Sabia que mais de 196 milhões de pessoas vivem, 88 milhões de pessoas trabalham e 410 milhões de pessoas embarcam ou desembarcam nas regiões costeiras da União Europeia?
Esses são apenas alguns dos números que justificaram a criação da campanha da ONG Voice for the Ocean que visa colocar as prioridades e preocupações do Oceano na agenda política da EU.
A Surfrider Foundation Europe, organização mundial sem fins lucrativos dedicada à proteção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral, está a dinamizar a sua campanha europeia Voice for the Ocean em Portugal até ao dia 14 de Dezembro de 2018.
A ONG está a levar a cabo uma tour por 5 países europeus com destaque para a cidade do Porto, que foi escolhida para encerrar a primeira fase da campanha já no próximo mês.
A Surfrider Foundation Europe nasce em 1990 pelas mãos de um grupo de surfistas locais para proteger e valorizar rios, lagos, oceanos, as ondas e todo o litoral de forma mais sustentável.
Hoje, com mais de 12 000 membros na Europa, está representada em 9 países através dos seus capítulos de voluntários e reúne pessoas de todas as esferas da vida, com uma paixão comum pelo oceano e dedicação para cuidar do litoral.
Em Junho lançaram um estudo de opinião pública com questões relacionadas com o oceano identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus que serão eleitos nas próximas eleições parlamentares de 2019.
Como resultado, espera-se que a maioria dos candidatos políticos tenham estes resultados em consideração e integrem ações no seu programa de campanha.
A campanha divide-se em duas fases: até o final de 2018, a Fundação está a apelar aos cidadãos europeus e aos players da sociedade civil comprometidos com a proteção dos oceanos para que participem numa ampla consulta digital em torno de oito questões relacionadas com o oceano – é neste período que o tour europeu que termina no Porto acontece.
Numa segunda fase, a partir de janeiro de 2019, compromete-se a apresentar publicamente os resultados do questionário e a comunicar as diferentes prioridades mencionadas pelos cidadãos aos candidatos eleitorais europeus.
“Sabemos que este ano e o próximo serão anos particularmente cruciais para os mares da Europa, uma vez que se esperam que as várias mudanças ao nível das políticas da UE e a nível internacional, com a eleição e nomeação do novo Parlamento Europeu.” comenta Antidia Citores, chefe do Departamento de Lobbies e Campanhas da Surfrider Foundation Europe.
“Por toda a Europa, os nossos voluntários estão envolvidos de várias formas, organizando eventos de sensibilização nas escolas, participando em reuniões e eventos locais ou denunciando a poluição e apelando contra a proliferação da construção na orla costeira.”, acrescenta a responsável.
Se deseja participar responda ao questionário online que requer apenas cerca de dez minutos.
Os resultados serão processados por profissionais, de modo a identificar as principais prioridades apontadas pelos cidadãos, de forma a identificar as medidas que receberam o maior apoio dos cidadãos. Estes resultados, analisados na íntegra, servirão de base para a argumentação apresentada pela Surfrider Foundation Europe aos candidatos europeus.
A plataforma de consulta encerra no dia 14 de dezembro de 2018 – já o site permanecerá on-line até o final da campanha, em maio de 2019 bem como uma apresentação da consulta. Os dados transmitidos serão mantidos em sigilo pela Surfrider, não sendo em nenhuma circunstância transmitidos a terceiros.
A Surfrider Foundation Europe é uma organização ambiental sem fins lucrativos, criada em 1990 em França (Biarritz).
Durante a sua existência, adquiriu experiência nas áreas de investigação e ação local, bem como na criação e distribuição de ferramentas educativas. Hoje tornou-se numa rede de 700 voluntários, 10.500 membros e 120.000 apoiantes em aproximadamente quarenta capítulos locais, que estão ativos em nove países europeus.
Saiba mais: www.surfrider.eu