Home / América do Norte /

México: a cultura apimentada ao som de mariachis

México: a cultura apimentada ao som de mariachis

 

O México exibe, orgulhosamente, uma vitalidade e riqueza criativas. São poucas as nações que podem rivalizar com a história turbulenta do México e reclamar uma tal diversidade cultural. É um país que agita, estimula e transpira respeito. A surpresa espreita em cada canto.

A diversidade topográfica do México oferece aos que adoram a natureza um sem número de opções. A par da floresta tropical, vegetação rasteira, serras, deserto, pinheirais e crateras vulcânicas, há uma vida selvagem muito diversificada, que vai desde as iguanas, passando pelas águias de grande porte, as quetzals, os jaguares, os lagartos e as baleias cinzentas.

Se o tempo que tem é pouco para visitar o país, damos-lhe algumas sugestões para ficar com uma ideia do que é esta imensidão de cultura e divertimento.

México: o que ver?

Assim, se lhe agrada saber um pouco da história do México, antes de parar num dos muitos restaurantes para provar a cozinha pré-hispânica, mergulhe na Cidade do México, a capital, prestando deste modo uma homenagem aos últimos vestígios da orgulhosa cultura asteca. Ou então, visite uma aldeia indígena em Chiapas, como por exemplo San Juan Chamula, e comprove com os seus próprios olhos uma síntese única de veneração dos antigos Maias e dos rituais católicos.

Outras das sugestões é explorar um local arqueológico, como Yagul, para observar um pouco da história pré-hispânica. Entregue-se ainda ao prazer das inúmeras e variadas tequilas na Praça Garibaldi, na Cidade do México, enquanto assiste a uma serenata ao som dos mariachis.

Uma viagem de barco numa lagoa é também um dos momentos de rara beleza, onde pode observar a riqueza da vida das aves do méxico, tanto as nativas como a as migratórias.

 

Estenda-se numa praia do pacífico, à sombra de uma palapa, ou mergulhe na companhia dos pelicanos e das baleias na Baixa Califórnia.

México: o que comer?

Depois de tanta agitação e descoberta é uma boa altura para relaxar ao sabor da gastronomia mexicana. A cozinha do México combina as receitas e os ingredientes tradicionais com as influências espanhola e norte-americana. Com uma grande variedade, a comida mexicana adequa-se a qualquer bolso, desde os tacos que se vendem em todas as esquinas, aos pratos mais sofisticados. Para tirar o máximo partido desta gastronomia, tente seguir o ritmo dos mexicanos.

Assim, comece por um pequeno-almoço substancial que inclua fruta fresca e ovos, experimente os huevos rancheros, ovos fritos e tortilla coberta com molho de tomate e pimentão-de-caiena, cortado aos quadradinhos (chilli). O almoço é a refeição principal no México, mas pode ser servido a qualquer hora entre as 14 e as 17 horas. O peixe e o marisco são também um dos melhores ao longo da costa deixando os grandes apreciadores, plenamente satisfeitos. Chá, café, tequilas e uma fantástica seleção de sumos naturais ajudam a acompanhar as maravilhosas refeições.

Encontre as melhores oportunidades, compare preços e leia o que outros viajantes escreveram sobre o México no TripAdvisor

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *