Home / Ásia /

Zhongdong: a vila chinesa que fica dentro de uma caverna

vila chinesa

Zhongdong: a vila chinesa que fica dentro de uma caverna

 

A vila Zhongdong na província de Guizhou, na China, está a dar que falar na Internet. Algumas das suas fotografias já se tornaram mesmo virais dada a natureza da vila e o facto de ser construída no interior de uma caverna. Fazendo proveito do espaço proporcionado pela própria natureza, esta vila chinesa foi moldada pelos seus habitantes e é diferente de tudo aquilo que já viu.

A 1800 metros acima do nível do mar, a caverna só pode ser alcançada após uma longa caminhada de uma hora. Graças a essa mesma inacessibilidade, a comunidade tem lutado nos últimos anos para sobreviver. No entanto, esta não tem sido uma tarefa fácil.

Para piorar as coisas, o governo chinês afirmou recentemente que “a China não é uma sociedade de homens das cavernas”, tendo inclusive fechado a escola da aldeia em 2008. Esta mudança por si só condicionou a vida na vila, privando as crianças de educação, forçando-as a emigrar para grandes aglomerados populacionais ou a caminhar a pé durante mais de duas horas todas as manhãs e à noite para frequentar outra escola.

De forma a melhorar os meios de subsistência dos moradores, esta pequena vila chinesa tentado pressionar o governo local para construir uma estrada que ligue a caverna à infra-estrutura existente, mas mesmo que Zhongdong tenha já acesso à televisão e ao jornal ocasional, a vila ainda permanece desligada do mundo exterior.

Felizmente, graças ao mediatismo que tem sido alcançado pela pequena vila de Zhongdong, foram alcançadas algumas vitórias, ainda que pequenas. Uma delas passa mesma pela construção de uma estrada que irá facilitar o acesso à vila, como há muito estava a ser requisitado pelos moradores.

 

Além disso, com o passar do tempo, mais e mais moradores têm-se mudado para outras áreas (conforme pedido pelo governo), porém a maioria permaneceu. Além disso, os alunos foram enviados para viver e estudar  noutras escolas, regressando a casa nos fins-de-semana para visitar as suas famílias nos finais de semana e durante as temporadas de férias.

Veja algumas fotografias da vila chinesa de Zhongdong

  

GOSTAVA DE CONHECER A CHINA? DESCUBRA MAIS SOBRE ESTE PAÍS NO TRIPADVISOR

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *