Home / Brasil /

Descubra agora 10 piscinas naturais brasileiras que merecem a sua visita

piscinas naturais

Descubra agora 10 piscinas naturais brasileiras que merecem a sua visita

 

Por norma, as brochuras de férias no Brasil dão enfoque a belíssimas paisagens de praia ou a hotéis com muitas estrelas. Não importa qual o destino junto ao mar: as fotografias mostrarão sempre elementos específicos da cultura balnear brasileira, os passadiços à beira mar, os jogos de voleibol na areia, as águas de coco vendidas na marginal e as danças quentes tão características do povo carioca.

Porém, muitos turistas têm procurado outras alternativas que lhes permitem usufruir do melhor de dois mundos: ao mesmo tempo que querem ter acesso à verdadeira experiência brasileira, captando tudo o que a envolvente tem para lhes dar, querem também afastar-se das confusões das praias e grandes cidades, para aproveitarem algum sossego. Claro que, à primeira vista, isto parece ser impossível.

Mas e se trouxermos para a equação piscina naturais situadas nos melhores locais do Brasil? Como bem sabemos, as piscinas são frequentemente consideradas pelas crianças como o melhor local para se divertirem. O facto da água não ser agitada como no mar, e de permitir brincadeiras com mais liberdade, faz das piscinas uma atração especial para cada criança.

Para os pais, as piscinas são também uma opção popular, uma vez que garantem um espaço mais seguro para as brincadeiras dos seus filhos, permitindo que os consigam vigiar com mais cuidado enquanto aproveitam também o momento para descansar.

Por essa razão, desta vez decidimos olhar para o Brasil de maneira diferente e investigar: quais as melhores piscinas naturais do Brasil? O resultado foi muito melhor do que estávamos à espera, permitindo-nos encontrar 10 excelentes opções que apresentamos de seguida.

Quais as melhores piscinas naturais do Brasil?

1 – Gruta do Pratinha – Chapada Diamantina

Prepara-se para uma das melhores piscinas naturais do Brasil. Capaz de tirar o fôlego, a piscina do Gruta do Pratinha, na Chapada Diamantina, é o local perfeito para férias divertidas e refrescantes, ao lado de boa companhia. Próximo desta piscina poderá ainda encontrar boas infraestruturas e hotéis onde ficar, assim como parques para passeios.

2 – Lagoa Verde – Ilha Grande

Gosta de nadar em piscinas naturais? A piscina da Lagoa Verde, em Ilha Grande, conta com águas límpidas e o cenário perfeito para longas braçadas nas tardes mais quentes. Assumindo-se como um verdadeiro aquário natural, permite aos visitantes nadar com peixes coloridos, corais e tartarugas. O local é ainda perfeito para flutuar e relaxar, abstraindo-se de tudo o resto que se passa à sua volta.

3 – Lagoa Azul – Ilha Grande

Ainda em Ilha Grande poderá dar um saltinho (e mergulho!) à Lagoa Azul. O local paradisíaco conta com incríveis praias e pontos de mergulhos que satisfazem até as necessidades dos turistas mais exigentes. A Lagoa Azul é o local mais comum para passeios de barcos turísticos, por ser um lugar tranquilo e propício para snorkeling.

4 – Cachoeira Loquinhas – Chapada dos Veadeiros

piscinas naturais

E que tal refrescar-se nas águas de uma cachoeira? A Cachoeira de Loquinhas fica na fazenda homónima, situada perto do Centro de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Uma vez que se encontra dentro de uma propriedade particular, tem um custo que ronda os 20 reais brasileiros. Ainda assim, é um preço que compensa pagar para tomar banho em águas calmas e limpas.

 

5 – Monte Roraima – Roraima

Prosseguimos então para o Monte Roraima, que se assume ainda como uma mina de ouro no coração do Brasil, dado que continua por ser explorado. Encerrando em si paisagens incríveis e a promessa de aventura – já que a piscina se encontra a quase 3 mil metros de altitude – este é o destino perfeito para quem quiser adicionar campismo e trekking à mistura.

6 – Maracajaú – Rio Grande do Norte

É a cerca de 55 quilómetros da cidade de Natal que podemos encontrar a piscina natural de Maracajaú, um excelente destino para quem gosta de grandes piscinas naturais recheadas de vida marinha. Neste local, a principal atração é o snorkeling, uma vez que debaixo de água se encontra um verdadeiro tesouro visual de corais e peixes coloridos. Por ser uma área de preservação ambiental, o número de visitantes é restrito.

7 – Lagoa Azul – Presidente Figueiredo

Compensa fazer as duas horas de viagem desde Manaus para prestar uma visita à Lagoa Azul, na cidade de Presidente Figueiredo. Esta piscina natural atrai turistas graças à sua água cristalina de acor azulada, um fenómeno provocado pelas águas que provêm do Aquífero das Guianas – consideradas como uma das águas mais puras do planeta.

8 – Gruta Azul – Bonito

A nível mundial, a cidade de Bonito é reconhecida como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Com cachoeiras, nascentes, rios e grutas, o local é um verdadeiro paraíso para os turistas que procura estar em contacto com a natureza. A Gruta Azul é, por isso, uma das principais atrações com águas cristalinas de cor azulada.

9 – Lençóis Maranhenses – Maranhã

Os Lençóis Maranhenses são considerados como um dos pontos mais bonitos do Brasil, graças às suas lagoas naturais que dividem o espaço com dunas de areia branca. Entretanto, tratando-se de uma paisagem mutável, a envolvente de Lençóis Maranhenses é ditada pela própria força do vento.

10 – Barra da Lagoa, Florianópolis

Por último, encerramos esta lista com a Barra da Lagoa. Tratando-se de uma ótima opção para banhistas que gostam de mar tranquilo, trilhas e piscinas naturais, a Barra da Lagoa exige que faça uma caminhada de cerca de 20 minutos. Este é um percurso fácil de se fazer e que o expõe diretamente à beleza natural de Florianópolis. O local é incrível e abriga grandes pedras, que são cercadas por águas cristalinas esverdeadas.

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *