Home / Cidades /

Mykonos: a ilha grega mais bonita do Mar Egeu

Mykonos: a ilha grega mais bonita do Mar Egeu

 

Se a menção de Mykonos na Grécia não lhe trouxer imediatamente à mente construções alvas, um céu azul-turquesa e corpos bronzeados ao longo de praias de areia dourada, então é porque não faz parte deste mundo.

Mykonos é de longe a ilha grega mais popular do Mar Egeu. Basta vermos meia dúzia de fotografias deste pequeno canto do paraíso para percebermos a energia vibrante que atrai todos os anos uma multidão diversificada de pessoas, sempre procura de um estilo de vida noturno. E não se preocupe, porque festas por aqui não faltam, especialmente na época alta!

Já durante o dia é possível desfrutar do sossego paradisíaco de praias desertas ou, se tiver dinheiro para tal, partir num dos fabulosos cruzeiros por entre as muitas ilhas gregas que pode encontrar no Mar Egeu. Ao longo do ano, pode fazer o mais variado tipo de atividades lúdicas como ski, jet-ski, windsurf, cavalgada e parapente. Ou então, como a maioria dos turistas que passam por Mykonos, pode simplesmente guardar sua energia para a noite.

Neste artigo, é até a esta ilha na Grécia que viajamos para um tour muito rápido onde contamos mais sobre a história de Mykonos e a que se deve a sua beleza.

O que define a identidade da ilha de Mykonos?

Parece não haver dúvida entre os turistas que passam por Mykonos: beleza, diversão e descanso. Tudo isto podemos encontrar naquela que é a mais conhecida das ilhas Cíclades. A paisagem especial, caracterizada pelas praias de areia branca, águas límpidas, casas pitorescas e barcos no mar é digna de postais e está totalmente ao seu alcance e da sua máquina fotográfica. Já se imaginou a estender a toalha numa praia com esta vista?

Conheça um pouco mais de Mykonos neste vídeo que publicamos no Canal YouTube do Mundo de Viagens:

Gostou do vídeo? Convidamo-lo então a subscrever o canal do Mundo de Viagens no YouTube para ser notificado quando publicarmos novos conteúdos!

O seu aspecto pitoresco vai para além da arquitetura típica grega, das vielas cheias de buganvílias e dos moinhos de vento. Esta é a ilha mais cosmopolita e animada da Grécia, uma boa opção para quem procura diversão e festa sem limites, mas não deixa de agradar também quem prefere o sossego. As luzes dos bares acendem-se à noite para encher as ruas de cor e fazer renascer a ilha com uma identidade totalmente diferente.

A história da ilha como a conhecemos hoje remonta ao ano de 1950 quando um grupo de jovens de famílias ricas se lançou ao mar para procurar locais para se divertirem. É assim que começa uma história de fama, glamour e charme. Tal reputação deve-se também em grande parte a Jackie Kennedy que aí inaugurou o chamado turismo do jet-set internacional. Não tarda nada, este conceito levou a que se instalassem em Mykonos marcas de luxo de alta costura e joalharia.

Na década de 1980, Mykonos tornou-se ainda um destino especial para os turistas homossexuais. É nesta ilha remota do mar Egeu que nasce uma cultura gay sem constrangimentos e com uma série de negócios preparados para este tipo de clientela: festas, hotéis e cruzeiros. Hoje, apesar do ambiente se ter acalmado e ser mais ecléctico, continua-se a celebrar aí um dos maiores festivais gays do mundo.

Ao longo da sua história, a ilha de Mykonos já foi ocupada várias vezes pelos jónicos, fenícios, macedónios, atenienses, romanos, vienenses, gregos e alemães. O resultado de todas estas presenças resulta numa mistura de heranças destas civilizações, sobretudo daquelas que a comandaram a partir do século XV.

Chora, a “capital” de Mykonos, é a parte mais antiga da cidade. Nela podemos percorrer ruas de pedra cheias de casinhas brancas, com varandas floridas e cercada de igrejas pequeninas, um labirinto com recantos por desvendar. A vida noturna é agitada, seja nas praias maiores – que mantêm bares abertos até altas horas, ao som de música eletrónica – ou na principal cidade da ilha, Chora, cujo bairro Little Venice possui algumas discotecas.

Fique agora com algumas imagens deslumbrantes deste destino estupendo na Europa.


 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *