Home / Cidades /

Confira quais as 10 melhores Termas de Portugal

Termas de Portugal

Confira quais as 10 melhores Termas de Portugal

 

O turismo termal ainda se encontra extremamente associado à terceira idade. Porém, esta é uma relação que já não faz sentido nos dias de hoje. Basta olharmos para os números para perceber porquê: há cada vez mais portugueses, de todas as idades, a reconhecer o conforto e propriedade das águas termais.

Este tipo de turismo cresceu essencialmente graças à fama das águas com propriedades medicinais. Para quem desconhece, as águas termais são desde há muitos anos usadas como tratamento para o mais variado tipo de doenças e maleitas. Por isso, sim, é normal que continuem a associar termas a idosos: mas está na altura de reconhecer todo o potencial que vai além deste nicho de mercado.

E a verdade é que Portugal conta com grande potencial no que diz respeito a termas. De norte a sul, encontramos resorts, hotéis e estâncias balneares com todo o tipo de ofertas.  Além do mais, os estabelecimentos têm preparado uma maior oferta de serviços, proporcionando agora atividades turísticas ou de lazer, como massagens, desporto e circuitos ao ar-livre.

Atendendo a tudo isto, as termas de Portugal são ideais para fugir ao ritmo de vida acelerado das grandes cidades. Uma visita a uma estância permite-nos encontrar casais, famílias e grupos que procuram uma alternativa de férias calma e saudável. Segundo os últimos dados que levantamos, existem atualmente mais de 50 estâncias termais espalhadas pelo país. Ainda assim, neste post focámo-nos apenas em dez delas.

As 10 melhores termas de Portugal

1 – Termas de Monção

Comecemos a nossa jornada pelo Norte do país, mais precisamente junto à fronteira com Espanha. No distrito de Viana do Castelo encontramos Monção, uma vila pacata com mais ou menos 2500 habitantes, pronta a receber todos os que procuraram umas férias calmas e saudáveis. No turismo local, há um ponto que se destaca: falámos obviamente das famosas Termas de Monção.

Quem quiser pode reservar um quarto com vista para o rio Minho no Bienestar Termas Monção Hotel. A reserva pode ser feita online e permite-lhe aceder a vários serviços: entre eles, destacam-se os tratamentos de spa, a piscina exterior ou os passeios de bicicleta pela vila. No restaurante, há refeições para todos e prova-se que é possível comer pratos tradicionais confecionados de forma saudável.

2 – Termas do Gerês

De Monção ao Gerês a viagem faz-se num instante. Aqui, entre as montanhas que representam o segundo ponto mais alto de Portugal continental, encontra as famosas Termas do Gerês, num espaço que entra em comunhão com a própria natureza. À beleza do Parque Nacional Peneda-Gerês junta-se a tradição gastronómica do Minho que será apreciado pelos bons garfos.

O Águas do Gerês – Hotel, Termas e Spa é a escolha perfeita se procura substituir o cansaço urbano por momentos únicos de relaxamento. Além do conforto assegurado dos quartos deste hotel, tem acesso direto às termas e a um conjunto de serviços de relax. A água  é excelente para banhos e para ser ingerida, sendo particularmente reconhecida pela sua capacidade de regeneração de células.

3 – Termas de Vidago

É no concelho de Chaves, na pequena freguesia de Vidago, que encontramos uma das termas mais conhecidas de todo o país. A água que aí encontra é ideal para fins termais e encontra-se à sua disposição no incrível Vidago Palace Hotel, um hotel que conta com 5 estrelas e que foi projetado pelo aclamado arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Os hóspedes têm acesso a 20 salas de tratamento, relaxamento, bem-estar e beleza. Além do serviço terminal, pode dar um mergulho nas piscinas (interior ou exterior) e, se for apreciador dos costumes nórdicos, visitar a sauna. Quer trabalhar o seu físico? O hotel inclui um espaço de ginásio, devidamente equipado com as máquinas. No fim, receba uma massagem no Spa e liberte-se de vez do stress do dia-a-dia.

4 – Termas das Caldas de Aregos

Nas encostas do Douro, relativamente perto do centro do Porto mas ao mesmo tempo longe da azáfama urbana da Invicta, ficam as Termas de Caldas de Aregos. Ao passar as portas do Douro Park Hotel, perceberá rapidamente que conforto e bom gosto andam de mãos dadas. E, seguindo as boas tradições impostas pelo legado do Douro Vinhateiro, esta será também uma excelente ocasião para degustar alguns dos melhores vinhos da região.

