Home / Ásia /

O Instagram que lhe mostra tetos de mesquitas no Irão

O Instagram que lhe mostra tetos de mesquitas no Irão

 

Não há dúvidas de que a Internet aproximou o mundo como nunca antes nada tinha conseguido. E parece também não haver dúvidas de que todos os dias, no Instagram, aparecem novos utilizadores preparados para levar pequenos cantinhos do mundo, locais das suas cidades ou que visitam, a todos os que ainda não tiveram uma oportunidade para passar por esses locais. Mesmo que seja apenas um teto.

Sim, leu bem. Um teto. Quem diria que uma conta de Instagram com fotografias de tetos e paredes contaria com mais de 19 mil seguidores? Claro que estes são tetos e paredes são especiais, tal como as fotografias aí publicadas. O utilizador chama-se @m1rasoulifard e publica imagens de mesquitas e edifícios iranianos.

A maior parte das fotografias procura captar pequenos detalhes e padrões intricados das mesquitas iranianas, desde a mesquita de Jāmeh — uma das mais antigas e altas de todo o país — à escola de Chaharbagh, as duas na cidade de Isfahan.

Sendo o Irão o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, é aqui que poderá encontrar algumas das antigas maravilhas arquitectónicas que, mesmo que por vezes contem com fachadas modestas, escondem mosaicos complexos e ornamentações ricamente detalhadas no interior.

Neste caso, o instagrammer @m1rasoulifard  procura destacar os padrões vibrantes que se estendem ao longo dos diâmetros de tetos abobadados e os padrões intrincados de símbolos que abrangem todas as paredes à volta. As fotografias abstratas, com as suas composições cortadas, procuram ainda acentuar as geometrias labirínticas.

DICA: Se você também deseja ter sucesso no Instagram conheça agora a nova versão deste software na review: Como ter um Instagram de sucesso usando o Instamate 2.0

Mesquita de Hazrate-Masomeh em Qom, Irão

Mesquita Sheikh Lotfollah em Esfahan, Irão

Mesquita Jameh  em Esfahan, Irão

 

Escola Chahar-Bagh em Esfahan, Irão

Mesquita Heikh-Lotfollah em Esfahan,Irão

Palácio de Shah Abbas Safavi, Irão

Mesquita Shahe-Cheragh em Shiraz, Irão

Túmulo de Hafez em Shiraz, Irão

Mesquita de Sheikh-Lotfolah em Esfahan, Irão

Palácio Chehel-soton em Esfahan, Irão

 

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *