Home / Europa /

O Algarve abre as portas para o Turismo após a pandemia Covid-19

O Algarve abre as portas para o Turismo após a pandemia Covid-19

    

O Algarve reabriu as cidades ao turismo no dia 05 de junho. Veja as belezas incomparáveis dessa que é uma das regiões mais belas de Portugal.  O Algarve é uma região situada no extremo sul de Portugal, à 280 km de distância da capital Lisboa, conhecida pelas praias do Mar Mediterrâneo e pelos resorts de golfe. A região leste do Algarve faz fronteira com a Espanha, ao norte com a região do Alentejo e ao sul e oeste com o Oceano Atlântico.

Nas cidades, tudo pode ser feito a pé, sem perigo, pois se trata de uma das regiões turísticas mais seguras e de ar mais limpo da Europa, considerada o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria. Arquitetura colonial, ruas de paralelepípedo, edifícios caiados de branco e o centro histórico cercado por antigas muralhas romanas são os grandes diferenciais dessa região.

Com o crescimento do turismo, as antigas vilas de pescadores, à beira de despenhadeiros baixos com vista para enseadas de areia foram transformadas, a partir da década de 1960, em hotéis, resorts, bares e restaurantes. Também há investimentos constantes em novas estradas e autoestradas, além do aeroporto, estação de trem e de ônibus.

As celebridades internacionais são apaixonadas por suas praias, por isso não se impressione ao reconhecê-las praticando esportes na areia ou aproveitando bons momentos nos restaurantes das cidades.

Como é formada a Região do Algarve

A região é formada por 16 municípios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, entretanto as principais cidades são Albufeira, Lagos, Faro, Loulé e Portimão.

O Clima no Algarve

O clima no Algarve é extremamente agradável durante todo o ano. Aliás, considera-se que a região tenha as melhores condições climáticas da Europa, com pouca chuva e muito sol! A melhor época para conhecer o Algarve é de março a setembro, que compreendem as estações primavera e verão. A temperatura máxima varia entre 15 ºC e 31 ºC ao longo do ano e são raros os invernos rigorosos, abaixo de 0 ºC.

 

Albufeira

O que antes era apenas uma colônia de pescadores, Albufeira hoje é uma das mais procuradas cidades litorâneas do Algarve. Muitas praias encantadoras com as inusitadas escadas rolantes que trazem os visitantes do calçadão a areia e inúmeras atrações noturnas, Albufeira tem uma das melhores infraestruturas ao turismo.

Vale a pena conferir as praias de Alemães, Arrifes, Aveiros, Barranco das Belharudas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia, Galé, Inatel, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Salgados, Santa Eulália e São Rafael. Outros passeios importantes são a visita ao Museu de Arte Sacra, ao Mirante do Rossio e ao Mirante do Bem Parece. Reserve de 3 a 5 dias para conhecer o melhor da cidade!

 

Lagos

Uma das cidades do Algarve mais apreciadas é, certamente, a cidade de Lagos. Uma cidade histórica, estudos arqueológicos consideram que a região era habitada desde 2000 antes de Cristo, quando o porto de Lagos era frequentado por fenícios, egípcios e cartagineses. Já no século XV, a cidade era ponto de partida de várias embarcações para a colonização de novos continentes.

Outro fato importante foi o terremoto e maremoto de 1755, que destruiu boa parte da cidade e sua recuperação se deu apenas no século XIX. O Condé Nast Traveler, em sua edição de 2012, classificou a Praia de Dona Ana a praia mais linda do mundo, porém, todas as praias da Baía dos lagos são maravilhosas: a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade são muito procuradas pelos visitantes, sobretudo, europeus. Não deixem de percorrer o centro histórico com seus casarões e prédios imponentes.

 

 

Loulé

Loulé é considerada um dos centros comerciais mais atrativos de Portugal, encontra-se a apenas 16 quilômetros a noroeste de Faro. No antigo Castelo Mourisco é encontrado o Museu Municipal. Se estenda à Vilamoura com uma marina surpreendente e o Museu Arqueológico. Faça fotos memoráveis na Quarteira. Também é interessante conhecer o Museu e a vila romana de Cerro da Vila; a aldeia de Alte, com a bonita Queda do Vigário e a povoação de Almancil. Todo mês de julho é celebrado o Festival Internacional de Jazz de Loulé, no qual os músicos de todo o mundo fazem jam sessions no convento e no castelo.

 

Portimão

O litoral de Portimão está entre os mais belos do mundo, muitas pessoas procuram a cidade para relaxarem nas férias, em suas paisagens deslumbrantes. A segunda cidade mais importante do Algarve é, sem dúvida, uma das mais famosas para viagens românticas. A beleza inigualável da Praia da Rocha, é a principal atração turística da cidade, com suas rochas erodidas pela força do mar e do vento. Já a Praia do Alemão, tem as águas cristalinas em tons de verde e azul turquesa, bem calma.

A Praia dos Três Castelos é outra praia paradisíaca e, para acessá-la, é necessário descer o Miradouro dos Três Castelos –  todas as praias têm excelente infraestrutura ao visitante. Importante ponto pesqueiro, Portimão faz fronteira ao sul com o Oceano Atlântico, a bem dizer, o terceiro porto a nível nacional que recebe maior número de passageiros através dos cruzeiros. As ruas do centro são todas em típica pedra portuguesa, com alguns padrões e figuras. O Museu de Portimão, por exemplo, conta com coleções arqueológicas e descobertas submarinas.

 

Faro

Você certamente já ouviu falar dessa que é, depois de Albufeira, a mais famosa cidade do Algarve, Portugal. Faro é uma de suas principais cidades e você pode chegar lá de carro, avião, comboio ou autocarro. De carro, as estradas são boas e estão bem sinalizadas: basta pegar no carro e seguir o mapa e as indicações. De Lisboa, são cerca de 280 km (2,5 horas) e, do Porto, cerca de 550 km (5 horas), sempre pela autoestrada.

O aeroporto de Faro é o terceiro maior do país e recebe muitos voos nacionais e internacionais. Se vier do o Brasil, o mais provável será primeiro viajar para Lisboa ou Porto e desses destinos para Faro. Os pontos turísticos de maior interesse são encontrados na “Cidade Velha” ou “Vila Adentro”, um antigo e pitoresco núcleo urbano com mais de 2000 anos. Nele encontramos muralhas, edifícios históricos, ruelas e recantos cinematográficos.

Visite as inúmeras galerias de arte e museus. Termine a tarde com vinho e petiscos em restaurantes e bares próximos a Marina de Faro ou na Rua do Castelo. Não perca a oportunidade de conhecer a Ria Formosa é formada por uma extensão de dunas, canais, ilhas e ilhotas com cerca de 60 km, situada entre a Praia do Ancão e a Praia da Cacela Velha, e está classificada como Parque Natural desde 1987.

 

Gruta do Algar de Benagil

Bem, você deve estar se perguntando porque destaquei essa última atração – a razão é simples: ela é a mais fantástica de todas – a Gruta do Algar de Benagil está localizada em Lagos, região do Algarve, entre o Carvoeiro e Armação de Pêra, no meio do mar – seu acesso é possível através de barco, de caiaque ou a nado.

Considerada uma das maiores e mais belas grutas do mundo, também é chamada de Catedral, devido ao formato de suas rochas erodidas. Seu interior é fantástico: uma surpreendente abóboda vazada, por onde entra a luz do sol e com uma praia interna maravilhosa. Seu melhor acesso é por meio de caiaque, até para você aproveitar melhor o tempo, contemplando essa obra natural imponente.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *