Home / Cidades /

Confira agora o Top 10 das cidades mais vegan em Portugal

vegan em Portugal

Confira agora o Top 10 das cidades mais vegan em Portugal

Não comer carne, peixe, ovos ou leite, nem usar lã ou couro é uma opção de vida que conquista cada vez mais portugueses. Até à data, e embora não haja estatísticas concretas acerca da cultura vegana em Portugal, estima-se que já mais de 5 mil portugueses tenham implementado este estilo de vida nas suas refeições.

Ainda assim, como bem sabemos, a culinária portuguesa é reconhecida como uma das mais autênticas da Europa… e não é difícil trocá-la! Em poucos países se encontra uma mistura tão singular de ingredientes o que torna difícil, de certa forma, aceitar que possa existir em Portugal uma cultura vegana. Pratos como  Bacalhau à Brás, Queijo da Serra, as Sardinhas Assadas ou a Caldeirada de peixe usam todos eles ingredientes de origem animal, por exemplo.

Surpreendentemente, certos pratos têm recebido uma “segunda vida”, totalmente vegan, que se adapta às necessidades de uma parcela da população portuguesa que está a optar por uma dieta vegana. Não acredita? Pois então fique a conhecer a lista que apresentamos de seguida com o top 10 de cidades vegan em Portugal.

A Holidu – um prestigiado motor de pesquisa de casa de férias – elaborou um estudo para identificar o top 10 de cidades vegan em Portugal, tendo como base os dados recolhidos em maio de 2017 na Happy Cow, um site especializado em nutrição vegan. Para elaboração do ranking das cidades, o número de restaurantes vegan, bem como os restaurantes que oferecem opções vegan, foram comparados com o número de habitantes locais.

Não se esqueça também de conferir o post Os melhores mercados e restaurantes vegan da Europa e o Top 10 das Cidades Vegan Friendly da Europa.

Confira o top 10 das cidades mais vegan em Portugal

Lagos

O pódio das cidades mais vegan friendly de Portugal é uma surpresa para aqueles que esperavam Lisboa ou Porto no topo. Lagos, localizada no Barlavento Algarvio é muito admirada pela sua formação litoral, com praias lindas e acessíveis, mas além da beleza natural a cidade também oferece opções culinárias para todos os gostos, inclusive os veganos.

Porto

Já o segundo lugar não é uma grande surpresa, pois apesar do prato portuense mais famoso ser a Francesinha, a cidade invicta já está acostumada a receber turistas de todos os tipos e, portanto, oferece uma culinária que reflete esta variedade.

Faro

A capital Algarvia completa o pódio de cidades mais vegan-friendly de Portugal. Por ser para muitos o ponto de chegada em Algarve, a região mais turística de Portugal. Faro recebe um grande número principalmente de turistas internacionais o que influencia na grande variedade da culinária local.

Lisboa

cidade mais divertida

Embora figure em destaque no pódio das cidades mais vegan-friendly da Europa, Lisboa ocupa uma posição um pouco mais baixa em comparação as outras cidades portuguesas, isso porque apesar de contar com uma enorme quantidade de mercados e restaurantes veganos a cidade também tem a maior população em Portugal.

TripAdvisor

Funchal

Não é uma surpresa que a capital da ilha da madeira figure no ranking já que a ilha é um paraíso para os apaixonados por frutas exóticas e vegetais variados.

Ponta Delgada

A capital dos Açores também se beneficia por um clima propício ao plantio de vegetais que fazem com estes sejam encontrados sempre frescos nos mercados ou nos restaurantes que oferecem pratos apenas a base destes ingredientes.

Aveiro

Já os adeptos da dieta vegana que pretendem viajar para o centro de Portugal podem considerar Aveiro como uma ótima opção não só pelas belezas da cidade, mas também pela ótima oferta de pratos sem ingredientes animais.

Coimbra

A proporção de adeptos da dieta vegana é maior entre pessoas mais jovens, portanto não é uma surpresa que Coimbra, conhecida como a cidade dos estudantes, apareça com destaque no ranking já que a cidade possui por natureza um espirito jovem e inovador.

Braga

Braga também é uma cidade que se orgulha do seu espirito jovem, tanto que em 2012 Braga foi distinguida como a Capital Europeia da Juventude, o que propiciou a realização de vários projetos de cariz social, político e cultural envolvendo jovens. Por isso não é de se admirar que a cidade também esteja na vanguarda quando se trata também de nutrição.

Setúbal

setúbal

A cidade de Setúbal na área metropolita de Lisboa fecha a lista de cidades mais vegan friendly de Portugal graças ao crescimento das opções de restaurantes veganos na cidade.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *