Home / América do Sul /

Ushuaia: a cidade mais meridional do planeta fica na Argentina

Ushuaia: a cidade mais meridional do planeta fica na Argentina

 

Situada na Terra do Fogo, Argentina, a cidade de Ushuaia é um local que apaixona de imediato os seus visitantes. Além da neve, oferece um variado leque de atrações que marcam a diferença.

A cidade mais meridional do planeta, Ushuaia, foi edificada numa belíssima baía do canal Beagle, rodeada por montanhas cobertas de um bonito manto branco. Uma paisagem deslumbrante, cercada de montanhas cobertas de neve e ladeadas por bosques de lengas, onde a água bebida pelos habitantes provém de um milenar glaciar denominado Martial. O ar que se respira sopra diretamente sobre a Antártida, o continente mais puro do mundo.

Das suas montanhas correm riachos de águas tão puras que, por sua vez, formam lagos de um azul intenso e onde se refugiam belas e diversificadas formas de vida. Se, no inverno, os bosques estão cobertos de neve, na primavera, a partir de outubro, revestem-se de flores de rara beleza, que só existem nesta região do mundo.

Ushuaia: o que ver?

Além da bonita paisagem existem muitos locais históricos e culturais que merecem a sua visita. No Museu Marítimo, instalado no prédio da antiga prisão de Ushuaia, construída e desativada no século XIX, é possível calcorrear dois dos cinco longos corredores cercados de celas. Estas guardam muitas surpresas: algumas exibem biografias de prisioneiros famosos, de assaltantes reincidentes, de assassinos e presos políticos ou mesmo de anarquistas do início do século.

Numa outra ala podem-se ver miniaturas de navios famosos que passaram por aquela região e recordam importantes exploradores do passado. Uma amostra de como eram e como viviam os índios que primeiro habitaram Ushuaia e a epopeia dos colonizadores, proas de navios esculpidas em forma de mulher.

Outro dos locais que vale a pena conhecer é o Parque Nacional da Terra do Fogo, um dos parques mais lindos do país, onde a natureza explode numa palete de cores, principalmente no outono, quando um mar de folhas de tom avermelhado cobre as estradas.

 

Um dos clássicos passeios que poderá fazer em Ushuaia é o passeio de catamarã pelo canal Beagle, onde lobos-marinhos, aves e baleias encontram refúgio. Imperdíveis são também os passeios de automóvel, seguidos de caminhadas pelas montanhas. Damos-lhe uma sugestão: o Passo Garibaldi, que atravessa a cordilheira Martial em direção a Rio Grande. Do alto do cume da montanha é possível vislumbrar o lago Escondido, que fica a cerca de 15 km da cidade.

Ushuaia: o que comer?

Depois de tantas visitas e caminhadas é chegada a altura de saborear a cozinha tradicional da região. Experimente o carneiro assado à moda fueguina e os peixes e frutos do mar, como a pescada-negra e a centolla (um caranguejo gigante). Mas o consumo de crustáceos e frutos do mar da região exige cuidados, pois ocorrem marés tóxicas causadas por algumas algas, as famosas e mortais marés vermelhas.

Segundo reza a história, a Terra de Fogo sempre esteve ligada ao mar. Até ao ano de 1948, data do começo dos primeiros voos comerciais, a única ligação ao continente era feita de barco e Ushuaia cedo ganhou galões como base naval da Marinha Argentina (1950). Nos últimos 12 anos a cidade foi sempre crescendo ao ponto de ter duplicado a sua atividade. Nas duas últimas décadas, Ushuaia foi descoberta pelo turismo e, desde então, tem vindo a crescer de uma forma constante.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Ushuaia no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Comentário

  • 07 September, 2017

    Um dia eu ainda quero conhecer Ushuaia.. Está na minha lista..

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *