O 
Porto volta a estar de parabéns! Pela terceira vez, a 
cidade Invicta foi considerada o 
Melhor Destino Europeu. Mais do que o prestígio de receber o prémio, isto significa também que o
 Porto continua a ser a única cidade portuguesa a conquistar o galardão e a primeira cidade da Europa a conquistá-lo por 3 vezes.
A vitória surge na sequência de uma competição renhida com outros 19 destinos que disputaram o voto do público. No total foram contabilizados mais de 138 mil votos para o 
Porto, um novo recorde na história do prémio e quase o triplo dos votos que há um ano deram a vitória à cidade croata de 
Zadar.
“Nunca a escolha de uma cidade foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo”, revela o site, acrescentando que o 
Porto recebeu votos de 174 países. Em países como os Estados Unidos, França, Dinamarca, Coreia do Sul, Irlanda, África do Sul, Inglaterra e Canadá, o 
Porto foi a cidade número um para os votantes, adianta ainda o site de turismo.
Este é um número que atesta o potencial e atratividade da cidade, não só para os portuenses, mas também para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo.
Na verdade, e de acordo com os dados já divulgados pela organização do concurso, o 
Porto seria vencedor mesmo só com os votos registados fora do território nacional. O Porto foi o destino mais votado em 85 países, registando 58% da votação fora de Portugal. Em território nacional, a votação no Porto superou os 89%.
 
O
 Melhor Destino Europeu é atribuído através da votação online no site da 
European Best Destination, uma organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, e que faz uma pré-seleção das cidades a concurso. As votações no site terminaram esta sexta-feira e o vencedor da 8.ª edição foi anunciado às 15h00 pela mesma organização.
Como previsto, o segundo e terceiro lugar foi atribuído, respetivamente, às cidades de 
Milão (Itália) e 
Gdansk (Polónia).
Na quinta-feira, 
Milão e 
Atenas eram as principais adversárias, tendo Milão mantido posição forte o suficiente para alcançar a segunda posição. A surpresa maior foi 
Gdansk a ultrapassar a Atenas para conquistar a terceira posição do pódio.
A conquista deste título assume-se como uma vitória de todos aqueles que demonstraram o máximo empenho e envolvimento no projeto, que uniu a cidade e reforçou o posicionamento do País na questão da atratividade turística do destino.

Nas últimas três semanas, a 
Câmara Municipal mobilizou o voto na cidade, tendo convidando personalidades como o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, o cantor Miguel Guedes ou a atleta Sara Moreira, a explicarem porque era importante votar. Entretanto, nesta quinta-feira, a modelo portuense Sara Sampaio também escreveu um post nas redes sociais a promover a cidade que, só no Facebook, conquistou logo 8,3 mil ‘gostos’.
Para saber mais sobre a 
cidade do Porto leia também os nossos artigos:
Estação de São Bento: que alterações que vêm aí?
É oficial: quem vive no Porto é definitivamente mais feliz
Para terminar este artigo, gostaríamos ainda que recomendar (com a ajuda do TripAdvisor) vários links muito úteis para quem deseja visitar e conhecer a Cidade Invicta. Basta clicar para ver no TripAdvisor todas as informações atualizadas.
 
  
                         
                        
                                 
                                
                                    Eduardo Aranha
                                    “Viajar! Perder países! Ser outro constantemente”: quem o disse foi Fernando Pessoa, mas penso que traduz bem aquilo que sinto sempre que parto à procura de novos lugares. Até hoje já conto com algumas viagens no meu diário de bordo: Londres, Málaga, Barcelona e até mesmo uma pequena excursão de barco até Ceuta. Em Portugal, as aventuras também têm sido interessantes e uma viagem de comboio prova que há muito a descobrir cá dentro. No Mundo de Viagens, espero partilhar um pouco daquilo que vi e conheci ao “perder países”.