No Douro Park Hotel pode usufruir do serviço das Termas das Caldas de Aregos – entre os quais o spa, centro de reabilitação e rendimento atlético, piscinal termal, turco termal, ginásio e massagens – enquanto saboreia um bom copo de vinho. Por ser um espaço rústico, sem desprimorar o luxo, o hotel parece transportá-lo mesmo para as quintas onde acontece a produção vinícola.

 

5 – Termas de São Pedro do Sul

As termas de São Pedro do Sul estão certamente entre as mais conhecidas do país. Com uma história que se perde nos séculos, julga-se que as águas da cidade de Viseu eram já procuradas no tempo da pré-história pelas propriedades medicinais. Sabe-se também que os romanos estiveram por lá e que o próprio D. Afonso Henriques fez uso destas termas. Mas o que têm as águas de tão especial?

Com um alto teor de minerais, as águas das Termas de São Pedro do Sul chegam à superfície a uma temperatura que ronda o 68.7º C. As propriedades fazem com que sejam ideais no tratamento de doenças reumáticas e respiratórias. Se quiser, pode reservar as férias no INATEL S. Pedro do Sul, uma estância termal onde se conjuga a e lazer. Situado na margem do Vouga, este hotel é um espaço tranquilo para quem procura repor energias e relaxar.

6 – Termas de S. Miguel

A fama das Termas de S. Miguel é conhecida a nível nacional, mesmo que estas se situem no centro do país. As águas são procuradas pelas suas propriedades termais, excelentes para fins terapêuticos e para pausas relaxantes. A paisagem verde que rodeia as Termas vai fazê-lo esquecer os dias cinzentos, caóticos e stressantes da vida urbana para que assim recupere toda a força física e mental que procurava. O Palace Hotel & Spa – Termas de S. Miguel garante a todos os hóspedes o conforto e requinte que merecem para a estadia.

7 – Termas de Luso

Quem visita as termas do Luso para fins medicinais vai normalmente à procura de solução para problemas do sistema urinário, hipertensão, doenças respiratórias ou dificuldades motoras. Todavia, há uma série de outras atividades que fazem deste um destino de férias para toda a família – desde piscinas interiores e exteriores, a parques infantis e área verde para passeios e caminhadas.

Se está a ponderar visitar a vila portuguesa, recomendamos o Grande Hotel de Luso. Com mais de 70 anos de história, esta estância oferece um número diversificado de aventuras: é possível descobrir a Serra do Buçaco ou até mesmo planear uma viagem com os mais novos até ao Portugal dos Pequenitos.

8 – Termas de Unhais da Serra

Se tenciona passar pela Serra da Estrela em breve, considere trocar a neve no cume da montanha por uma estadia no Hotel Congress & Medical Spa onde, entre outras coisas, poderá usufruir das poderosas propriedades das águas termais. As termas Mountain SPA Aquadome oferecem uma variedade completa de serviços, nomeadamente o Vichy a quatro mãos com águas termais, o duche sensações, serviços médicos de nutrição, fisioterapia, otorrinolaringologia, entre muitos outros.

9 – Termas da Curia

Saúde, estética e bem-estar são áreas que se conjugam na perfeição quando falámos das Termas da Curia. Localizadas na aldeia com o mesmo nome da freguesia de Tâmagos, Anadia, as termas interagem na perfeição com o turismo da região. Quem por lá passa, não dispensa por exemplo a iguaria mais conhecida da zona, o famoso Leitão da Bairrada.

O ambiente é acolhedor e pacato, mas isso não é sinónimo de que há pouco para fazer. Quem se quiser instalar no Hotel Termas da Curia terá acesso a uma série de atividades tão diversas como o spa termal, programas de golfe ou até mesmo programas de emagrecimento com dieta e exercício.  Para apreciadores de vinhos, há uma rota pelos vinhos da região.

10 – Termas das Caldas de Monchique

É em terras algarvias que terminamos esta viagem pelas termas de Portugal. As Termas das Caldas de Monchique proporcionam um espaço terapêutico baseado em água rica em bicarbonatos, sódios e flúor. Se sofre de problemas nas vias respiratórios ou de afeções músculo-esqueléticas, vai certamente sair das termas com um ar mais rejuvenescido. O Hotel Termal é o melhor local para passar a sua estadia e aproveitar ao máximo estes dias de puro relaxamento.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *