Home / América do Norte /

Miami: a capital multiétnica que tem vida toda a noite

miami

Miami: a capital multiétnica que tem vida toda a noite

 

Miami é uma metrópole resplandecente que se divide entre a terra firme e as ilhas que a formam, uma espécie de barreira no oceano. Por causa da forte imigração vinda da América do Sul e das Caraíbas, a cidade é hoje praticamente bilingue.

Aqui fala-se tanto espanhol como inglês e em certos bairros, nomeadamente o de Little Havana, é mesmo a língua dominante. Através da coabitação entre as comunidades anglófonas e espanholas, foi nascendo, pouco a pouco, um dialecto híbrido que deu origem à celebre frase “Do you speak spanglish?”.

miami

Aos edifícios de estilo Arte Deco de Miami Beach dão eles o nome de “Boutique hotel”. No entanto, esta expressão pode ainda designar encantadoras residências de outros estilos, localizados noutros bairros. Por isso, quando o taxista o deixar em frente ao hotel por si escolhido não fique surpreendido se este não corresponder ao que viu no prospecto. Os edifícios de Deco são pintados com bastante frequência e as novas cores, muitas vezes, não têm nada a ver com as cores originais.

Numa atmosfera requintada, com interiores extraordinários, serviço irrepreensível, campos de golfe, piscinas ou praias privativas, os hotéis de Miami assemelham-se à lamparina do Aladino, onde podemos satisfazer todos os nossos desejos. Gostava de pescar em alto mar, de sobrevoar a cidade num helicóptero, de passear numa limusina? Tudo isto pode estar ao seu alcance, terá apenas de formular o desejo e pagar o preço respectivo.

As diferentes culturas que fazem de Miami uma capital multiétnica transparecem na arte, no artesanato e na cozinha.

Miami: o que comer?

Em relação à gastronomia, esta assume as cores de todas as nacionalidades. A partir daqui nascem associações subtis que certamente o vão surpreender.

A mescla de culturas da cidade dá origem a uma variedade de cores e de costumes e, sobretudo, de tradições culinárias. Grelhados argentinos, rodízios  brasileiros, cafecitos cubanos ou tapas espanholas fazem de Miami um local de “sabores” intensos. A cozinha japonesa é hoje em dia uma grande “tendência” na cidade. A apresentação é sempre pensada ao pormenor, não deixando de  realçar a qualidade dos seus produtos e de se renovar incessantemente.

Miami: o que fazer?

miami

Até há bem pouco tempo Miami era caracterizada apenas por pântanos infestados de mosquitos. Hoje em dia é uma grande metrópole com tendência a crescer cada vez mais. A pequena aldeia de pescadores é agora um dos destinos mais procurados, por causa das suas praias de areia branca, pela doçura do clima e pela diversidade da vida nocturna. Aqui, os clubes nascem e morrem num abrir e fechar de olhos.

 

Os dance clubs são estabelecimentos à escala humana, mas é essencial mostrar uma boa cara para tentar convencer o porteiro a deixá-lo entrar. Vale bem a pena este esforço, pois estes clubes são um autêntico “aquário” de sereias da moda e de grandes nomes da cena americana. O luxo que ostentam, com maior ou menor requinte e discrição, é uma boa justificação.

Por outro lado, existem ainda os dance halls, com capacidade para albergar 2000 pessoas por noite. Um banho de multidão é o que pode esperar se decidir entrar num estabelecimento deste género.

Entretanto, se preferir um ambiente mais calmo e repousante, o bar constitui uma etapa obrigatória da longa noite tropical. É aqui que as pessoas se encontram, comentam à última da hora o derradeiro jogo de futebol e decidem em que clube vão acabar a noite. No entanto, a música ao vivo é um dos ingredientes indispensáveis da vida nocturna de Miami.

miami-dance

Como vê, se é um noctívago existe uma grande variedade de lugares, pelos quais pode optar.

Depois de tanta agitação faça uma pausa na costa sudoeste da Florida, muito bem preservada. É o tempo de dar um salto ao passado, mais propriamente a Naples, de se passear numa das belíssimas praias de areia branca da terra firme ou de Sanibel Island, assim como percorrer as extraordinárias reservas naturais. Em todo lado encontra miradoiros de onde pode admirar belos pôr do sol. Se preferir dirija-se para sul, onde vai encontrar pequenas ilhas, denominadas Keys. Paraíso do mergulho e da pesca no alto mar, as Keys atraem igualmente os mais românticos.

Entre cenários estranhos ou monumentais, uma cozinha de sabores raros e subtis, desfile de personagens excêntricas e pitorescas, encontra tudo isto numa cidade de seu nome Miami.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre Miami no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *