Home / África /

Momentos de uma viagem ao longo do Rio Nilo no Egipto

Momentos de uma viagem ao longo do Rio Nilo no Egipto

 

O Rio Nilo é pura e simplesmente o rio mais extenso do mundo com 7088 km. Situado no nordeste do continente africano, a sua nascente está a sul da linha do Equador (mais concretamente no Nyungwe National Park do Ruanda) e a sua foz ocorre no mar Mediterrâneo.

Quando viajei pelo Egipto em Maio de 2010 tive a oportunidade de passar 1 semana inteira a navegar neste rio magnífico. Partimos de Luxor e uns dias depois estávamos em Assuão. Foi inegavelmente uma das melhores viagens da minha vida e por isso mesmo senti que mais do que uma vontade era minha obrigação partilhar em vídeo e fotos alguns desses momentos no maior rio do Mundo: o Rio Nilo.

Alguns dados sobre o Rio Nilo

Com uma bacia hidrográfica que ocupa uma área de 3 349 000 km², o Rio Nilo abrange 10 países: Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egipto.

De recordar ainda que o Rio Nilo é formado pela confluência de três outros rios: o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão. Ao longo do curso do Rio Nilo existem algumas barragens, sendo uma das mais importantes a Grande Barragem de Assuão no Egipto.

Vídeo ‘Vista Nocturna do Rio Nilo em Assuão’ da Playlist dedicada ao Egipto no nosso canal YouTube

 

Fotografias no Rio Nilo em Maio de 2010

 

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *