecida por Cala Bendinat).

Sem esquecer a praia de Cala Gat, situada em Cala Ratjada, uma praia ótima para quem gosta de fazer mergulho. E se tiver a hipótese de usar um barco, aproveite as inúmeras praias da costa este, situadas em enseadas idílicas às quais só conseguirá aceder precisamente de barco.

Aproveite tudo isto com um aluguer de carros com a Auto Europe, o seu parceiro de viagem.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published.